Prebióticos: o que são e o que fazem pela nossa pele

Prebióticos: o que são e o que fazem pela nossa pele

Tem tudo a ver com estimular o crescimento de bactérias boas para a saúde da cútis

Prebióticos são assunto em alta no mundo cosmético e com uma excelente razão: eles podem ajudar (e muito!) a manter a microbiota da nossa pele equilibrada. E é exatamente por isso que você pode encontrar esse nome em diferentes produtos de skincare por aí.

Mas, Sallve, o que seria microbiota da pele? Antes de entrar no mundo fantástico dos prebióticos, é legal entender que a pele é um órgão de barreira bastante complexo. Um único centímetro quadrado da pele humana pode conter até um bilhão de microrganismos.

Porém, quando há alterações nesse microbioma, essas diversas comunidades microbiota também podem ser responsáveis por favorecer o aparecimento de lesões, promover doenças e retardar a cicatrização de feridas, por exemplo. Aí a importância de manter tudo muito equilibrado e saudável.

O que são prebióticos?

Bem, de uma forma resumida, os prebióticos são componentes alimentares não metabolizados pelo organismo que servem de alimento para os probióticos. Sim, os nomes são parecidos e isso pode confundir tudo. Portanto, atentos para as diferenças:

  • Prebióticos: são as comidinhas que servem de alimento para microrganismos do bem, e influenciam o seu crescimento na pele.
  • Probióticos: microrganismos vivos que estimulam a proliferação das bactérias boas.
  • Pós-bióticos: subprodutos metabólicos gerados por microrganismos probióticos que têm influência sobre as funções biológicas do hospedeiro.

Quais os benefícios?

Como te dissemos ali em cima, os prebitóticos servem de comida para os probióticos, incentivando o crescimento e proliferação de bactérias boas. Essas bactérias servem para proteger a nossa pele. E por que a gente precisa disso? Alguns hábitos diários nossos, como lavar o rosto muitas vezes por dia, podem desregular a flora bacteriana, nos deixando expostos e favorecendo uma pele sensibilizada.

Portanto, aplicar produtos que contenham prebióticos na fórmula podem auxiliar qualquer tipo de pele, principalmente, as sensíveis. Já que eles ajudam a manter a superfície da pele íntegra, equilibrada e com aparência forte e saudável. Com uma barreira da pele saudável, isso também favorece a hidratação e traz fatores de compensação para a vermelhidão e o ressecamento.

Além disso, quem tem acne também pode se beneficiar. Como? A proliferação de bactérias boas (estimuladas pelos prebióticos) combatem bactérias responsáveis pela acne. Além disso, ao induzir mecanismos de defesa natural, estudos apontaram que essas bactérias boas podem ter efeitos positivos em quadros de dermatites seborreica e eczema atópica, por exemplo.

Ou seja, manter a barreira da pele íntegra e equilibrada é o melhor caminho para uma pele saudável e viçosa. E tem prebióticos na Sallve? Claro que tem! A Máscara Purificante tem prebióticos em sua composição e somado ao poder da argila Verde e do pantenol remove a oleosidade excessiva, preveni a acne, suaviza a vermelhidão de espinhas além de nutrir e reequilibra a pele.

Prebiótico extraído de planta?

Sim, isso mesmo. No mundo dos cosméticos, por exemplo, podemos contar com um prebiótico retirado do extrato de salgueiro alpino (Epilobium fleischeri), planta rara, cultivada organicamente em regiões montanhosas, de ar puro e sem poluição.

O salgueiro alpino é rico em flavonóides e oenothein B, compostos que contribuem para a sebo-regulação. Por ter ação antiinflamatória, estimula a microbiota benéfica da pele. Essa ação prebiótica ajuda a reduzir níveis da Cutibacterium acne - sim, aquela bactéria da acne. Incrível, né?

Que tal adicionar a Máscara Purificante na tua rotina de skincare? Você pode usa-la duas a três vezes por semana.
Com edição limitada, você pode optar também pelo kit máscaras, que traz em um necéssaire exclusivo, a Máscara Purificante junto com a Máscara Antirressaca que combina em sua fórmula o extrato de café para acordar a pele e amenizar os sinais de cansaço; a taurina que ativa a microcirculação da pele, reduz o inchaço e bolsas nos olhos, amenizando até as olheiras de cansaço; o aloe Vera e os fermentados vegetais, que juntos potencializam a hidratação e acalmam a pele, trazendo viço e deixando uma sensação deliciosa.

Vale lembrar: procure um dermatologista para saber o que é melhor e mais adequado para sua pele!

Artigos e estudos usados para esse texto

Impact of prebiotics and probiotics on skin health

What Are Prebiotics for Skin?

Microbiome in healthy skin, update for dermatologists

Prebiotics, cosmeceuticals may improve skin condition

The skin microbiome: Associations between altered microbial communities and disease

The effect of probiotics on immune regulation, acne, and photoaging

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog