Extrato de hamamélis: conheça melhor esse adstringente

Extrato de hamamélis: conheça melhor esse adstringente

O hamamélis é conhecido também por suas propriedades antissépticas, sabia?

A Hamamélis é uma planta muito conhecida do mundo cosmético. Você já deve ter visto esse nome em diversos produtos por aí. Não por menos: seu sucesso tem uma razão de ser, é claro. Ele é um ingrediente estrela, principalmente quando falamos de tônicos.

Crédito: Raw Pixels

Inclusive, há uma história curiosa sobre o assunto. Em 1847, um médico de Massachusetts, Henry Thayer, ficou famoso! Ele abriu uma loja que tinha uma linha de xaropes, infusões e cataplasmas à base de extratos de ervas. Entre os variados produtos, que tinham diversas funções, estava o Extrato de Hamamélis, listado como "tônico, adstringente e sedativo".

O sucesso foi absoluto e a Hamamélis virou o principal ingrediente da Thayer's! Aliás, a marca norte-americana existe até hoje e tem a planta em todos os seus produtos da linha atual. Diferente, né?

O que é Hamamélis?

Tem tanta coisa boa para falar sobre esse assunto! E resolvemos te contar um pouquinho mais sobre esse ingrediente tão cobiçado no mundo dos cosméticos e dermocosméticos.

Esse arbusto florido cresce selvagem em boa parte da América do Norte e também da Ásia. Suas folhas e casca podem ser processadas para criar um extrato, amplamente utilizado por aí.

Para que serve?

Como muitas plantas, a Hamamélis é fonte de vários antioxidantes, ativos que combatem a ação dos radicais livres, que culminam no envelhecimento precoce da nossa pele. Dentre eles, há os taninos, polifenóis de origem vegetal.

Na Hamamélis, assim como em várias outras plantas, os taninos funcionam como um mecanismo de defesa contra insetos e pragas, por exemplo. Dão um sabor amargo, causando uma sensação de adstringência.

Crédito: Laura Ockel/ Unsplash

Bom, acho que você imagina como esse ingrediente pode ajudar sua pele, não é mesmo? Sim, nos cosméticos, a Hamamélis pode ser um excelente adstringente. Esses taninos têm um efeito secante. E é por isso que o ingrediente é amigo das peles oleosas e acneicas.

Além disso, a Hamamélis também é conhecida por ter potentes compostos anti-inflamatórios, como o ácido gálico e também os taninos, que já te contamos ali em cima. Assim, ajuda a prevenir e reduzir inflamações, além de acalmar a pele.

extrato de hamamélis

Na Sallve, o extrato de alcaçuz aparece na fórmula do Tônico Renovador. Com 7% AHA (os ácidos glicólico, lático e málico), ele limpa e esfolia a pele sem ressecar, controlando a oleosidade, minimizando poros e uniformizando a textura da pele, suavizando cicatrizes de acne e linhas finas. E com os Extratos de Alcaçuz, hamamélis e Physalis, ele também é adstringente, uniformiza o tom, acalma e deixa a pele luminosa. Que tal inserí-lo na sua rotina?

Vale lembrar! Consultar um dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! 😉

Estudos e artigos usados para esse texto

Antioxidant and potential anti-inflammatory activity of extracts and formulations of white tea, rose, and witch hazel

Safety Assessment of Hamamelis virginiana (Witch Hazel)-Derived Ingredients as Used in Cosmetics

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog