Conheça o seu novo melhor amigo: prazer, ácido glicólico! Pode parecer exagero já ir apresentando um ingrediente dessa forma, mas ele já é íntimo e é um verdadeiro astro no mundo dos cosméticos. Ah, se você não lembra (ou não viu), nós já até falamos um pouco sobre as vantagens que ele traz para a pele acneica. Sim, isso mesmo, ele é aliado na luta contra cravos e espinhas!
A gente já adianta que não há motivos para se assustar só porque você leu o nome ácido ali em cima. As vantagens são tantas, que até o final desse texto você já vai ter entendido perfeitamente o motivo dele ser tão bem falado por aí e, inclusive, usado em consultórios de dermatologistas para fazer peeling, além de fazer parte da fórmula do nosso Tônico Renovador. Mas vamos lá...
Ácido glicólico: o que é?
O ácido glicólico faz parte da família dos alfa-hidroxiácidos, conhecidos também como AHAs, e é encontrado na cana-de-açúcar. Dentro da família, que também abriga o ácido lático (que também está na composição do Tônico Renovador), é o que tem menor peso molecular, permitindo que penetre mais profundamente na pele, proporcionando resultados mais rápidos e eficazes do que os outros AHAs.
O que o ácido glicólico faz?
A maior e mais conhecida função do ácido glicólico é promover a renovação celular. Ele faz isso por meio da esfoliação e da descamação da pele. Com isso, ele também estimula a produção de colágeno, proteína responsável por deixar a pele mais resistente e elástica.
Quais os benefícios?
- Minimiza linhas de expressão: como estimula a produção de colágeno e elastina, o ácido glicólico ajuda a reduzir a aparência das marcas causadas pelo envelhecimento.
- Clareia manchas: ao proporcionar a renovação celular, o ácido glicólico acelera a eliminação do excesso de pigmento na pele, como o causado pelo melasma, por exemplo. Com isso, há um clareamento uniforme das manchas onde o ácido foi aplicado.
- Controla a oleosidade: como já falamos, por conta de seu baixo peso molecular, o ácido glicólico penetra a pele rapidamente e ajuda a manter os poros livres do sebo excessivo. Assim, previne o aparecimento de cravos e espinhas, controlando a oleosidade.
- Melhora a textura da pele: sim, o ácido glicólico devolve aquele viço saudável para a sua pele. Ele minimiza a aparência de poros dilatados e melhora a textura da pele.
Tem contraindicação?
Costuma ser bem aceito por todos os tipos de pele, porém, quem tem pele sensível deve ter cuidado com a concentração do ingrediente, pois pode causar vermelhidão e ardência se a dose for alta demais. Nos cosméticos, é comum e seguro encontrar concentrações de até 10%.
Além disso, durante o tratamento com ácido glicólico, é importantíssimo passar sempre e to-dos os dias filtro solar, porque sua pele pode estar mais sensível à luz solar.
Pode usar ácido glicólico na pele negra?
A Dra Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve explicou: "a única questão do ácido glicólico é que ele costuma ser um pouco mais agressivo. Tem que tomar cuidado em peles negras que são sensíveis, que estão fazendo algum tratamento ou com muita inflamação".
Bem vindo, ácido glicólico
Que tal incluir o Tônico Renovador na sua rotina de skincare? Ele tem em sua composição 7% de AHAs: 4% de ácido glicólico, 1% de ácido lático e 2% de ácido málico, além de Extratos de Alcaçuz, Hamamélis e Physalis.
O Tônico Renovador pode ser aplicado com as mãos ou com uma toalhinha de algodão após a higienização da face, uma vez ao dia. É recomendado intercalar o uso na primeira semana para a pele se acostumar ao produto. E a partir da semana seguinte, se pode usar diariamente. É importante concluir a rotina da manhã sempre com o protetor solar, combinado?
Vale lembrar: consultar um dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele.
Algumas referências e estudos usados para este texto
Glycolic acid peel therapy – a current review
What is glycolic acid and why should I be using it?
Retinoic acid and glycolic acid combination in the treatment of acne scars
Comparative Study for the Treatment of Melasma
Cosmetic and dermatologic use of alpha hydroxy acids
Uso de peeling de ácido glicólico no tratamento da pele fotodanificada
Atuação do Ácido Glicólico no Envelhecimento Cutâneo
Glycolic Acid - Paula's Choice
Why This On-Trend Ingredient Could Spell Bad News For Dark Skin Tones
Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve! A gente adora trocar experiências!