Pele oleosa precisa ser hidratada sim!

Quem tem pele oleosa morre de medo de hidratante, né? Mas pele oleosa não é sinal de pele hidratada. Aqui você aprende a cuidar da sua pele oleosa e mantê-la hidratada sem susto (leia-se espinhas!!!!).

Foto: Omar Lopez/ Unsplash

Existe um conceito mais confuso na nossa cabeça do que pele oleosa desidratada? Se você já tomou sua pele oleosa por pele super hidratada, saiba que não está sozinho. Nós dessa turma invariavelmente chegamos neste momento de luz divina em que nos tocamos que uma coisa não é sinônimo da outra. E geralmente isso acontece quando erramos a mão na hora de controlar a oleosidade e acabamos com sinais claros de ressecamento (sabe aquela sensação de repuxadando, ou até descamando?).

Como saber quando a pele oleosa está desidratada?

Só que pele oleosa, quando está desidratada, nem sempre dá esses sinais tão claros e extremos. "Pele desidratada é uma pele sem viço, que é aquele brilho de pele saudável. Você vê que a pele está íntegra, que tem um tônus bom. Geralmente na pele oleosa pode ser mais difícil de ver, mas este é o sinal que mais denota uma pele desidratada", explica a dermatologista Dra. Camila Rosa. Outro sinal de pele oleosa desidratada que pode até te confundir? Excesso de oleosidade!

A importância do hidratante certo

Mas e o medo de passar um hidratante e surgir aquelas espinhas? Para a Dra. Camila, esse receio que tanto acomete quem tem pele oleosa tem sua origem em deslizes como escolher o produto errado. "As pessoas acabam usando um hidratante para quem tem pele seca, mas hidratantes para pele oleosa são específicos e não vão piorar a oleosidade. Quando se escolhe o produto errado você vai acabar tendo mesmo espinhas, aumento dos poros e daí por diante", alerta Dra. Camila, desmistificando ainda a crença de que poros dilatados também podem ser sintoma de pele desidratada. "Na verdade eles denotam excesso de oleosidade, ou então são mesmo uma característica da própria pele - quando a pessoa tem as glândulas sebáceas maiores.

A importância da hidratação

Com isso em mente, é importante sempre lembrar que hidratação da pele não é só aparência - é questão de saúde que vai bem além do que muitos imaginam. "O hidratante serve para recuperar a barreira cutânea, para deixar uma pele controlada, com todos os seus fatores de hidratação e proteção equilibrados - afinal de contas, nossa pele é uma barreira entre o interno e o externo do nosso organismo, então tudo tem que estar equilibrado. E o hidratante é peça chave para isso", ensina Dra. Camila, que ressalta: Tem que hidratar todos os dias sim!

 

Tônico x água micelar

Se você tem pele oleosa, já deve ter ouvido aquela indicação de usar a água micelar ao invés do tônico para complementar a limpeza diária da sua pele. E nesse caso, aposto como você já deu boas risadas: "Mas a água micelar não limpa minha pele, ela continua oleosa depois que passo*!" - no caso, eu mesma sou a pessoa por trás dessa declaração.

Mas sabe que a água micelar pode ser uma boa aliada para a pele oleosa também? Além de existir no mercado a água micelar específica para peles oleosas, ela pode ser ótima para alternar com seu tônico, especialmente se você estiver sentindo sua pele desidratada.

(*Um PS: quem tem pele oleosa tem mania de só achar que a pele está limpa quando sente ela beeem seca, né? Pois a Dra. Camila esclarece: uma coisa não é consequência da outra, ok?)

Outras formas de hidratar sua pele

Sim, você já sabe, mas não custa reforçar: beba bastante água. Ter um spray de água termal e usá-lo com frequência também ajuda bastante, segundo a dermatologista.

Além disso, há ativos que são excelentes aliados para uma pele bem hidratada (e, por consequência, saudável), como o ácido hialurônico e a vitamina C.

A Dra. Camila deixa mais uma explicação importante sobre a hidratação da pele oleosa: ela não precisa estar apenas concentrada em um potinho de creme (ou gel) hidratante. Você pode contribuir para a hidratação da sua pele usando limpador facial, tônico (cuidado com o álcool!), sérum e máscara com ativos hidratantes, equilibrando assim todo o processo de forma mais harmônica.

Em resumo?

Não tenha medo do hidratante, sua pele oleosa pode sim estar desidratada. Por isso olho nela, nos rótulos de tudo o que você passa e em como você insere cada novo cosmético em sua rotina!

Por sinal, você já conhece o nosso Antioxidante Hidratante com nano vitamina C a 10% + ácido hialurônico? Só vem!

vamos conversar?