Muitas vezes mantemos velhos hábitos que sabemos que não nos fazem bem, mas os repetimos, repetimos e repetimos. Que tal pensarmos se não é hora de beber mais água, proteger a pele ou cuidar mais da pele para que ela não sinta tanto o efeito da poluição? Aqui, você confere 13 hábitos que podem acelerar o envelhecimento da pele:
1- Beber pouca água
Quando mantemos um consumo diário de pouca água, podemos sentir vários sintomas, e um desses é a pele desidratada. Isso, por consequência, acelera o envelhecimento da pele.
A SBD - Sociedade Brasileira de Dermatologia - indica que "uma boa hidratação deve ser feita por dentro e por fora. Por isso, além do uso de dermocosméticos específicos [para cada tipo de pele], recomenda-se a ingestão diária de, no mínimo, dois litros de água". Tem dificuldade em se organizar e beber a quantidade recomendada? Aqui você encontra várias ideias para garantir o consumo de água.
2- Tabagismo
Sabe o viço que a gente fala por aqui que tanto ama? Pois o cigarro não é amigo dessa pele com aspecto saudável, porque a cada tragada a concentração de oxigênio no sangue diminui, deixando a pele opaca.
O tabagismo causa a liberação de radicais livres e assim acelera a perda de colágeno - ou seja, compromete a proteína fundamental para a estrutura, elasticidade e firmeza da pele. Um drama, não é? Não para por aqui: por conta da nicotina, a pele fica com tom amarelado e podem aparecer manchas.
3- Protetor solar
O protetor solar é daqueles grandes amigos que deveríamos ter sempre por perto, faça chuva ou faça sol - e não apenas na beira da piscina ou na areia do mar. A falta de proteção e o excesso de exposição solar são os principais responsáveis pelo fotoenvelhecimento com manchas, rugas, flacidez, pele áspera e até mesmo câncer de pele.
O protetor solar é um cuidado que pode nos acompanhar em todas as quatro estações. Ele deve ser usado todos os dias, inclusive nos dias nublados, afinal, mesmo com a luminosidade reduzida, nós estamos expostos aos raios UVA e UVB, sabia? Aprenda a escolher o FPS do protetor.
4- Poluição
“Essas substâncias que ficam no ar em grandes cidades – monóxido de carbono, sílica, fuligem etc. - acabam acumulando na pele. Elas vão obstruir os poros e dificultar que as células de defesa atuem da melhor forma, sofrendo um processo de regulação um pouco descontrolado. Há um aumento na ‘fabricação’ de radicais livres, devido à presença desses poluentes. A pele pode ficar com um quadro inflamatório maior”, explica a Dra. Fernanda Junqueira, dermatologista no nosso texto Como a poluição pode prejudicar a sua pele? "Sinais, poros dilatados, enfim, até mesmo manchas em alguns quadros clínicos”, são os efeitos, aponta a médica. A forma de evitar esses efeitos é, em primeiro lugar, higienizar bem a pele - alô Limpador Facial. E em seguida, prevenir e antioxidar - oi, Antioxidante Hidratante.
5- Luz azul
Também é preciso proteger a pele da luz visível, que é a iluminação emitida por lâmpadas e pela tela do computador ou celular", esclarece o Dr. Alberto Cordeiro, dermatologista. Ela pode agravar problemas, como o melasma, promovendo uma pigmentação mais difícil de tratar, e é uma das maiores responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, aumentando a produção de radicais livres. O que fazer para cuidar da pele? Limpar (oi, Limpador Facial), hidratar e antioxidar (olá, Antioxidante Hidratante) e proteger com filtro solar.

6- Sedentarismo
A prática de exercícios físicos regularmente se reflete positivamente em todo o nosso organismo, inclusive na nossa pele. Melhora a circulação sanguínea na pele e combate a flacidez entre tantos outros benefícios. Quer dicas para não ficar parado? Temos aqui.
7- Estresse
Estresse e acne tem tudo a ver, sabia? Durante um momento de ansiedade ou estresse, há um aumento na liberação dos hormônios, adrenalina, insulina e cortisol, fazendo com que a produção das glândulas sebáceas aumente, piorando e contribuindo para o aparecimento de pústulas. Quer saber mais? Relembre o nosso Guia da acne: o que é, como prevenir e quando procurar um médico.
8- Tomar banho quentíssimo
Quem segue o blog da Sallve já aprendeu que a água quente não é amiga da nossa pele e que afeta a barreira cutânea e deixa a pele desidratada. "Com essa desidratação, a pele entende que precisa produzir ainda mais óleo (o temido efeito rebote), o que pode causar uma dilatação nos poros", explicou a dermatologista Dra. Camila Rosa no nosso texto sobre a água quente. Ela explicou ainda que "dermatites pioram muito com água quente". Então, vamos regular o banho morno, combinado?
9- Dormir mal
Há um motivo se existe a expressão "sono da beleza" e ela não é por acaso, viu? Pra começo de conversa: uma noite em branco resulta em olheiras e na falta de viço (a cafeína presente no nosso Antioxidante Hidratante é uma maravilha para desinchar a área, sabia?) O sono é essencial para a produção de hormônios como a melatonina, que tem efeitos calmantes. Assim como o nosso sono / vigília, as células epidérmicas também funcionam em um ritmo circadiano. Dessa forma, se você dorme pouco, todo o processo de reparo vai por água abaixo. Curiosidade: você sabia que a humanidade nunca dormiu tão pouco?
10- Excesso de álcool
A gente já conversou aqui: conhecer os efeitos do álcool na pele é essencial para saber como evitar que sejam permanentes. Para se ter ideia do estrago: para metabolizar uma molécula de álcool, seu organismo precisa lançar mão de nove moléculas de água. Quando não há moléculas de água suficientes no corpo, o organismo passa a retira-las da pele. Tem ainda o efeito inflamatório: sabe aquela cara de ressaca? É disso que estamos falando, somado à acentuação da acne e para quem rosácea, a vermelhidão aumenta.
11- Alimentação desequilibrada
Uma alimentação equilibrada, com pelo menos cinco porções de frutas ou verduras ao dia (indicação da OMS), é um dos passos essenciais para um organismo saudável e também para evitar o envelhecimento da pele de forma precoce.
A dermatologista consultora da Sallve, Dra Liliana Bechelli Torloni, explicou no nosso texto Quais alimentos podem ajudar a manter a pele saudável que “podemos considerar os macronutrientes (carboidratos, gorduras e proteínas) como elementos de fundamental relevância para nossa saúde e, consequentemente, para a pele, se consumidos de maneira equilibrada, dando preferência aos mais saudáveis. E estudos têm demonstrado a importância de determinados micronutrientes (minerais e as vitaminas) na manutenção da integridade e capacidade de reparação da pele”. Relembre o nosso post e confira onde encontrar elementos que podem ajudar a deixar a pele mais saudável.
12- Dietas drásticas
Sabe aquela velha história do efeito sanfona? As dietas drásticas, aquelas fortíssimas que fazem perder muitos quilos num intervalo de tempo muito pequeno? Essa é uma fórmula que acelera o envelhecimento da pele. Os sinais que vemos na pele são a flacidez, tez sem elasticidade e com linhas.
13- Não seguir a rotina de skincare
A gente começou esse assunto falando sobre a água, sobre a importância de beber a quantidade recomendada para ter uma pele hidratada de dentro para fora para evitar a aceleração do envelhecimento da pele. E fechamos esse assunto com outro lado dessa moeda: a hidratação que se completa de fora para dentro, ou seja, com um dermocosmético.
Quando a Luiza Brasil passou por aqui, nos ensinou um bom tanto sobre autoestima e autocuidado. E lançou um desafio, o de que você responda: quando você começou a amar a tua pele?
Afinal, quando nos amamos nos cuidamos e isso significa também um rosto bem higienizado, hidratado e protegido.
Pronto para começar uma rotina? A família Sallve foi pensada para todos os tipos de pele e idades: Limpador Facial, Antioxidante Hidratante e Hidratante Firmador.