Como os fermentados vegetais podem ajudar a nossa pele?

Tem tudo a ver com hidratação e propriedades calmantes!

Não é de hoje que a gente usa a fermentação, né? Os seres humanos tiveram excelentes (e deliciosos) resultados no ramo da alimentação, por exemplo, com laticínios, pães e bebidas. E esse processo também é super benéfico quando o assunto é pele. Os fermentados naturais têm crescido muito no ramo cosmético, podendo trazer benefícios hidratantes, calmantes e até antioxidantes.

O que são fermentados vegetais?

Quando falamos em fermentados naturais usados em cosméticos, estamos falando de nada mais, nada menos do que açúcares (polissacarídeos) biotecnológicos, que também podem ser chamados de biopolímeros ou gomas hidrossolúveis.

E como tudo acontece? Em um processo biotecnológico, substratos vegetais são fermentados, utilizando bactérias. Após esse procedimento, esses “fermentados naturais” apresentam propriedades físicas, estruturais e químicas que são amplamente utilizadas na indústria cosmética.

Como atuam?

Durante o processo de fermentação bacteriana, são desenvolvidos ativos que podem ter propriedades multifuncionais. Ou seja, podem ter função calmante, hidratante e até ter funções antioxidantes.

Além de ter um poder de hidratação super bacana, há também um fato curioso sobre esse ingrediente. Em alguns fermentados vegetais, devido a sua riqueza em fucose, há o estímulo de sirtuína-1, que faz parte de um grupo conhecido como proteínas da longevidade.

E por que isso é legal: a SIRT-1 inibe as metaloproteinases de matriz, que são responsáveis pela degradação de proteínas da matriz extracelular. Com isso, também ajuda a inibir a degradação do colágeno, ajudando a suavizar sinais do tempo.

Além disso, em alguns produtos, os fermentados vegetais podem entrar com o objetivo de melhorar as características sensoriais e trazer um efeito calmante e relaxante da pele. O objetivo é aumentar a leveza e trazer conforto. Incrível, né?

Os fermentados vegetais são uma das estrelas da fórmula da nossa Máscara Antirressaca, criada para acordar sua pele e amenizar os sinais de cansaço. Com textura em gel que não resseca, sua fórmula conta ainda com extrato de café e taurina para ativar a microcirculação da pele, reduzir o inchaço e bolsas nos olhos, amenizando até as olheiras de cansaço. Os fermentados vegetais agem junto com a aloe vera para potencializar a hidratação e acalmar a pele, trazendo viço e deixando uma sensação deliciosa em apenas 15 minutos de uso.

A Máscara Antirressaca pode ser usada de duas a três vezes por semana, em dias alternados.

E aí: que tal inserir a Máscara Antirressaca na sua rotina de cuidados com a pele? Você pode optar também pelo kit máscaras, que traz em uma necéssaire exclusiva, além da Máscara Antirressaca a Máscara Purificante. Ela tem o poder da argila Verde, que age junto com os prebióticos e pantenol para remover a oleosidade excessiva, prevenir a acne, suavizar a vermelhidão de espinhas além de nutrir e reequilibra a pele.

Vale lembrar: procure um dermatologista para saber o que é melhor e mais adequado para sua pele!

Estudo usado para este texto

Sirtuínas e a Pele

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading