Uau! Frete grátis para todo Brasil 😱

Vitamina E: o que este ingrediente realmente faz pela sua pele?

O composto tem propriedades antioxidantes significativas, que ajudam na defesa contra a poluição e raios UV

Já tem um tempinho que ouvimos falar sobre o uso da vitamina E como ingrediente eficaz nos dermocosméticos, o que torna o composto um querido conhecido nas fórmulas. Porém, o que muita gente não sabe e nem nota é que esta vitamina, que também pode aparecer sob a alcunha de Tocoferol ou Acetato de Tocoferila, faz muito mais pela pele do que você sequer imagina.

Crédito: Giphy

O que é?

A vitamina E é um componente natural da pele saudável, que também pode ser encontrado em diversos alimentos, como alguns peixes (salmão), verduras e legumes de cor verde, óleos vegetais (girassol e canola), nozes, avelãs, sementes de girassol, entre outros.

É um nutriente essencial, solúvel em gordura. Tem propriedades anti-inflamatórias, ajuda o sistema imunológico a se manter forte, além de colaborar com a saúde da pele. É um antioxidante, sendo eficaz no combate aos efeitos dos radicais livres.

Com o tempo e danos causados pelo sol, o nível de vitamina E na nossa pele vai diminuindo, esgotando nossa capacidade natural de combater o envelhecimento. A boa notícia é que podemos ir reabastecendo a pele com aplicações tópicas e até cápsulas.

É importante ressaltar que há oito tipos de vitamina E, que podem aparecer nas formas sintéticas ou naturais. As formas mais comuns são d-alfa-tocoferol, acetato de d-alfa-tocoferol, dl-alfa-tocoferol e acetato de dl-alfa tocoferol. Apesar disso, nas embalagens, o ingrediente costuma ser listado apenas como Tocoferol ou Acetato de Tocoferila.

Quais os benefícios para pele?

Sem dúvida, seu benefício mais conhecido e amplamente estudado é o de combater os radicais livres, que são resultado de estressores ambientais diários, como a exposição solar e a poluição. Assim, o composto ajuda a proteger a pele contra esses danos, prevenindo o envelhecimento precoce.

Ajuda também a suavizar sinais e linhas finas, além de atuar como um inibidor na produção de colagenase, uma enzima que destrói o colágeno, que por sua vez é responsável por dar firmeza para a nossa pele, junto com a elastina.

Crédito: Giphy

A vitamina E ainda tem benefícios hidratantes e ajuda a fortalecer a barreira natural da pele. Por ser um anti-inflamatório natural, também pode contribuir para acalmar peles supersensíveis.

Combinação perfeita: Vitamina C + Vitamina E

Mais que amigas, friends! Combinar as vitaminas C e E traz benefícios incríveis para a pele, já que juntas oferecem uma ação antioxidante potencializada.

A combinação ajuda a fortalecer as defesas contra o impacto da agressão ambiental. Além de devolver brilho, viço e contribuir para suavizar rugas e marcas de expressão.

Esses antioxidantes funcionam tão bem juntos, porque a vitamina C funciona no nível da superfície, enquanto a vitamina E é solúvel em óleo, indo mais fundo na pele. Maravilhoso, né?

Crédito: Giphy

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista, é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele! ;)

>>> Quiz: o que a sua pele (realmente) precisa? descubra agora <<<

Algumas referências e estudos usados para este texto

Vitamin E and Skin Health

The role of vitamin E in normal and damaged skin

How Does Vitamin E Help Skin?

Why don't we use vitamin E in dermatology?

Update on vitamin E

Tocopherol Acetate in the Bulk Phase

New study evaluates effectiveness of vitamins for the treatment of sun-damaged skin

Vitamin E in dermatology

Ten benefits of vitamin E oil

Tem dúvidas, quer saber mais ou quer sugerir um tema? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

vamos conversar?