Manteiga de Abacate: os muitos benefícios do ativo para a pele

Manteiga de Abacate: os muitos benefícios do ativo para a pele

O abacate ainda tem incrível ação antioxidante, viu?

Não é de hoje que o abacate tem suas propriedades conhecidas. Muita gente fala de sua ação hidratante e fortificadora da barreira cutânea, mas sabia que a manteiga de abacate ainda pode ter ação antioxidante? Pois é, vale a pena conhecer mais!

manteiga de abacate
Crédito: Raw Pixel

O que é manteiga de abacate?

Para começo desse papo, é interessante saber que o abacate vem da árvore Persea gratissima Gaertn, nativa da América. Atualmente, é cultivada em regiões da África, América (México, Estados Unidos, Brasil) e em Israel.

+ Extração de origem animal? Nada disso: conheça mais sobre os ingredientes veganos da Sallve

A polpa dessa fruta é muito rica em lipídios, contém principalmente vitaminas lipossolúveis e aminoácidos. Popularmente, já foi atribuída a fruta capacidade de fortalecer os ossos, prevenir a formação de gases intestinais, além de ser benéfico para resfriados, aliviar a tosse, entre muitos outros.

Das frutas maduras e selecionadas, é obtido o óleo de abacate, que também costuma ser usada em formulações cosméticas. Desse óleo, é obtido, então, o abacate insaponificável, que chamamos de manteiga de abacate.

+ Alimentos que podem ajudar a manter a pele saudável

A parte insaponificável do abacate é composta principalmente por esteróis, substâncias responsáveis ​​pela estabilidade contra a oxidação. Além também de vitaminas A, B, D e E, e pigmentos, onde se destacam uma alta concentração de clorofila e quantidades apreciáveis ​​de carotenóides, sendo o caroteno o mais importante.

manteiga da abacate
Crédito: Pexels

Quais os benefícios para pele?

Uma das propriedades conhecidas da manteiga de abacate é a de manter a hidratação da pele, por conta de sua ação emoliente, prevenindo que sua pele perca água. Mas tem muito mais que isso: lembra que te falamos ali em cima que ele tem vitamina E. Pois é, a manteiga tem uma grande quantidade de tocoferóis, que trazem ação antioxidante poderosa, além de ajudar a fortalecer a barreira de proteção natural da pele.

+ Todos os tipos de pele precisam de hidratação?

A ação antioxidante dos tocoferóis está ligada à sua estrutura química fenólica, que inibe os radicais livres e também reage com o oxigênio para formar tocoquinonas, aumentando seu poder antioxidante por meio de um mecanismo de eliminação do oxigênio. E o que isso significa na prática? Que ajuda no combate ao envelhecimento precoce da pele.

+ Como os produtos da Sallve ajudam a manter a barreira cutânea da sua pele íntegra

O tocoferol ainda age como um bom hidratante e regenerador para a pele, porque protege nossas membranas contra uma ação chamada lipoperoxidação, que nada mais é do que a oxidação de lipídeos presentes na nossa pele causada por um radical livre.

Além dos tocoferóis, a manteiga de abacate é rica em esteróis, mais precisamente um alto percentual de fitoesteróis. Segundo estudos, a melhora de problemas do tecido conjuntivo e de lesões cutâneas são atribuídas a esse componente, que também são conhecidos por serem responsáveis por deixar a pele mais firme, íntegra e hidratada.

+ Pele sensível x pele sensibilizada: tem diferença?

Essa super ação dos fitoesteróis está ligada ao aumento da síntese de colágeno nos fibroblastos, que são as células envolvidas na cicatrização e que ajudam na manutenção da integridade do tecido conjuntivo.

Assim, a manteiga de abacate traz funções preciosas para o combate ao envelhecimento precoce, tem ação antioxidantes, anti-inflamatória, além de ajudar a reduzir eritemas e a descamação. Um sucesso absoluto!

hidratante antiatrito

Aqui na Sallve, a manteiga de abacate aparece na fórmula do Hidratante Antiatrito: um creme corporal diário para prevenção e tratamento de assaduras. Sua poderosa ação hidratante diminui a fricção entre as pernas, dobras de pele, a roupa e a pele, garantindo mais conforto e movimento no seu dia a dia. Com textura superleve que não mancha a roupa, ele age nas regiões já sensibilizadas, acalmando e auxiliando no processo de recuperação da pele.

Sua fórmula, que conta ainda com niacinamida e alantoína, previne a formação de assaduras, acalma e recupera a pele já sensibilizada, auxilia na uniformização de tom e textura da região, não deixa a região esbranquiçada ou pegajosa, oferece hidratação corporal prolongada e facilita o deslize dos seus movimentos.

E aí: que tal inserir o Hidratante Antiatrito na sua jornada da pele?

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista, é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele!

Voltar para o blog