O que o Pantenol faz de verdade pela sua pele?

A substância está em diversos cosméticos e promete deixar a sua pele hidratadíssima

Você já cruzou com ele por ele por aí com certeza, mas talvez não tenha sido devidamente apresentada (o). Antes de mais nada, talvez até já esteja se perguntando se o Pantenol (prazer!) está ligado a um produto muito utilizado há alguns anos: a pomada Bepantol. Afinal, é referência para muita gente quando o assunto é regenerar e proteger a pele.

E, sim, você está 100% correta (o)! Para quem não sabe, o Pantenol é um percussor da vitamina B5. Quando é aplicado na pele, é convertido em ácido pantotênico, uma substância natural do nosso organismo.

Se você também já se perguntou qual é magia contida na fórmula da famosa pomada (também apresentada em forma líquida), saiba que te ajudaremos nessa e vamos esclarecer algumas coisinhas sobre esse ingrediente tão poderoso. Aliás, o ingrediente costuma aparecer por aí também com o nome D-Pantenol, Butanamide, Dexpanthenol, Dexpanthenolum, d-Pantothenyl alcohol, Propanolamine, N-pantoyl-, entre outros.

Crédito: Unsplash/Ian Dooley

Por que é tão especial para a pele?

Seu principal benefício é, sem dúvida alguma, promover a hidratação da pele, devido sua capacidade de atrair e reter umidade, como apontam vários estudos. Porém, saiba que essa não é sua única vantagem.

A vitamina B5 também ajuda na prevenção dos sinais do envelhecimento precoce, porque aumenta o nível de glutationa, considerada a rainha dos antioxidantes, nas células.

Além disso, auxilia na cicatrização e renovação da pele, quando apresenta feridas, marcas de acne, descamações e outros machucados. Tem também propriedades anti-inflamatórias, ajudando quando a pele apresenta vermelhidão, inflamações e até picadas de alguns insetos.

Cabelos e unhas

Assim como na pele, o pantenol é usado em produtos para os cabelos por sua função hidratante, dando brilho, maciez e força aos fios.

Um estudo da Universidade de Szczecin, na Polônia, indicou ainda que a substância previne o envelhecimento prematuro do cabelo, atrasando o aparecimento de cabelos brancos, além de ajudar no crescimento.

Crédito: Pexels

Uma pesquisa da Universidade de São Francisco afirma que o pantenol é benéfico para as unhas, já que estimula o fortalecimento. Por conta de suas propriedades hidratantes, a aplicação do ingrediente nas unhas pode prevenir até a quebra.

É seguro?

Sim! Até agora, todos os estudos científicos apontam o pantenol como um ingrediente seguro para todos, sempre que adicionado nas concentrações permitidas e forma de uso adequada.

Uma pesquisa publicada pelo Cosmetic Ingredient Rewiew, em 2017, também afirmou que não encontrou evidências significativas de que produtos cosméticos contendo pantenol irritam ou prejudicam a pele, exceto se a pessoa tiver alergia ao composto.

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista, é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;) 

Alguns estudos e referências consultados para este texto

Crédito: Giphy

 Skin moisturizing effects of panthenol-based formulations

Final Report on the Safety Assessment of Panthenol and Pantothenic Acid

Topical Use of Dexpanthenol in Skin Disorders

Safety Assessment of Panthenol

Vitamin B5: Everything you need to know

Panthenol - Paula's Choice

Pantothenic acid - Paula's Choice

Formulações contendo pantenol e avaliação dos seus efeitos hidratantes na pele humana

A new topical panthenol-containing emollient

Impact of Hyaluronic Acid, Panthenol and Its Combination

Um Estudo da Pele Seca

Nutrition of women with hair loss problem during the period of menopause

In vitro human nail penetration and kinetics of panthenol

Quer saber mais sobre algum assunto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

vamos conversar?