Ácido málico: conheça melhor esse alfa-hidroxiácido

Ácido málico: conheça melhor esse alfa-hidroxiácido

Conheça todos os benefícios do ácido málico, esse AHA que melhora a renovação celular da sua pele enquanto hidrata e regula o pH.

Você lembra quando falamos sobre AHAs aqui no blog - aquele grupo de ácidos derivados, principalmente, de plantas e frutas, que estão presentes em uma variedade de produtos para a pele? Pois bem, chegou o dia da gente se aprofundar em alguns deles! Desta vez, vamos falar sobre o ácido málico.

ácido málico
Estudio Bloom/ Unsplash

Esse ativo, que pertence ao grupo dos ácidos carboxílicos, é conhecido por vir diretamente da maçã – ele foi isolado pela primeira vez no suco da fruta em 1785, por Carl Wilhelm Scheele -, mas também pode estar presente em outras variedades, como a pera, por exemplo.

Além disso, ele também é produzido naturalmente pelo nosso corpo, derivado de fontes alimentares e sintetizado através do ciclo do ácido cítrico ou ciclo de Krebs, que ocorre na mitocôndria. É super importante para a produção de energia no corpo e ajuda você a se movimentar bem, sabia?

Esfoliante, umectante e ajuda no pH

O ácido málico é um excelente aliado quando o assunto é cuidado com a pele. Sim, ele está (ou deveria estar!) na sua rotina de skincare. Assim como todos os AHAs, este ativo age diminuindo a coesão entre as células superficiais da pele, promovendo a renovação celular.

É um esfoliante químico, ou seja, sem grânulos. Como sua molécula é maior que os outros AHAs, isso diminui sua penetração na pele. Isso auxilia com que ele seja mais suave, bom para prevenção de cravos e espinhas, ajudando a deixar a pele iluminada e viçosa. Além disso, o ácido málico é um umectante, capaz de reter umidade e manter a sua pele hidratada.

Nos cosméticos, muitas vezes ele também é usado devido às suas propriedades de equilíbrio de pH. E por quê? Quando os níveis de pH da pele estão em desequilíbrio, a barreira cutânea fica desestabilizada e, consequentemente, mais frágil, deixando sua cútis mais seca, propensa a irritações e erupções. Diferente de outros AHAs, ele tem uma excelente capacidade de manter o pH equilibrado por mais tempo, por apresentar um comportamento de tampão.

ácido málico

Na Sallve, o ácido málico está presente na fórmula do nosso Tônico Renovador, que tem 3 AHAs em sua fórmula: além do lático, há ainda os ácidos glicólico e lático, para limpar e esfoliar a pele sem ressecar, além de hidratar controlando a oleosidade, minimizar poros e uniformizar a textura suavizando cicatrizes de acne e linhas finas

Com os Extratos de AlcaçuzHamamélis e Physalis, ele também é adstringente, uniformiza o tom, acalma e deixa a pele luminosa, além de ajudar a manter o pH da sua pele equilibrado. Que tal inseri-lo na sua rotina de skincare?

Hidratante Renovador Corporal

Um hidratante corporal que promove uma renovação incrível na pele, uniformizando tom e textura, além de reduzir e prevenir pelos encravados.

Na fórmula, uma combinação de alfa hidroxiácidos (AHAs) 10%  - ácidos glicólico 6%, málico 2% e lático 2% -, aliados ao extrato de physalis,  o que possibilita esfoliar suavemente sem ressecar, uniformizar o tom da pele (incluindo axilas e virilha) e suavizar áreas rugosas/ásperas.

Em textura gel-creme, tem rápida absorção e deixa pele macia, radiante e viçosa. 

Atenção: não indicamos o uso combinado com outros ácidos ou com outros ativos que promovam a renovação intensa da pele. Também indicamos não aplicar imediatamente antes ou logo após a depilação, inclusive com lâmina, espere alguns dias para que a pele se recupere e só então retome o uso.

E aí, que tal incluir na sua rotina de cuidados?

Vale lembrar! Consultar um dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;)

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog