alfa-arbutin

Alfa-arbutin e sua capacidade de ajudar a suavizar a hiperpigmentação

O alfa-arbutin ajuda a uniformizar o tom da pele

No mundo dos ativos despigmentantes, se você nunca ouviu falarno Alfa-arbutin, a hora é agora. Uma das estrelas da fórmula do nosso Sérum Uniformizador, ele é usado em produtos cosméticos e dermocosméticos como antioxidante e também brilha quando o assunto é uniformizar o tom da pele.

alfa-arbutin

O que é alfa-arbutin?

alfa-arbutin é o isômero mais ativo do arbutin, um glicosídeo da hidroquinona. Ou seja, ele é um derivado dela, que vem a ser um conhecidíssimo despigmentante. O arbutin pode ser obtido de forma sintética, em laboratórios, ou extraído das uva-ursi (também conhecida como uva-de-urso), erva medicinal em regiões montanhosas da Europa, Ásia e América do Norte.

+ Como o Sérum Uniformizador age antes, durante e depois da hiperpigmentação

Mas por que não usar logo a hidroquinona? Por alguns fatores: a hidroquinona é instável na presença de luz e também pode causar irritações em alguns tipos de pele. Além disso, no Brasil, a hidroquinona só pode ser vendida sob prescrição médica.

O alfa-arbutin tem algumas vantagens (inclusive em relação ao beta-arbutin), exatamente por ser um ativo muito estável e que traz os melhores benefícios da hidroquinona, além de ser bem aceito por todos os tipos de pele.

Alfa-arbutin
Uva-ursi (Crédito: Raw Pixel)

Quais os benefícios?

O alfa-arbutin atua como inibidor da enzima tirosinase, que está envolvida na produção de melanina no nosso organismo. Como você já deve imaginar, a melanina é responsável pela pigmentação da pele, protegendo-a dos danos induzidos pela radiação UV.

Além de ajudar a uniformizar o tom da pele, como o ativo também ajuda a aumentar a degradação de melanina, ele faz com que hiperpigmentações que já temos na pele sejam suavizadas. Assim, o alfa-arbutin pode ajudar quem sofre com melasma, manchas causadas pelo excesso de sol, entre outras.

+ Como inserir o retinol biomimético na rotina de skincare?

O alfa-arbutin ainda ajuda a reduzir o grau de bronzeamento da pele após a exposição aos raios UV, porém, fique atento: é imprescindível usar protetor solar independente disso.

Devido a presença de alfa-aburtin em sua fórmula, o Sérum Uniformizador consegue agir na inibição da tirosinase, participando do início da formação da melanina. Ou seja, durante a formação dela. "Escolhemos o alfa-arbutin porque consegue agir exatamente naquele ponto em que melanócito está sento estimulado para formar a melanina. Ele age antes desse estímulo do melanócito, que traz a melanina e muda a cor da sua pele", esclarece Ana Sofia Barbosa, do nosso time de pesquisa e desenvolvimento.

sérum uniformizador

E aí: que tal inserir o Sérum Uniformizador na sua rotina de skincare? Poderoso no tratamento e prevenção de hiperpigmentação, olheiras pigmentares e linhas finas, a fórmula multifuncional pode ser usada na área dos olhos, rosto e corpo e age antes, durante e depois da mancha, hidratando, uniformizando não só o tom como a textura da pele e ainda devolvendo toda a sua luminosidade.

O Sérum Uniformizador combina retinol biomimético, responsável por uniformizar textura e tom sem sensibilizar, a niacinamida 5% que reduz a pigmentação excessiva, o nanoácido tranexâmico e o alfa-arbutin, que regulam o início da produção da melanina. Já o óleo de rosa mosqueta entra na fórmula com suas ações antioxidante, hidratante e cicatrizante.

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista, é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele, combinado?

Artigos e estudos utilizados para este texto:

Scientific Committee on Consumer Safety

Arbutin

Inhibitory Effects of a-Arbutin on Melanin Synthesis in Cultured Human Melanoma Cells and a Three-Dimensional Human Skin Model

Action of tyrosinase on alpha and beta-arbutin: A kinetic study

Quer saber mais sobre algum assunto? Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog