Colágeno: o que é e quais são seus benefícios para a pele

Tudo o que você precisa saber sobre colágeno: o que é, como manter sua produção em dia para evitar flacidez e envelhecimento precoce, o que é verdade e o que é mito.

colágeno

Quantas vezes você já ouviu falar por aí sobre o quanto o colágeno é importante para nossa pele? Se você nunca entendeu muito bem os motivos dessa importância toda e por que devemos procurar ingredientes que estimulem a produção dele, prometemos te ajudar a entender tudo de maneira simples. 

O que é o colágeno e para que serve?

O colágeno é uma proteína fundamental para a estrutura, elasticidade e firmeza da pele, representando cerca de 70% de toda a proteína presente nela e 30% do nosso corpo. 

Segundo um estudo da Universidade de Erlangen-Nürnberg, na Alemanha, já foram encontrados mais de 20 tipos diferentes de colágeno, que podem aparecer no corpo em forma de gel ou até como fibras, como é o caso dos tendões.

Já falamos que ele é responsável por dar resistência e força para a nossa pele, mas não é só isso: o colágeno reforça tendões e ligamentos, bem como ajuda a sustentar órgãos e é parte importante da estrutura dos dentes e ossos.

Tipos de colágeno

Dentre os 28 tipos de colágeno, há aqueles que têm tudo a ver com a nossa pele: "No organismo, para a pele, se destacam os tipos 1 e 3, que são responsáveis pela elasticidade, firmeza, sustentação e parte da hidratação cutânea", conta a dermatologista Kédima Nassif.

O colágeno tipo 1, o mais presente no corpo, ajuda na formação da pele, ossos, tendões, córneas, veias e outros tecidos conjuntivos. Ele é o grande amigo para ajudar a nossa pele. O tipo 3 também é muito abundante do nosso organismo, e faz sentido ele ser tão importante para a firmeza da nossa pele: ele contribui para a formação de células de suporte de estruturas como músculos, órgãos e artérias, podendo ser encontrado no útero, por exemplo. É ele, porém, o primeiro tipo de colágeno que tem sua produção diminuída com o passar dos anos.

colageno

O colágeno depois dos 25 anos

A partir dos 25 anos, estima-se que essa produção de colágeno caia 1% anualmente - nos primeiros anos da menopausa, porém, as mulheres sofrem uma queda ainda mais dramática, perdendo quase 30% da produção.

Isso impacta diretamente na renovação celular da nossa pele, que começa a ficar mais lenta. O resultado? Pele irregular, menos hidratada e com firmeza e elasticidade comprometidos - o que abre caminho para as rugas e linhas de expressão. Esse não é o único problema da queda dessa produção: as cartilagens do corpo também começam a enfraquecer com o passar dos anos.

Como preservar a produção?

A boa notícia é que há maneiras de estimular e preservar a produção de colágeno no corpo. Uma das formas de fazer isso é através da alimentação, comendo alimentos ricos em lisina, (carne, aves, ovos, tofu), ômega 3 (peixes, chia, linhaça, abacate), enxofre (alho, ovos, pepino), vitamina A (vegetais de cor verde, vermelha, laranja ou amarela), vitamina C (frutas cítricas) e licopeno (tomate, beterraba, melancia).

Outra forma divulgada de levar colágeno à nossa pele é através de suplementos alimentares, os nutricosméticos. Mas atenção: um novo artigo publicado no Live Science adverte que "há pouca ou nenhuma evidência comprovada de que tomar esses suplementos [de colágeno] tenha qualquer benefício médico real para cabelos, unhas ou pele", segundo a Dra. Adelaide Hebert, professora de dermatologia e diretora de dermatologia pediátrica no Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, em Houston.

"Seja cético em relação às alegações de saúde em torno do colágeno suplementar", advertiu a nutricionista Shannon Weston, da Universidade do Texas, do programa de saúde nas escolas públicas. "A ciência não estudou completamente todos esses supostos benefícios. Além disso, a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA não regula os suplementos de colágeno com o mesmo rigor que com os medicamentos", disse a médica no artigo da Live Science.

colágeno

Preservando a produção de colágeno na pele com cosméticos

Uma forma garantida de manter a produção de colágeno em dia na nossa pele, com resultados a longo prazo, é com os inúmeros cosméticos que utilizam ingredientes que estimulam a produção da proteína, algo que pode ser extremamente benéfico para a sua pele. O mesmo artigo da Live Science citado acima confirma que hidratar e proteger a pele todos os dias é o melhor que podemos fazer pela nossa pele - junto, claro, a uma boa alimentação.

“Os cosméticos podem, sim, estimular a produção do colágeno, e isso ocorre por diferentes vias. A vitamina C, por exemplo, participa de uma reação química que organiza as moléculas de colágeno em fibrilas, a forma que tem função na pele. Além disso, outros ativos aumentam a produção do colágeno ao ativar genes e células que produzem a proteína”, explica a dermatologista Kédima Nassif.

Outros ativos que ajudam na síntese de colágeno na pele são o ácido glicólico, o ácido hialurônico (que preserva a integridade das fibras de colágeno), a vitamina E, a niacinamida e o zinco.

Você já conhece nosso Antioxidante Hidratante e nosso Hidratante Firmador? O Antioxidante Hidratante conta com vitamina C, niacinamida e ácido hialurônico em sua fórmula.

Já nosso Hidratante Firmador conta com oito pesos e três formas de ácido hialurônico. Ainda na família de produtos da Sallve, o ácido glicólico é uma das estrelas da fórmula do nosso Tônico Renovador, que promove a renovação celular da sua pele com AHA 7%. Além do glicólico, a combinação tem os ácidos málico 2% e lático 1%

Algumas referências e estudos usados para este texto

Collagens--structure, function, and biosynthesis

Decreased Collagen Production in Chronologically Aged Skin

Suplemento de hidrolisado de colágeno melhora firmeza e elasticidade da pele, mostra pesquisa

Study of the physiological properties of collagen, gelatin and collagen hydrolysate as cosmetic materials

Suplementação com colágeno como terapia complementar na prevenção e tratamento de osteoporose

Skin anti-aging strategies

Why does skin wrinkle with age? What is the best way to slow or prevent this process?

Collagen: What is it and what are its uses?

Collagen: A review on its sources and potential cosmetic applications

Collagen: New Dimension in Cosmetic and Healthcare

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve! A gente adora trocar experiências!

vamos conversar?

mais do blog

Turnê Sallve Goiás

Turnê Sallve Goiás

A nossa Turnê Sallve continua rodando os 27 estados brasileiros em encontros virtuais. E do...
Saiba mais

buscar

sua sacola

  • Loading