envelhecimento precoce

12 hábitos que aceleram o envelhecimento da pele

Elencamos 13 hábitos que podem contribuir para o envelhecimento da pele. Vamos conversar? Pode ser um bom momento para revermos alguns nossos costumes.

Quando se fala em envelhecimento da pele, é comum pensar imediatamente no passar do tempo. Sim, é verdade mesmo: com o passar dos anos, nossa pele vai mudando. A produção de colágeno e elastina vai diminuindo, a renovação celular vai ficando mais lenta, e com isso vamos sentindo nossa pele ficando mais seca, flácida e sem viço. Ao mesmo tempo, sinais vão começando a aparecer, como linhas, rugas, manchas, e daí por diante. Tudo isso faz parte de um processo natural do nosso corpo.

Esse, porém, é apenas um fator que contribui para o envelhecimento da nossa pele: é o envelhecimento intrínseco, que acontece graças ao desgaste das células do nosso corpo. Mas sabia que há fatores externos que contribuem para que esse processo aconteça de forma acelerada? É o envelhecimento extrínseco, que tem como causas uma série de hábitos bem comuns do nosso dia a dia: pense em exposição solar, poluição e até dormir pouco. Conhecendo um pouco sobre como cada um desses hábitos acelera o envelhecimento da pele, fica mais fácil cuidar dela. Não é nada difícil, viu?

Beber pouca água

Beber pouca água afeta diretamente a nossa pele. O baixo consumo diário de água resulta em um corpo desidratado, e por sua vez, uma pele desidratada também. Isso, por consequência, acelera o envelhecimento da pele, visto que uma pele seca perde seu viço e está muito mais propensa a desenvolver rugas prematuramente. Não só isso, a falta de água na pele afeta diretamente sua sustentação e a consistência das fibras de colágeno.

A SBD - Sociedade Brasileira de Dermatologia - indica que "uma boa hidratação deve ser feita por dentro e por fora", aconselhando o consumo de, no mínimo, dois litros de água por dia.

+ O que a água faz pela nossa pele?

envelhecimento precoce

Fumar também envelhece a pele

Sabe aquela pele viçosa que você tanto cultiva? Pois o cigarro não é amigo dessa pele com aspecto saudável: a cada tragada, a concentração de oxigênio no sangue diminui, deixando a pele opaca.

O tabagismo também aumenta a liberação de radicais livres no nosso organismo. Radicais livres, como a gente já explicou por aqui, atacam diretamente as fibras de colágeno e elastina - ou seja, fumar compromete a proteína fundamental para a estrutura, elasticidade e firmeza da pele. Não para por aqui: por conta da nicotina, a pele fica com tom amarelado e pode ficar manchada.

+ O que são radicais livres e como antioxidantes ajudam a combatê-los

Exposição solar sem proteção

Sim, o sol também ajuda a envelhecer a pele de forma prematura. É que a radiação UV também promove o aumento da produção de radicais livres. Não só isso: a radiação UV também resseca a pele, e pele ressecada é uma pele mais propensa ao aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Por isso que tanto dizem: o protetor solar é o melhor cosmético para prevenir o envelhecimento precoce da sua pele, além de ser fundamental para se prevenir contra o câncer de pele. Ele deve ser usado diariamente, e reaplicado a cada duas horas (ou menos, caso você sue muito), não pode ser esquecido nem dentro de casa e sim, deve ser usado até no inverno.

+ Como passar protetor solar corretamente e reaplicar durante o dia

Poluição

Até a poluição tem papel no envelhecimento precoce da pele: “Essas substâncias que ficam no ar em grandes cidades – monóxido de carbono, sílica, fuligem etc. - acabam acumulando na pele. Elas vão obstruir os poros e dificultar que as células de defesa atuem da melhor forma, sofrendo um processo de regulação um pouco descontrolado. Há também um aumento na ‘fabricação’ de radicais livres, devido à presença desses poluentes. A pele pode ficar com um quadro inflamatório maior”, explica a dermatologista Dra. Fernanda Junqueira. "Sinais, poros dilatados, enfim, até mesmo manchas em alguns quadros clínicos”, continua.

+ Como a poluição pode prejudicar sua pele

Luz azul

"Também é preciso proteger a pele da luz visível, que é a iluminação emitida por lâmpadas e pela tela do computador ou celular", esclarece o Dr. Alberto Cordeiro, dermatologista. Ela pode agravar problemas, como o melasma, promovendo uma pigmentação mais difícil de tratar, e é uma das maiores responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, aumentando a produção de radicais livres.

Sedentarismo

A prática de exercícios físicos regularmente se reflete positivamente em todo o nosso organismo, inclusive na nossa pele, melhorando a circulação sanguínea e combatendo a flacidez, entre tantos outros benefícios.

Estresse

Quando se fala em efeitos do estresse na pele, a acne não é o único deles: durante um momento de ansiedade ou estresse, há um aumento na liberação dos hormônios adrenalina, insulina e cortisol, que, liberados com frequência, causam inflamação e redução da produção de colágeno. Ah, e se você se pegou pensando se os músculos tensos da face também se encaixam aqui: sim! Eles aprofundam rugas e aceleram seu aparecimento.

+ Pele cansada: 5 efeitos do cansaço na sua pele e como amenizá-los

Tomar banho quente demais

Quem segue o blog da Sallve já aprendeu que a água quente afeta a barreira cutânea e deixa a pele desidratada - e, como já aprendemos aqui, pele desidrata está mais suscetível ao envelhecimento precoce.

Ah, e tem mais: "Com essa desidratação, a pele entende que precisa produzir ainda mais óleo (o temido efeito rebote), o que pode causar uma dilatação nos poros", explicou a dermatologista Dra. Camila Rosa no nosso texto sobre a água quente. Ela explicou ainda que "dermatites pioram muito com água quente".

Ah, mas não posso mais tomar um banho quente? Claro que pode, mas dê preferência por uma temperatura mais morna e não pelando. Além disso, tomou banho quente? Capriche na hidratação depois.

Dormir mal

Você já deve ter ouvido falar por aí no sono da beleza. E ó, não e mito: "Durante o sono, nossa pele entra em vários processos de regeneração - ela faz várias trocas de detox mesmo!", explica a dermatologista Dra. Monalisa Nunes. "É nesse período também que os hormônios de crescimento liberados pelo nosso organismo fazem com que a pele se renove com mais facilidade. E durante o sono, também, nossa pele produz mais colágeno", ela segue listando.

Então quer dizer que a nossa pele só faz renovação celular dormindo? Não! "A nossa pele faz renovação celular o tempo todo, é um ciclo contínuo. O que acontece é que durante o sono ele se intensifica", responde a dermatologista consultora da Sallve, citando aqui o tão famoso sono da beleza: ele é, de fato, literalmente, renovador.

Vale lembrar que a renovação celular é o processo de troca de células mortas por células novas pela nossa pele. Quanto mais afiado for esse processo, mais viçosa sua pele vai ser.

+ Como a nossa pele sabe que a gente tá dormindo?

Excesso de álcool

A gente já conversou aqui: conhecer os efeitos do álcool na pele é essencial para saber como evitar que sejam permanentes. Você já deve ter entendido, por essa listinha, que manter a pele hidratada é essencial para que evitar seu envelhecimento precoce, certo?

Pois então: para metabolizar uma molécula de álcool, seu organismo precisa lançar mão de nove moléculas de água. Quando não há moléculas de água suficientes no corpo, o organismo passa a retira-las da pele. Tem ainda o efeito inflamatório: sabe aquela cara de ressaca? Ela é efeito desse processo também.

Alimentação desequilibrada

Uma alimentação equilibrada, com pelo menos cinco porções de frutas ou verduras ao dia (indicação da OMS), é um dos passos essenciais para um organismo saudável e também para evitar o envelhecimento da pele de forma precoce.

Segundo a dermatologista consultora da Sallve, Dra Liliana Bechelli Torloni, nós podemos considerar os macronutrientes (carboidratos, gorduras e proteínas) como elementos de fundamental relevância para nossa saúde e, consequentemente, para a pele, se consumidos de maneira equilibrada, dando preferência aos mais saudáveis: "E estudos têm demonstrado a importância de determinados micronutrientes (minerais e as vitaminas) na manutenção da integridade e capacidade de reparação da pele”.

+ Alimentos que podem ajudar a manter a pele saudável

Quer mais benefícios de uma alimentação balanceada? Ela pode ajudar a combater a ação dos radicais livres, que aceleram o envelhecimento precoce da pele.

Não seguir uma rotina de cuidados com a pele

Manter uma rotina consistente é essencial para manter sua pele saudável. E ela não precisa ser enorme, com vários produtos: limpar, hidratar e proteger são as 3 etapas essenciais de qualquer rotina de skincare, e devem estar sempre em dia.

Para incluir a prevenção ao envelhecimento precoce nessa jornada, opte por antioxidantes, que neutralizam a ação dos radicais livres. Aqui na Sallve, você tem três fórmulas antioxidantes para o rosto:

Antioxidante Hidratante é um sérum-gel multifuncional feito para cuidar da área dos olhos, rosto e pescoço. O Antioxidante Hidratante combina a hidratação do Ácido Hialurônico a seis antioxidantes preciosos: Nano Vitamina C a 10%, Vitamina EResveratrolNiacinamidaCafeína e agora a carnosina. E, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

O Antioxidante Hidratante hidrata controlando a oleosidade, minimiza poros dilatados e auxilia na redução de cravos, previne e reduz a aparência de linhas finas e sinais do tempo, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e olheiras de cansaço, devolve o viço da pele, protege a degradação do colágeno, aumentando sua síntese, e auxilia na reparação de danos causados pela luz azul

Já o Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB reúne tratamento, hidratação e proteção UVA/UVB. Desenvolvido para o rosto, região dos olhos e pescoço, o Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB combina o ácido hialurônico a seis antioxidantes preciosos - a nano Vitamina C a 10%vitamina Eresveratrolniacinamidacafeína e carnosina - e, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

óleo antioxidante facial

Se você busca uma hidratação ainda mais profunda, pode optar pelo Óleo Antioxidante: um óleo leve de tratamento poderoso, que deixa um acabamento macio e confortável sobre a pele. Sua fórmula com astaxantina (pela primeira vez em um cosmético no Brasil), vitamina cquercetinaphytoesqualano e óleo de semente de uva forma uma poderosa combinação antioxidante que hidrata, previne e trata os sinais do tempo, uniformiza tom e textura e melhora a elasticidade, além deixar a pele radiante e viçosa.

Usado à noite, seu tratamento e hidratação são potencializados por conta de todo o processo de renovação celular que se intensifica quando você dorme. Já se você preferir usar durante o dia, ele vai potencializar o efeito do protetor solar.

+ Conheça a linha de produtos antioxidantes da Sallve

Sérum Antissinais

Sérum Antissinais é um sérum hidratante com retinol puro a 0,3% para tratamento noturno, que promove uma potente renovação celular. aliado a ativos poderosos como peptídeo de cobre e niacinamida, aumenta a síntese de colágeno, diminui a profundidade de rugas e linhas finas, minimiza a aparência de poros dilatados, uniformiza tom e textura, suaviza marcas, além de promover melhora da firmeza e da elasticidade da pele. a fórmula ainda conta com ácido hialurônico, que promove hidratação à pele. 

Voltar para o blog