Carnosina: um ativo com muitos benefícios para sua pele

Carnosina: um ativo com muitos benefícios para sua pele

Já podemos adiantar que ele é antioxidante e anti-glicante

Uma coisa que a gente gosta muito aqui na Sallve é apresentar ativos diferentes, curiosos e cheios de benefícios para nossa comunidade. Esse é exatamente o caso da Carnosina. O nome pode até ser esquisito, porém saiba que o ingrediente é incrível quando o assunto é proteger a pele contra alguns danos que são velhos conhecidos de um monte de gente.

O que é a carnosina?

A carnosina é um dipeptídeo, formado por uma combinação de aminoácidos. Nós já temos esse composto no nosso corpo, principalmente nos músculos e no nosso cérebro, mas também podem estar presentes na nossa pele

+ Proteger a pele: por que devemos nos preocupar?

A carnosina tem como função muito conhecida a capacidade de neutralizar a acidez nos músculos e até é usada para prevenir a fadiga muscular durante a atividade física. Mas suas funções vão muito além disso.

Carnosina e a pele

Quando pensamos em pele, nada mais interessante do que ativos biomiméticos. Segundo muitos estudos, quando você aplica na sua pele um ativo biomimético, ou seja, que sua pele já produz, ela o reconhece como parte dela e não como um agente externo, tornando sua absorção muito mais eficiente e evitando riscos de alergia, por exemplo.

Esse é exatamente o caso da Carnosina. Ela é biomimética, sintética, porém igualzinha a que já temos presentes no nosso tecido cutâneo. Naturalmente, nosso corpo já produz peptídeos que tem capacidade de restaurar nosso organismo contra danos causados pelo envelhecimento, estresse, poluição e, claro, o sol.

+ Extração de origem animal? Nada disso: conheça mais sobre os ingredientes veganos da Sallve

Porém, isso não é suficiente e, com o tempo, precisamos nos proteger de diversas outras formas contra a ação (e também ao aumento da produção) de radicais livres, responsáveis pelo aumento na degradação de fibras de colágeno e elastina, por exemplo, contribuindo para o envelhecimento precoce da nossa pele.

Benefícios

Isso tudo tem muito a ver com os benefícios da carnosina na pele. Ela tem importantes funções antioxidantes e anti-glicantes. Mas como assim, Dona Sallve?

Precisamos pensar que um dos principais mecanismos do envelhecimento é a degradação de proteínas essenciais para que nosso corpo funcione. Há alguns fatores que fazem com que essas proteínas sejam destruídas, como o processo de oxidação pelos radicais livres ou pela glicação (ligação de proteínas com açúcar).

+ Flacidez facial: o que pode ajudar a dar firmeza para o rosto

Quando nossas proteínas são degradadas, isso também se reflete na nossa pele. Há o aparecimento de rugas, linhas finas, sinais do tempo mesmo.

A carnosina tem uma super ação antioxidante porque combate o radical livre hidroxil, que é um grande “destruidor” de proteínas. Com isso, ela consegue proteger contra os danos causados pelas radiações UV (alô, sol!), infravermelha, luz azul e visível, regulando ainda a síntese de MMPs (enzimas que degradam a matriz extracelular, degradando colágeno) e de melanina também.

+ Luz Azul x luz visível: o que é e como se proteger

E o benefício de ser antiglicante? A glicação é quando uma molécula do açúcar se liga com a nossa proteína e degrada ela. “Na pele essa união ocorre com as proteínas mais presentes, como o colágeno e elastina, fazendo com que essas proteínas sejam danificadas e quebradas. Por sua vez causando flacidez e envelhecimento precoce”, aponta a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

E como a carnosina age nesse caso? Bem, ela basicamente não deixa essa ligação entre a molécula de açúcar e a proteína acontecer. Assim, ela é anti-glicante. Age protegendo as fibras de colágeno e elastina. Legal, né?

Aqui na Sallve, a carnosina aparece no Protetor Solar, nosso protetor solar para o rosto diário com acabamento hidratante e invisível na pele. Sua fórmula única oferece uma multi defesa: além da alta proteção contra UVA/UVB, ele também protege sua pele contra os danos da luz azul e visível, infravermelho e poluição, e conta ainda com vitamina E. Não-comedogênico e sem álcool, ele deixa um toque macio combinado com o viço incrível, sem esfarelar.

carnosina

Ela também completa o time de antioxidantes poderosos da fórmula do Antioxidante Hidratante, um sérum-gel multifuncional feito para cuidar da área dos olhosrosto e pescoço. Ele combina a hidratação do ácido hialurônico a seis antioxidantes. Além da carnosina, há a nano vitamina C a 10%, vitamina E, resveratrolniacinamidacafeína. E, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

O Antioxidante Hidratante hidrata controlando a oleosidade, minimiza poros dilatados e auxilia na redução de cravos, previne e reduz a aparência de linhas finas e sinais do tempo, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e olheiras de cansaço, devolve o viço da pele, protege a degradação do colágeno, aumentando sua síntese, e auxilia na reparação de danos causados pela luz azul.

A Carnosina também aparece na fórmula do Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB, nossa fórmula que reúne tratamento, hidratação e proteção UVA/UVB. Desenvolvido para o rosto, região dos olhos e pescoço, ele combina o ácido hialurônico a seis antioxidantes preciosos - além da carnosina, nano Vitamina C a 10%, vitamina E, resveratrol, niacinamida e a cafeína - e, graças à nanotecnologia, seus principais ingredientes são protegidos e chegam mais potentes e sem oxidar ao lugar certinho da pele.

O Antioxidante Hidratante FPS 30 UVA/UVB é uma loção cremosa que também oferece um toque seco e controla a oleosidade sem tirar o viço da pele, prevenindo e reduzindo a aparência de linhas finas e sinais do tempo. Ele também protege a degradação do colágeno e aumenta sua síntese, uniformiza o tom suavizando manchas, diminui o inchaço e as olheiras de cansaço, hidrata controlando a oleosidade, reduz a aparência dos poros, devolve a luminosidade e o viço da pele, oferece ação multi defesa contra danos da luz azul, visível, infravermelho e poluição e proteção solar FPS 30 UVA/UVB PA+++.

E tem mais! Pensado para peles oleosas, nosso Protetor Solar Toque Seco tem alta proteção UVA/UVB e acabamento mate. Oferece uma multi defesa contra a radiação solar e os danos da luz azul, infravermelho e poluição. Com carnosina, tem ação antioxidante, que previne os sinais do tempo, e antiglicante, que ajuda a preservar o colágeno da sua pele. Enquanto isso, a niacinamida contribui para ajudar no controle de oleosidade ao longo do dia, reduzindo o brilho da pele sem ressecar. é compatível com maquiagem, não esfarela, não arde os olhos e disfarça a aparência de poros.

Ainda na linha facial, temos nosso Protetor Solar Com Cor FPS 60. Com 10 opções de cores, além de oferecer uma multidefesa contra a radiação solar e os danos da luz azul, infravermelho e poluição, proporciona uniformidade ao tom da pele.

Com carnosina, tem ação antioxidante e ajuda a preservar o colágeno da pele. enquanto isso, a niacinamida contribui para o controle de oleosidade ao longo do dia, reduzindo o brilho sem ressecar. Tem cobertura leve, é compatível com maquiagem, não esfarela, não escorre e não arde os olhos.

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para sua pele, ok? 😊

Referências usadas para este texto

L-carnosine (beta-alanyl-L-histidine) and carcinine (beta-alanylhistamine) act as natural antioxidants with hydroxyl-radical-scavenging and lipid-peroxidase activities

Carnosine

Pesquisa detalha ação benéfica em músculo humano

Função principal é diminuir a acidez muscular

L- CARNOSINE

Tem dúvidas ou sugestões? Fale com a Sallve, a gente adora trocar experiências?

Voltar para o blog