Colágeno: o que essa proteína faz pela sua pele?

Conhecida por dar firmeza para a pele, ela começa a ter uma queda de produção a partir dos 25 anos

Quantas vezes você já ouviu falar por aí sobre o quanto o colágeno é importante para nossa pele? Talvez muitas. Se você nunca entendeu muito bem os motivos dessa importância toda e por que devemos procurar ingredientes que estimulem a produção dele, prometemos te ajudar a entender tudo de maneira simples.

O que é e para que serve?

O colágeno é uma proteína fundamental para a estrutura, elasticidade e firmeza da pele, representando cerca de 70% de toda a proteína presente nela e 30% do nosso corpo. Ou seja, é muita coisa!

Crédito: Charry/Pexels

Segundo um estudo da Universidade de Erlangen-Nürnberg, da Alemanha, já foram encontrados mais de 20 tipos diferentes de colágeno. Podem aparecer no corpo em forma de gel ou até como fibras, como é o caso dos tendões.

Já falamos que ele é responsável por dar resistência e força para a nossa pele, mas não é só isso. Ele reforça tendões e ligamentos, bem como ajuda a sustentar órgãos e é parte importante da estrutura dos dentes e ossos.

Tipos de colágeno

Dentre os 28 tipos de colágeno, há aqueles que têm tudo a ver com a nossa querida e amada pele.

"No organismo, para a pele, se destacam os tipos I e III, que são responsáveis pela elasticidade, firmeza, sustentação e parte da hidratação cutânea", conta a dermatologista Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O colágeno tipo I é mais abundante em nosso corpo e ajuda na formação da pele, ossos, tendões, córneas, veias e outros tecidos conjuntivos. Se você procura um colágeno para ajudar a pele, esse é seu melhor amigo. Ainda, entre os mais abundantes no corpo, está justamente o tipo III, que também é super importante para a pele e outros órgãos.

O que acontece depois dos 25 anos?

Nosso corpo costuma produzir colágeno, porém, a partir dos 25 anos, estima-se que essa produção caia 1% todos os anos. Pesado, né?! Uma má notícia é que, nos primeiros anos da menopausa, as mulheres sofrem uma queda ainda mais dramática, perdendo quase 30% da produção.

Isso impacta diretamente na renovação celular, que fica irregular, fazendo com que a pele perca hidratação, firmeza e elasticidade. E é aí que dizemos: alô, rugas e linhas de expressão! Esse não é o único problema da queda dessa produção. Afinal, as cartilagens do corpo também começam a enfraquecer ao longo dos anos.

Crédito: Rawpixel/Pexels

Como preservar a produção?

A boa notícia é que há maneiras de estimular e preservar a produção da substância no corpo. Você pode fazer isso através da alimentação, por exemplo, comendo alimentos ricos em lisina, (carne, aves, ovos, tofu), ômega 3 (peixes, chia, linhaça, abacate), enxofre (alho, ovos, pepino), Vitamina A (vegetais de cor verde, vermelha, laranja ou amarela), vitamina C (frutas cítricas) e licopeno (tomate, beterraba, melancia).

Além disso, há um outro jeito de manter a produção de colágeno em dia, com resultados a longo prazo. São os inúmeros dermocosméticos que utilizam ingredientes que estimulam a produção da proteína, algo que pode ser extremamente benéfico para sua pele.

“Os cosméticos podem, sim, estimular a produção do colágeno e isso ocorre por diferentes vias. A vitamina C, por exemplo, participa de uma reação química que organiza as moléculas de colágeno em fibrilas, a forma que tem função na pele. Além disso, outros ativos aumentam a produção do colágeno ao ativar genes e células que produzem a proteína”, explica a dermatologista Kédima Nassif.

Crédito: Edu Melo/Pexels

Por isso, eis aqui uma listinha para você ficar de olho:

 

 

    • Ácido glicólico: estimula a síntese do colágeno.

 

    • Ácido Hialurônico: preserva a integridade das fibras de colágeno.

 

    • Vitamina C, Vitamina E e Zinco: estimula a síntese de colágeno, contribuindo com a firmeza e elasticidade da pele.

 

Vale lembrar… consultar um (a) médico especialista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele, ok? ;)

Algumas referências e estudos usados para este texto

Crédito: Giphy

Collagens--structure, function, and biosynthesis

Decreased Collagen Production in Chronologically Aged Skin

Suplemento de hidrolisado de colágeno melhora firmeza e elasticidade da pele, mostra pesquisa

Study of the physiological properties of collagen, gelatin and collagen hydrolysate as cosmetic materials

Suplementação com colágeno como terapia complementar na prevenção e tratamento de osteoporose

Skin anti-aging strategies

Why does skin wrinkle with age? What is the best way to slow or prevent this process?

Collagen: What is it and what are its uses?

Collagen: A review on its sources and potential cosmetic applications

Collagen: New Dimension in Cosmetic and Healthcare

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve! A gente adora trocar experiências!

vamos conversar?