Argila verde: quais os principais benefícios e como usar

Argila verde: quais os principais benefícios e como usar

A argila verde é um ingrediente queridinho de muita gente (e com razão)!

A gente já perdeu as contas por aqui de quantas vezes ouvimos durante a Turnê Sallve pessoas declarando todo seu amor pela argila. É um verdadeiro hit, amigos! Porém, hoje estamos aqui para explicar um pouquinho melhor as funções da argila verde, a melhor amiga da pele oleosa e acneica.

argila verde

O que é argila verde?

A argila é um ingrediente natural extraído de rochas vulcânicas. Quando falamos especificamente da argila verde, ela faz parte do grupo da montmorilonita (um argilomineral).

+ Mito ou verdade: dúvidas sobre a máscara facial de tratamento

A argila verde é um dos tipos mais conhecidos entre os diversos tipos de argila e uma queridinha nos cuidados com a pele. Ela é bastante rica em silício e zinco, mas também conta com titânio, cal, magnésio, alumínio, cobre, selênio, etc.

A coloração verde/acinzentada acontece por conta do óxido de ferro em sinergia com outros minerais presentes nela.

+ 9 dicas simples para cuidar da pele oleosa

Algumas vezes, a argila verde é apresentada como argila de bentonita (ou bentonítica). Isso significa que é uma argila com alto teor de montmorilonita e um alto grau de pureza mineralógica.

Para que serve argila verde?

No ramo dos cosméticos e dermocosméticos, a argila verde tem diversas aplicações e é muito utilizada para máscaras faciais e também para os cabelos, mas também pode estar presente em sabonetes e esfoliantes, além de também ser usada em tratamentos de estética corporal, por exemplo.

+ Máscara facial: funciona mesmo ou é só modismo?

Aqui ainda vale lembrar que há vários tipos de argila (branca, rosa, vermelha...) e cada um proporciona diferentes benefícios, por conta dos elementos presentes em cada uma. Podem ter magnésio, zinco, ferro, cobre e titânio, que são conhecidos por limpar e hidratar, ou também silício, que tem ação rejuvenescedora, e manganês, que age na composição do colágeno e na cicatrização, por exemplo.

Quando falamos em argila verde, por conta de seus minerais, tem alta função anti-inflamatória, secativa, desintoxicante, o que é ótimo para pele e cabelos, por exemplo.

+ 8 mitos sobre a acne: desvendando para aprender a tratar

Quais os benefícios da argila verde?

Como é rica em minerais, a argila verde é uma grande aliada da pele oleosa e acneica, muito por conta dos seguintes benefícios:

  • Ajuda a controlar a oleosidade da pele, mantendo o equilíbrio ao longo do dia;
  • Tem ação cicatrizante, secativa e bactericida;
  • É purificadora e desintoxicante;
  • Tem função adstringente;
  • Tem função anti-inflamatória;
  • Ajuda a controlar a formação de cravos e espinhas, desobstruindo poros e auxiliando na limpeza;

Quer um bônus? Quando aplicada no cabelo, ela também ajuda a controlar o excesso de óleo no couro cabeludo, contribuindo para fios mais saudáveis. Aliás, a gente até já te falou por aqui da relação da pele oleosa com o cabelo oleoso.

+ Cicatrizes de acne: tipos e tratamentos

Como usar?

O uso mais comum da argila verde é em máscaras faciais e outros cosméticos. Ela pode ser encontrada pura, em pó ou como ingrediente de produtos. Muitos cosméticos têm esse tipo de argila combinada com outros ativos para potencializar sua ação no combate a acne, por exemplo, o que é super efetivo e potente.

Mas dá para usar só argila verde e fazer em casa? Sim, dá para usar só argila verde. Você encontra a argila em pó para fazer sua própria máscara facial ou capilar em diversos comércios especializados. Aí, é só seguir as informações do fabricante e usar a cada 15 dias.

+ Montando uma rotina para sua pele oleosa

Aqui vale ressaltar um ponto: todos os benefícios que falamos são incríveis, mas tudo depende da origem e de como ele é manipulado até chegar ao consumidor. Caso isso não seja feito da maneira correta, ele perde várias propriedades.

Argila verde na Sallve

A argila verde é a estrela da fórmula da Máscara Antiacne, uma máscara de tratamento para efeito de alívio da acne. Ela controla oleosidade, reduz vermelhidão, acelera o processo de recuperação da pele com espinhas e amolece cravos. Sua textura é super cremosa, não resseca e nem repuxa a pele, deixando um acabamento macio e hidratante.

Sua fórmula conta ainda com Ácido Salicílico, Centella Asiática, Alfa-Bisabolol e Alantoína, formando um poderoso aliado no cuidado semanal da pele acneica.

Ela deve ser aplicada na pele após a etapa da limpeza, até duas vezes por semana. Deixe agir por 20 minutos e enxágue com água. Ah, e um cuidado importante: não utilize-a no mesmo dia em que for usar o Tônico Renovador ou Esfoliante Enzimático, tá?

+ Conheça a Linha Antiacne da Sallve

Alguns estudos e referências usados para este texto

Uso das argilas na estética facial e corporal

Estudo da Caracterização e composição de argilas de uso cosmético

Evaluation of the medicinal use of clay minerals as antibacterial agents

CHEMICAL AND MINERALOGICAL CHARACTERISTICS OF FRENCH GREEN CLAYS USED FOR HEALING

Argilas bentoníticas

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog