Conheça melhor o Óleo de Macadâmia

Esse ingrediente tem alto potencial hidratante e antioxidante

Um ingrediente que é excelente para deixar nossa pele saudável e macia: olá, óleo de macadâmia! Muita gente até conhece suas propriedades no tratamento dos cabelos (aumentando brilho e maciez), mas saiba que seus resultados na pele não deixam nada a desejar.

Phillip Larking / Unsplash

A macadâmia é nativa da Austrália e existem cerca de dez espécies diferentes, sendo que apenas duas ganharam notoriedade por conta da produção de alimentos e também do seu óleo. São elas a M. tetraphylla (com casca áspera) e M. integrifolia (com casca lisa).

Os povos aborígines da Austrália já comiam macadâmia em grandes quantidades, devido as suas propriedades nutricionais. Nos anos 2000, estudos contaram que ela ajudava a baixar o colesterol LDL, o que popularizou mais seu consumo, ainda que seja um alimento mais caro.

Mas vamos ao que interessa aos amantes de skincare! A semente de macadâmia é rica em óleo, tendo até 80% de seu peso. Os frutos utilizados na produção são comprimidos e prensados a frio. O resultado? Um óleo claro e sem cheiro, muito usado em formulações de cosméticos, podendo ser um excelente substituto a óleos minerais sintéticos.

Rodion Kutsaev / Unsplash

O óleo tem em sua composição química ácido oléico (ômega 9) e um isômero do ácido palmitoleico (ômega 7), que acaba por “imitar” os principais ácidos graxos presentes na barreira lipídica da nossa pele. Assim, há uma compatibilidade muito alta do óleo de macadâmia com o sebo presente nela. 

Com isso, o óleo de macadâmia apresenta altas propriedades antioxidantes, combatendo a ação dos radicais livres e ajudando a evitar o envelhecimento precoce da pele; e hidratantes, deixando a pele nutrida e mais macia. Perfeito para a pele após um dia inteiro de maquiagem, né?

Não se esqueça...consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;)

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading