Taurina: perfeita para minimizar sinais de cansaço

Taurina: perfeita para minimizar sinais de cansaço

Esse aminoácido é produzido naturalmente pelo corpo

Taurina. Se você é adepto das bebidas energéticas, já deve ter cruzado com esse nome por aí. O curioso é que ele não serve apenas para deixar a sua mente mais “acordada”, ele também pode reenergizar a sua pele, quando você está com aquela carinha de ressaca ou de cansaço depois de um dia ou semana intensos. Ficou curioso?

taurina

O que é a Taurina?

A taurina é um aminoácido produzido naturalmente pelo nosso corpo, mas também pode ser encontrada em fontes vegetais, como amêndoas, grão de bico, algas e na soja.

Esse ativo difere do restante dos aminoácidos por não ser incorporado a proteínas, mas sim encontrado livremente nos tecidos dos seres vivos.

A taurina é encontrada de forma abundante em processos relacionados à alta atividade elétrica, como no cérebro, olhos, músculos, desenvolvimento do coração, plaquetas e sistema nervoso.

Agora, talvez você esteja se perguntando o motivo desse nome, que lembra “touro”. Bem, o nome realmente vem do latim taurus (que significa touro). E, segundo a história, esse aminoácido teria sido chamado assim porque foi isolado pela primeira vez na bile de um touro. Os responsáveis foram os cientistas alemães Friedrich Tiedemann e Leopold Gmelin, em 1827.

Benefícios para a pele

Bom, se a taurina nos dá energia nas bebidas energéticas, é basicamente isso que ela faz também com a nossa pele: reenergiza, minimizando os sinais de fadiga. Ou seja, perfeita para acabar com aquela carinha de cansaço, dando um glow hidratado para a sua cútis.

E como esse milagre acontece? A taurina atua prevenindo a perda de água e a descamação da pele, regulando a resposta pró-inflamatória e estimulando a síntese de lipídios na epiderme. Isso quer dizer que tem função restauradora da barreira cutânea, a camada mais exposta da pele, também conhecida pelo nome de manto hidrolipídico.

Além disso, segundo estudos, o ingrediente tem propriedades calmante e pode ajudar a prevenir dermatites. A taurina é um inibidor do lauril sulfato de sódio, composto tensoativo utilizado em diversos produtos de higiene pessoal, como cremes dentais, xampus e sabonetes, por exemplo, que pode ser irritante para a pele de algumas pessoas. Como ela evita a perda de água transepidérmica, previne a desidratação da pele e restaura a sua função de barreira. Incrível, né?

taurina

Na Sallve, a taurina aparece na fórmula da Máscara Antirressaca - criada para acordar sua pele e amenizar os sinais de cansaço. Com textura em gel que não resseca, sua fórmula conta ainda com extrato de café para ativar a microcirculação da pele, reduzir o inchaço e bolsas nos olhos, amenizando até as olheiras de cansaço, aloe Vera e fermentados vegetais, que juntos potencializam a hidratação e acalmam a pele, trazendo viço e deixando uma sensação deliciosa em apenas 15 minutos de uso.

A Máscara Antirressaca pode ser usada de duas a três vezes por semana, em dias alternados.

E aí: que tal inserir a Máscara Antirressaca na sua rotina de cuidados com a pele? Você pode optar também pelo kit máscaras, que traz em uma necéssaire exclusiva, além da Máscara Antirressaca, a Máscara Purificante. Ela tem o poder da argila Verde, que age junto com os prebióticos e pantenol para remover a oleosidade excessiva, prevenir a acne, suavizar a vermelhidão de espinhas além de nutrir e reequilibra a pele.

Vale lembrar: consulte sempre um dermatologista para saber o que é melhor para a sua pele :)

Alguns estudos e referências usados para este texto

Antiirritant properties of polyols and amino acids

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog