LHA: o que é e quais os benefícios do lipo-hidroxiácido para pele?

LHA: o que é e quais os benefícios do lipo-hidroxiácido para pele?

Spoiler: o LHA é um derivado do já famoso ácido salicílico, um BHA poderoso

Se você já é um grande fã do ácido salicílico, temos certeza de que vai adorar conhecer o LHA (lipo-hidroxiácido), que é um derivado mais suave desse tão conhecido beta-hidroxiácido, e que também traz benefícios incríveis para sua pele. Tá pronto para descobrir? Só vem!

O que é LHA?

O Capryloyl Salicylic Acid é lipo-hidroxiácido do ácido salicílico, ou seja, um derivado desse ácido. Ele também é conhecido pelo nome de 2‐hydroxy‐5‐octanoyl benzoic acid. Porém, quando falamos em cosméticos e dermocosméticos o mais comum é que você o encontre apenas pelo nome LHA, a sigla para lipo-hidroxiácido.

Quais os benefícios?

Esse derivado lipofílico tem muitos benefícios para pele, incluindo ser um esfoliante químico suave, sendo muito bom para quem não tolera toda a força do ácido salicílico. Ainda assim, é um aliado das peles acneicas, já que auxilia a desobstruir os poros.

+ Como começar a usar ácidos na pele

Além disso, o LHA tem atividade queratolítica (ou corneolíticas). E o que isso quer dizer? Ativos queratolíticos ajudam a "dissolver" a camada córnea da pele, mas não de um jeito ruim, como você pode estar imaginando. Geralmente, eles estão ligados a tratamentos que visam fazer desaparecer lesões em que nosso corpo produz um excesso de pele, como na acne.

Anota aí todos os benefícios:

  • É um agente esfoliante e, devido à sua reduzida penetração, age de forma eficaz para desentupir poros;
  • Tem atividade queratolítica;
  • É antimicrobiano e anti-inflamatório;
  • Restaura a suavidade e maciez da pele;
  • Auxilia a reduzir sinais e linhas finas;
  • Ajuda a manter a elasticidade e o brilho da pele.

Ácido Salicílico x LHA

Talvez você esteja se perguntando qual a diferença do LHA para o ácido salicílico puro. Bem, o maior ponto é que ele é realmente mais suave, menos agressivo e mantém os principais benefício do ácido salicílico, como propriedades esfoliantes, desobstrução de poros, auxílio no tratamento de acne e cravos, etc.

+ Ácidos e protetor solar: por que essa dupla é inseparável?

Outra diferença é que o LHA tem um tamanho molecular maior, junto com sua estrutura de ácido graxo, e penetra “menos” na pele, ​​tendendo a permanecer no estrato córneo (a camada mais externa da pele), enquanto o ácido salicílico penetra até 58% mais, segundo estudos.

Ou seja, usar um ou o outro na formulação, depende muito do objetivo do produto em questão. "O Capryloil Salicylic Acid (LHA), é um derivado lipofílico que funciona como uma fonte segura de ácido salicílico. Ele é um substituto seguro ao ácido salicílico. No entanto, podemos trabalhar em concentrações superiores minimizando a irritação que pode ocorrer quando o ácido salicílico é associado aos AHAs. Uma função importante também do LHA é que funciona, principalmente, como emoliente, aumentando a permeação de ingredientes ativos na superfície da pele", aponta Fabiana Souza, especialista em Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve.

Artigos e referências usadas para este texto

Capryloyl salicylic acid

The use of hydroxy acids on the skin: Characteristics of C8 -lipohydroxy acid

Voltar para o blog