7 erros que você pode cometer ao lavar o rosto

Pode parecer simples lavar o rosto... Mas, alto lá! Te indicamos sete erros bem comuns que podem comprometer a preparação da pele para o skincare.

Sallve

Quem acompanha o blog da Sallve sabe bem que a limpeza da pele é o passo mais importante do skincare. Mas, se você chegou agora por aqui, não se sinta fora da conversa: temos um be-a-bá da limpeza com informações que valem ouro. É com a higiene do rosto que conquistamos uma pele saudável e garantimos uma melhor absorção dos ativos cosméticos. Com a limpeza preparamos a pele para receber o sérum - alô, Antioxidante Hidrante! - ou o creme.

Mas será que podemos cometer erros ao lavar o rosto? Pois bem... Listamos sete deles!

1. Não lavar as mãos

Você já sabe de cor e salteado que o ideal é lavar o rosto de manhã e a noite, para preparar a pele para receber o skincare. Mas, e as mãos? As lavou antes de aplicar o produto de limpeza?
Não adianta escolhermos a dedo o limpador facial se não limparmos bem as mãos antes de o aplicar. Lave as mãos, enxague toda a espuma e as enxugue. Pronto: agora vamos ao limpador!

2. Lavar o rosto só com água

Tem quem ache que basta jogar uma água no rosto ao acordar para ter completado a primeira etapa da rotina de skincare. Mas, nã-na-ni-na-não. A água por si só não tem a capacidade de remover óleo, sebo e sujeiras. Dessa forma, a pele não estará pronta para receber os ativos dos cosméticos e empurrando a sujeira para dentro dos poros podem surgir comedões e acnes.

3. Lavar o rosto muitas vezes ao dia

Sabe aquele ditado de que tudo que é em excesso não faz bem? Pois vale também para a limpeza do rosto. Quem tem pele oleosa pode achar que lavando o rosto várias vezes ao dia vai deixa-la com a sensação de mais sequinha, mas o que acontece é exatamente o contrário. Quando tiramos tanto óleo da nossa pele, ela compensa produzindo ainda mais óleo. Esse é o tão temido efeito rebote da oleosidade. E o efeito rebote não é exclusividade da pele oleosa: ele pode acontecer com todos os tipos de pele.

4. Usar sabonete do corpo no rosto

Você entra no banho e enquanto ensaboa o corpo o passa também no rosto? Então é hora de repensar esse hábito. Ao não optar por fórmulas específicas para seu rosto, e usar um sabonete corporal na face, se pode entupir os poros, causando espinhas, cravos e inflamações. E ninguém quer procurar mais cravinhos, não é mesmo?

5. Usar produtos de limpeza agressivos

"A utilização de produtos em excesso ou incorretos, em especial os que contêm em sua composição substâncias agressivas como os “detergentes” (com sulfatos), têm um grande potencial para afetar seu pH, trazendo alterações na barreira cutânea, tais como vermelhidão, sensação de desconforto e até descamação", explica a dermatologista consultora na Sallve, Dra. Liliana Bechelli Torloni.
Os detergentes (surfactantes) são agentes de limpeza que podem ser muito agressivos e causarem sensibilidade. Aprenda mais sobre sulfatos e seus nomes: temos um post só sobre o assunto.

6. Tomar banho muito quente

A água quente pode ser uma delícia mas (suspiros) ela, definitivamente, não é uma amiga da nossa amada cútis. Com a alta temperatura removemos toda a oleosidade natural da pele e o resultado é barreira cutânea afetada e pele desidratada, efeito rebotedilatação nos poros. Pronto, temos motivos de sobra para tomar banho morninho. Temos um texto que explica mais sobre os efeitos da água quente.

7. Lavar o rosto só de manhã / ou só a noite

De um tempo pra cá começou a se propagar em fóruns especializados, sites de beleza e redes sociais as técnicas de cuidados de quem lava o rosto uma vez ao dia. Conversando com dermatologistas aprendemos que lavar o rosto duas vezes por dia não é o bicho-papão que dizem por ai... Lavar o rosto pela manhã tem uma função, à noite outra. É simples assim. E a explicamos tintim por tintim aqui no blog. Com um limpador suave, sem agentes agressivos, seguir a indicação de higiene duas vezes ao dia se tornou mais fácil. Quem busca uma alternativa pode limpar o rosto pela manhã com água micelar.

Consultar um dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele.

Já experimentou o nosso Limpador Facial? Ele foi formulado com ingredientes ativos que amamos! Tem NiacinamidaExtrato de MoringaPhytoesqualano e Pantenol.

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading