Niacinamida: 7 motivos para começar a usar na sua pele

Melhora manchas, controla a oleosidade e ainda é amiga da pele sensível. Vem que a gente te explica tu-do!

Caso você ainda não tenha dado uma atenção especial para a Niacinamida, deveria. Esse ingrediente é daqueles dignos de estarem entre os preferidos e sua pele ainda vai te amar por usá-lo.

É um composto versátil, que vai bem em praticamente todos os tipos de pele, até nas mais sensíveis. Porém, como sempre sugerimos por aqui, é bom consultar um dermatologista para entender melhor as particularidades da sua pele.

O que é Niacinamida?

Niacinamida é uma vitamina solúvel em água, que também aparece por aí com os nomes de Nicotinamida e Vitamina B3. É fera quando o assunto é hidratação, por aumentar a síntese de ceramidas naturais da pele. Está presente em diversos cremes anti-idade, tônicos, hidratantes, entre outras maravilhas do mundo dos dermocosméticos.

Crédito: Designed by Nensuria / Freepik

Um outro ponto interessante é que não se degrada com a exposição à luz solar ou ao calor, além de não ser um fator sensibilizante nas concentrações em que se apresenta. Pode ser combinada com diversos outros ingredientes, como retinol, ácido hialurônico, peptídeos e antioxidantes em geral.

Mas se engana quem pensa que o composto para por aí entre seus benefícios. Tem muito mais!

Por que usar? 

    • Hidrata: Como já dissemos, a Niacinamida estimula a síntese de ceramidas e ácidos graxos, mas também da queratina e da filagrina, que ajudam a reter água, promovendo a hidratação da pele. Assim, fortalecem a barreira cutânea, evitando ressecamento e vermelhidão, por exemplo. Comprovadamente melhora a textura da pele, estimulando a renovação celular.
    • Regula a produção de sebo: para quem tem pele acneica, o ingrediente pode ser um bom aliado. Tem ação anti-inflamatória, melhora a textura da pele e auxilia na regulação da secreção sebácea, diminuindo a produção de sebo.
    • Reduz a pigmentação: as manchas podem surgir na pele por vários fatores. A Niacinamida ajuda a prevenir e atenuar manchas causadas por hiperpigmentação, impedindo que a melanina se espalhe. Este estudo mostra eficácia semelhante (porém muito mais segura) a da hidroquinona no tratamento de melasma.
    • Auxilia na diminuição da sensibilidade: Se você é do time das dermes sensíveis e intolerantes, é possível que a barreira da sua pele esteja comprometida. A Niacinamida pode ajudar a reduzir a perda da água, resultando em uma barreira mais grossa e forte. Até pessoas que tem rosácea podem se beneficiar nesse caso.
Crédito: Designed by Freepik

Bônus: sem efeitos colaterais

Com tanta coisa boa, é possível que você esteja se perguntando quais são os efeitos colaterais do uso deste composto, presente em tantos cosméticos.

Bom, de acordo com uma pesquisa da Cosmeceuticals and Cosmetic Practice, não há nenhum efeito negativo comprovado até então. "Pode ​​ser usado em altas doses topicamente (pelo menos até 5%) e é geralmente bem tolerado", concluiu o estudo.

É importante ressaltar que a maioria dos estudos são realizados com produtos com concentrações de 2 a 5%. Porém, há cosméticos que usam o composto em maior proporção. Portanto, atenção na embalagem e, caso tenha alguma condição na pele, converse com seu médico.

Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele, combinado? ;)

>>> Quiz: o que a sua pele (realmente) precisa? descubra agora <<<

Referências e estudos usados para este texto

Crédito: Giphy

Niacinamide: A B vitamin that improves aging facial skin appearance

A Review of the range of effects of niacinamide in human skin

How Niacinamide Helps Skin

How Much Do We Really Know About Our Favorite Cosmeceutical Ingredients?

Niacinamide: A Topical Vitamin with Wide-Ranging Skin Appearance Benefits

Niacinamide 4% versus Hydroquinone 4% in the Treatment of Melasma

The effect of 2% niacinamide on facial sebum production

Tem dúvidas, quer saber mais ou sugerir algum tema? Fala com a gente. Adoramos trocar experiências ;)

vamos conversar?