Ácido Lático: o que é e como funciona esse poderoso ativo para a pele

Ácido Lático: o que é e como funciona esse poderoso ativo para a pele

Presente naturalmente no nosso corpo, ele é um aliado da rotina de skincare

Se você nunca ouviu falar no ácido lático, chegou o seu momento! Esse ativo faz parte do grupo dos AHAs, abreviação de alfa-hidroxiácidos. Já até te contamos por aqui que eles são conhecidos primeiramente por serem esfoliantes químicos – nada de grânulos! -, e agem diminuindo a adesão entre as células superficiais da pele, promovendo a renovação celular

ácido lático

Dentro desse grupo, estão outros nomes, como ácido glicólico e o ácido málico, por exemplo. Apesar de serem semelhantes na ação, nem todos os alfa-hidroxiácidos têm o mesmo poder esfoliante, já que eles podem ter pesos moleculares distintos, o que significa que podem permear mais ou menos a nossa pele.

De onde vem o ácido lático?

Como você pode imaginar pelo nome, o ácido lático vem originalmente do açúcar do leite (lactose), mas com a biotecnologia ele pode ser obtido de outras fontes, como a fermentação de uvas (glicose), açúcar de cana (sacarose) e amido.

+ AHAs e BHAs: a combinação que é um sucesso para pele acneica

Ah, ele também é um subproduto produzido naturalmente pelo nosso corpo durante a prática de exercícios físicos, sendo essencial na geração de energia para o organismo! E ainda tem uma curiosidade: caso a malhação esteja excessiva ou desregulada, por exemplo, o ácido lático pode se acumular nos músculos e causar cansaço e fortes dores. Mas vamos ao que interessa!

ácido lático

O uso do ácido lático em cosméticos

Como te contamos ali em cima, os AHAs são feras na função de esfoliar a pele e promover a renovação celular, o que é excelente para a saúde da sua pele. Quando falamos do ácido lático, saiba que ele tem peso molecular intermediário, o que significa que não penetra tão profundamente nas camadas da pele.

+ AHAs x LHA x retinol biomimético: o trio poderoso da Máscara Super Renovadora

Mesmo assim, ele preserva as características de outros AHAs, como ajudar na limpeza dos poros e remover suavemente a pele morta, sem irritar. É suave mesmo, amigo da pele mista e sensível.

Uma grande curiosidade e talvez um de seus maiores benefícios, na verdade, tem tudo a ver com hidratação. O ácido lático é parte do Fator Natural de Hidratação (NMF) da nossa pele, grupo de moléculas umectantes primordiais para a retenção de água na pele.

+ Alfa-hidroxiácidos: como começar a usar na sua pele

Além disso, o ácido lático estimula a produção de ceramidas, que são a base para manter a barreira cutânea restaurada, ajudando que ela fique cada vez mais forte e saudável.

Na Sallve, o ácido lático está presente na fórmula do nosso Tônico Renovador, que tem 3 AHAs em sua fórmula: além do lático, há ainda os ácidos glicólico e málico, para limpar e esfoliar a pele sem ressecar, além de hidratar controlando a oleosidade, minimizar poros e uniformizar a textura suavizando cicatrizes de acne e linhas finas. 

Com os Extratos de Alcaçuz, Hamamélis e Physalis, ele também é adstringente, uniformiza o tom, acalma e deixa a pele luminosa, além de ajudar a manter o pH da sua pele equilibrado.

+ Tônico Renovador: adstringência sem ressecar

Ele também aparece na fórmula da nossa Máscara Super Renovadora, que combina 6% Ácido Lático, 4% Ácido Glicólico, LHA e Retinol Biomimético para promover uma esfoliação química potente. Depois de, no máximo, 15 minutos de ação, vem o resultado: uma pele mais luminosa, com textura mais uniforme e aparência de poros reduzida. o creme oferece um sensorial gostoso e macio e contém Alfa Bisabolol para reduzir a irritação que os ácidos podem causar na pele.

Muito importante: não combine as duas fórmulas no mesmo dia, tá? Assim você evita um quadro de irritação da pele.

Esfoliante Hidratante Corporal

O Esfoliante Hidratante Corporal leva a sensação de pele macia, lisa e hidratada do Esfoliante Enzimático para a pele do corpo. Ele combina esfoliação química e física. Na fórmula, ácido lático (AHA) e partículas vegetais biodegradáveis. Assim, promove a renovação celular, uniformiza o tom e textura da pele e desobstrui poros, contribuindo para prevenir o surgimento de pelos encravados. Também conta com manteiga de karité e phytoesqualano, responsáveis por deixar a pele hidratada, macia e iluminada.

Hidratante Renovador Corporal

Um hidratante corporal que promove uma renovação incrível na pele, uniformizando tom e textura, além de reduzir e prevenir pelos encravados.

Na fórmula, uma combinação de alfa hidroxiácidos (AHAs) 10%  - ácidos glicólico 6%, málico 2% e lático 2% -, aliados ao extrato de physalis,  o que possibilita esfoliar suavemente sem ressecar, uniformizar o tom da pele (incluindo axilas e virilha) e suavizar áreas rugosas/ásperas.

Em textura gel-creme, tem rápida absorção e deixa pele macia, radiante e viçosa. 

Atenção: não indicamos o uso combinado com outros ácidos ou com outros ativos que promovam a renovação intensa da pele. Também indicamos não aplicar imediatamente antes ou logo após a depilação, inclusive com lâmina, espere alguns dias para que a pele se recupere e só então retome o uso.

 E aí, que tal incluir na sua rotina de cuidados?

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele!

Voltar para o blog