Radicais livres: o que são e como se proteger

Você sabe por que é tão importante antioxidar sua pele? Mergulhamos no assunto para todo mundo aprender a se proteger e evitar o envelhecimento precoce da pele <3

Não precisa ser #bandidadoskincare para saber - mesmo que superficialmente - que a vitamina C é uma das maiores queridinhas de qualquer rotina de cuidados com a pele, graças a seu alto poder antioxidante. Ora, nem precisa ir longe: o primogênito aqui da Sallve é o Antioxidante Hidratante - aquela bisnaguinha laranja que promove a antioxidação da sua pele.

Mas por que a gente precisa tanto antioxidar a pele?

A gente começa essa conversa lá nos radicais livres, que são moléculas instáveis liberadas pelo metabolismo do nosso corpo, e que apresentam um elétron que tende a se associar rapidamente a moléculas de carga positiva, podendo reagir e oxidar, causando danos a células saudáveis, por exemplo, quando existentes em excesso. Ao serem produzidos naturalmente ao longo da vida, os radicais livres são neutralizados por enzimas protetoras. Tudo certo até aí, né?

Só que essas enzimas neutralizantes em questão diminuem a partir dos 18 anos. Além disso, fontes externas podem aumentar bastante a produção dos radicais livres e gerar consequências nada agradáveis, como o envelhecimento precoce da nossa pele, pigmentação e, em alguns casos específicos, melanoma.

Mas como os radicais livres contribuem pro envelhecimento da nossa pele? A gente explica: eles provocam, por exemplo, um aumento na degradação das fibras de colágeno, o que causa o aparecimento de sinais, linhas de expressão e flacidez. Para se ter uma ideia, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os radicais livres são uns dos maiores responsáveis pelo envelhecimento da pele.

Abaixo, a gente lista cinco fatores que contribuem para a oxidação da sua pele:

Radiação ultravioleta

Foto: RF Studio/ Unsplash

Proteger a pele das radiações solares é tipo o beabá do skincare: todo mundo sabe que tem que fazer. A exposição da nossa pele à luz solar sem proteção (mesmo no inverno) pode causar manchas, queimaduras, piora de doenças de pele já existentes (além do surgimento de outras, como o melasma) e até câncer de pele. Ou seja: não tem discussão, é melhor proteger.

Ainda nessa listinha de consequências da radiação ultravioleta presente nos raios solares na sua pele? O envelhecimento precoce, consequência direta de um processo de aceleração da oxidação cutânea. Por isso mesmo, você pode pensar na etapa de antioxidação da sua pele como aquela força extra à proteção contra os danos dos raios solares.

Poluição

Foto: Guilherme Stecanela/ Unsplash

A poluição nada mais é do que uma mudança ou atividade que degrada o meio ambiente, afetando suas características físicas, químicas e/ou biológicas. Além do meio ambiente, a poluição também traz danos para nossa pele.

“Essas substâncias que ficam no ar em grandes cidades – monóxido de carbono, sílica, fuligem etc. - acabam acumulando na pele. Elas vão obstruir os poros e dificultar que as células de defesa atuem da melhor forma, sofrendo um processo de regulação um pouco descontrolado. Há um aumento na ‘fabricação’ de radicais livres, devido à presença desses poluentes. A pele pode ficar com um quadro inflamatório maior”, explica a dermatologista Dra. Fernanda Junqueira.

Por isso, além de antioxidar a pele, é tão importante ser rigoroso com a etapa de limpeza da sua rotina de skincare: "Muitas vezes nós não temos noção da sujidade da pele só de olhar para ela. Isso porque os poluentes, por exemplo, impregnam na pele, e muitas vezes não podemos visualizá-los. Eles podem prejudicar bastante", explica a dermatologista Dra. Denise Steiner. "Inclusive, hoje em dia se sabe que a junção da radiação ultravioleta batendo na pele combinada aos poluentes já acumulados nela podem intensificar sua oxidação e potencializar problemas dos mais variados na pele, como envelhecimento precoce, manchas e inflamações".

(A gente aproveita para lembrar que nosso Limpador Facial tem função antipoluição!)

Luz azul

Foto: Ketut Subiyanto/ Pexels

Nós já dedicamos um post inteiro para te falar sobre a importância de proteger sua pele da luz emitida por os eletrônicos que te cercam: seu telefone, computador, televisão, tablet... Ela pode causar manchas, prejudicar a regeneração da pele e sim, acelerar a produção de radicais livres.

A gente te explica: a luz azul penetra profundamente em todas as camadas da nossa pele, atravessando a epiderme, a derme e chegando até o subcutâneo, provocando a oxidação dos lipídios - que é o que, por sua vez, acelera a produção de radicais livres. E nem é só isso: ela também degrada as enzimas da pele, destruindo as fibras de colágeno e a redução de sua produção.

Alimentação

Foto: Caleb Oquendo

Manter uma alimentação saudável faz bem para a nossa saúde como um todo - e isso inclui a saúde da sua pele também. Um dos efeitos colaterais de uma alimentação desequilibrada? O aumento na produção de radicais livres pelo seu organismo, que acontece, entre outros, quando há um consumo elevado de comidas muito gordurosas ou com resíduos de pesticidas.

Para proteger sua pele (e seu corpo) da ação dos radicais livres em excesso, além de prezar por antioxidantes no skincare, vale apostar em uma dieta rica em legumes, verduras, frutas e cereais: açaí, romã e uvas roxas, por exemplo, são frutas com alto teor antioxidante. Não à toa, as enzimas de romã constam lá, bem incríveis, na fórmula do nosso Esfoliante Enzimático. Já nosso Antioxidante Hidratante traz em sua fórmula o Resveratrol, um polifenol encontrado nas cascas e sementes de uvas vermelhas e roxas, e que tem propriedades bioativas (como a eliminação de radicais livres), protegendo a pele do fotoenvelhecimento, do estresse oxidativo e também de doenças de pele

Álcool

Foto: Valeria Boltneva

Vale ressaltar assim logo de cara que quando falamos de efeitos do álcool na pele, é sempre importante explicar: não é para ninguém que gosta de beber abrir mão da sua cerveja, drinks, vinhos ou o que for. O importante, como tudo, é manter sempre o equilíbrio e lembrar de beber água sempre, para evitar a "cara de ressaca", inchaço, pele desidratada e sem viço, piora de um quadro de rosácea e até espinhas teimosas que podem aparecer depois de uma noite à base de muito álcool.

Isso posto, porém, você pode acrescentar aí na listinha de efeitos negativos do álcool na nossa pele a oxidação, já que ele, ao entrar no nosso organismo, provoca o aumento da produção de radicais livres.

Tá, mas e como me proteger?

Para se proteger da ação e da produção excessiva dos radicais livres pelo seu organismo, ajuda bastante saber quais são os agentes por trás desse processo e, claro, entender como se proteger de sua ação. Não tem segredo: além de um estilo de vida saudável, uma pele limpa, equilibrada, protegida e antioxidada é essencial para evitar esse envelhecimento precoce que vem com a oxidação promovida pelos radicais livres.

“Os antioxidantes são substâncias importantes por (se ligarem) aos radicais livres para neutralizá-los. Eles também hidratam a pele e ajudam a manter a qualidade da barreira cutânea. Atualmente, na dermatologia, recomendamos o uso de antioxidantes tanto pela manhã quanto à noite, inserindo o componente na rotina diária de skincare”, explicou o dermatologista Dr. Alberto Cordeio.

Os antioxidantes ainda ajudam a potencializar a proteção contra os raios UV, contribuindo com a redução do impacto da radiação solar e diminuindo danos oxidativos. Mas lembre-se: o filtro solar é seu aliado diário e, em hipótese alguma, deve ser dispensado.

E a vitamina C?

vitamina C, antioxidante com status de rockstar no skincare, não só consegue promover a síntese de colágeno na pele, como também previne a degradação da proteína. A pele terá mais fibras, ou seja, mais firmeza e menos sinais e linhas finas. Bom, né?

Além dela, porém, há vários outros ingredientes que agem como antioxidantes, como a vitamina E, o resveratrol, a niacinamida, e a cafeína - todos presentes na fórmula do nosso Antioxidante Hidratante - que conta ainda com ácido hialurônico.

E aí: que tal inserí-lo na sua rotina de skincare?

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading