Extrato de moringa: o que é e quais são os benefícios?

Extrato de moringa: o que é e quais são os benefícios?

Ingrediente é fera quando o assunto é proteger a pele contra poluição

Você já teve ter visto que uma das estrelas do nosso super Limpador Facial é o extrato de moringa. Se você ficou curiosa (o) para entender melhor o que é e quais os benefícios desse ingrediente, aqui é o seu lugar! 

O que é extrato de moringa?

Então, vamos lá, sem enrolação: esse peptídeo é obtido pela extração das sementes de Moringa Oleifera, uma árvore originária da Índia, que tem porte de pequeno a médio, e produz flores brancas.

Na antiguidade, romanos, gregos e egípcios conheciam a moringa e suas propriedades terapêuticas e medicinais, além de a usarem para proteger a pele e purificar a água. Ou seja, não é nenhuma novidade, muito pelo contrário! Conhecida também como "árvore da vida", essa planta tem, em suas folhas e sementes, boas concentrações de vitaminas A, B, C e E, cálcio, ferro, proteínas e sais minerais, como sugerem alguns estudos. Uma verdadeira fonte de vida!

Mas como isso tudo funciona para os dermocosméticos? O extrato de moringa é encontrado em vários produtos devido às suas propriedades hidratantes, emolientes e de limpeza. É usado em loções, xampus, condicionadores, óleos, protetores labiais, cremes anti-sinais, sabonetes, géis de limpeza, entre outros.

Quais os benefícios?

Exatamente por ser rico em antioxidantes - alô, vitaminas C e E! - é um aliado quando o assunto é prevenir o envelhecimento precoce da pele, por agir contra os efeitos dos radicais livres, o que é bacana para suavizar sinais do tempo, como indicam alguns artigos científicos.

Crédito: Yaayaa Diallo/Pixabay

Além disso, acaba sendo uma grande estrela por unir duas atividades: combina a capacidade de proteger as células da pele contra agressões por poluentes e também é eficaz na purificação da pele, o que possibilita a remoção de todas as micropartículas que vem do ambiente e acabam “asfixiando a pele”.

O extrato de moringa ainda é conhecido por ser uma boa fonte de ácido oleico, ácido graxo monoinsaturado que ajuda a combater a perda da umidade da pele, o que é ótimo quando o assunto é manter a pele hidratada. Um verdadeiro amigo das peles ressecadas!

Crédito: Pexels

O ingrediente ainda contém aminoácidos e esteróis vegetais, que podem ter um efeito calmante na pele. Outro ponto interessante é que há alguns estudos que indicam que ele pode ajudar na recuperação e cicatrização de machucados na pele, além de ter propriedades antibacterianas e antifúngicas. 

Que tal inserir o Limpador Facial na sua rotina de skincare? O gel-espuma livre de sulfatos limpa profundamente sem deixar a pele repuxando. Sua fórmula combina ainda Niacinamida, Phytoesqualano e Pantenol, para ir além da limpeza e também manter a hidratação, com ação antipoluição e reconstrução da barreira de proteção da pele.

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;)

Estudos e referências usados para este texto 

Enhancement of human skin facial revitalization by moringa leaf extract cream 

Meet Moringa, the Wonder Ingredient You Haven’t Tried Yet 

Moringa oleifera: a food plant with multiple medicinal uses. 

O efeito cicatrizante do extrato da moringa no processo de repação tecidual 

Moringa oleifera seed 

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

 

 

 

Voltar para o blog