Melão do Kalahari: para hidratar e regenerar a barreira cutânea

Com produção sustentável na África do Sul, esse ativo conta com ácidos graxos essenciais e vitamina E natural

melão do kalahari

Talvez você nunca tenha sido apresentado ao Melão do Kalahari, uma das estrelas da fórmula do nosso Hidratante Facial, mas o que a gente já pode adiantar e garantir é que ele é incrível - tanto pela sua história quanto pela sua produção altamente sustentável, além do bem danado que o óleo da sua semente pode trazer pela sua pele. Se interessou? Só segue o fio!

Melão do Kalahari: a origem

O deserto do Kalahari, na África, tem cerca de 900 mil km². Ele se estende por Angola, Botsuana, Namíbia e África do Sul. E, exatamente nesse último, uma grande região que costumava ser o coração da produção agrícola do país experimentou recentemente a pior seca dos últimos 80 anos.

+ Como os produtos da Sallve ajudam a manter a barreira cutânea da sua pele íntegra

Muitos agricultores faliram e perderam suas terras. Aqueles que sobreviveram e conseguiram manter suas fazendas, reduziram significativamente sua produção e equipe, resultando em uma enorme perda de empregos e uma crise social e econômica.

Na província de North West, na África do Sul, um grupo de pessoas resolveu investir no que brincam ser o “segredo mais bem guardado da África”: o Melão do Kalahari. Ele é, na verdade, uma melancia selvagem e está por aí há milhares de anos. Já foi, inclusive, considerada uma erva daninha e deixada de fora da agricultura. O ponto é que esse melão rejeitado é incrivelmente resistente à seca. Quando tudo morre, geralmente essa é a última espécie de pé.

+ Pele viçosa: como alcançar esse cálice sagrado do skincare

A verdade é que ele e suas propriedades já eram velhos conhecidos. Durante séculos, o melão foi uma fonte crucial de água nos desertos do Kalahari e do Saara. Seu cultivo se espalhou há mais de 3 mil anos na África Mediterrânea, Oriente Médio e Ásia Ocidental. E o óleo de sua semente era conhecido desde os tempos dos antigos egípcios, usado inclusive para cuidar da pele, deixando-a viçosa e saudável.

Durante a seca que assolou a região da África do Sul, um primeiro fazendeiro e sua equipe decidiram investigar as propriedades da planta mais a fundo. A surpresa é que descobriram que as sementes do melão tinham uma alta concentração de ácidos graxos essenciais e vitamina E natural. Essa combinação única faz um óleo bem seco, mas muito rico, que dá força e contribui para a saúde da pele como nenhum outro.

+ Todos os tipos de pele precisam de hidratação?

E o mais bacana de tudo: a produção é sustentável ecologicamente, economicamente e socialmente.

Benefícios

Depois que as sementes são colhidas, secas e peneiradas, o óleo é prensado a frio em uma máquina e filtrado. E é essa matéria-prima que tem 70% de ácidos graxos essenciais e 2.800 mg/kg de vitamina E natural. Respectivamente, duas e cinco vezes mais do que o famoso óleo de Argan.

+ 70% da nossa pele é água: já parou pra pensar nessa relação?

Para entender os benefícios, é bom relembrar alguns pontos. Ácidos graxos essenciais, aqueles que o nosso corpo não consegue produzir sozinho e que são em boa parte adquiridos pela nossa alimentação, são bem importantes para a nossa pele. E isso tem tudo a ver com a barreira cutânea. Ela depende de ácidos graxos essenciais para funcionar corretamente.

Os ácidos graxos presentes na sua pele fazem, essencialmente, três coisas: diminuem a água transepidérmica, são antimicrobianos e também anti-inflamatórios. Eles ajudam a formar uma barreira antibacteriana resistente à água que é como a nossa pele se protege contra infecções. Ou seja, se alguma dessas funções estiver comprometida, sua pele não estará saudável.

+ Barreira cutânea x barreira lipídica: qual a diferença?

Quando falamos de pele, exclusivamente, dermocosméticos podem ajudar muito a manter o estrato córneo saudável, já que aumenta a hidratação, além de ter funções calmantes e ajudar a pele a ficar forte.

Com seu alto índice de ácidos graxos essenciais (incluindo ácido linoleico, ácido oleico, ácido palmítico e ácido esteárico), o óleo do melão do Kalahari nutre e hidrata muito bem, até peles secas e irritadas. Ele também é incrível para peles sensíveis, por conta do alto teor de ácido linoleico (ômega 6). Além disso, como já dissemos, os ácidos graxos ajudam a reparar a integridade da barreira da pele, o que significa que a pele retém mais umidade, evitando a desidratação.

+ Pele desidratada: 7 sinais e o que fazer para tratar

Enquanto isso, a vitamina E é um poderoso antioxidante. Ela combate os radicais livres, que são resultado de estressores ambientais diários, como a exposição solar e a poluição. Assim, o composto ajuda a proteger a pele contra esses danos, prevenindo o envelhecimento precoce.

Ajuda também a suavizar sinais e linhas finas, além de atuar como um inibidor na produção de colagenase, uma enzima que destrói o colágeno, que por sua vez é responsável por dar firmeza para a nossa pele, junto com a elastina.

A vitamina E ainda tem benefícios hidratantes e ajuda a fortalecer a barreira natural da pele. Por ser um anti-inflamatório natural, também pode contribuir para acalmar peles supersensíveis.

Hidratante Facial

hidratante facial

E aí, que tal inserir o Hidratante Facial na sua rotina de skincare? Ele é um gel-creme de rápida absorção com ativos poderosos de hidratação diária. Além de uma sensação leve e refrescante, ele deixa a pele macia e viçosa sem ficar pegajosa.

Com beta-Glucan, phytoesqualano e niacinamida, o Hidratante Facial reduz a aparência de linhas finas, protege a perda da água, acalma a pele, hidrata por até 24 horas, reduz a aparência dos poros e seca rápido na pele.

Vale lembrar: consultar um dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da sua pele! ;)

Artigos e referências usados para este texto

The topical efficacy and safety of Citrullus lanatus seed oil: A short-term clinical assessment

African Origin Oils

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências.

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Loading
Login efetuado com sucesso!