Bolsas nos olhos: causas e ingredientes que vão te ajudar a eliminá-las

Entenda como se formam as bolsas nos olhos - tantas vezes confundidas com olheiras! - e quais são os melhores ingredientes para tratá-las.

Muita gente  por aí não gosta nada de acordar com aquelas pequenas bolsas embaixo dos olhos. O problema é que em algumas pessoas elas podem perdurar por todo o dia ou até por boa parte da vida.

bolsas nos olhos

Como se formam as bolsas nos olhos

Odiadas por muitos, as bolsas são consequência do acúmulo de líquido - causado por excesso de bebidas alcoólicas, baixo número de horas de sono e até excesso de sal na comida - ou gordura, algo que se agrava com o processo de envelhecimento e a chegada da flacidez. Como elas acabam fazendo uma sombra logo abaixo dos olhos, às vezes são confundidas com as não menos odiadas olheiras.

Há diversos tratamentos estéticos que podem ajudar a diminuir essa aparência de inchaço, mas os cosméticos também podem contribuir. Basta observar a presença de alguns ingredientes importantes nas fórmulas. Como é o caso da Vitamina C, que incentiva a produção de colágeno e dá mais firmeza para a pele.

Vitamina E tem função antioxidante e descongestionante, colaborando com o rejuvenescimento da pele. Assim como para as olheiras, os peptídeos são astros e atuam diretamente na redução das bolsas, além de clarearem a região.

bolsas nos olhos

Extrato de chá verde e cafeína também são amigos, já que ajudam a constringir os minúsculos vasos que temos ao redor dos olhos, estimulando a circulação, como aponta um estudo da Universidade de Ciências Médica do Irã. Produtos que contenham óleos de algodão e andiroba também podem ajudar nesse caso.

Enquanto isso, a Aloe Vera (babosa) tem propriedades hidratantes e antibacterianas, ajuda a reduzir o inchaço e trabalha no combate do envelhecimento precoce. O ácido hialurônico é outro aliado, pois ajuda a manter a umidade da pele, mantendo a hidratação.

Por último, o Retinol - sempre em sua alternativa natural e segura, como Sytenol A e Revinage -, já que o ingrediente pode ser tóxico ao corpo, causando alterações bioquímicas ou celulares, segundo o Safe Cosmetics. O composto trabalha na renovação e no aumento da produção de colágeno e elastina, o que é ótimo para combater o processo de envelhecimento.

antioxidante hidratante

O Antioxidante Hidratante da Sallve é um parceiro perfeito para a região, sabia? Com vitamina C, niacinamida, cafeína e ácido hialurônico, ele diminui o inchaço e as olheiras de cansaço!

Dica amiga

Há décadas se fala em passar pomadas para hemorróidas: há infinitos depoimentos de que ele é tiro e queda para reduzir as tão faladas bolsas e até olheiras. Isso faz sentido, já que esses cremes têm efeito vasodilatador.

Apesar disso, a ideia não é recomendada: por se tratar da região dos olhos, esse tipo de medicamento pode causar uma baita irritação.

Para quem tem pele sensível ou acneica, o pesadelo pode ser ainda maior, com a obstrução de poros. O melhor mesmo é procurar um dermatologista e conversar sobre o assunto com calma, antes de tentar se livrar a todo custo do que você não gosta na sua pele.

Alguns estudos e referências consultados para este texto

Evaluation of the clinical efficacy and safety of an eye counter pad containing caffeine

The effects of topical application of phytonadione, retinol and vitamins C and E on infraorbital dark circles

Vitamin E in dermatology

Effects of vitamin C on dark circles of the lower eyelids

Aloe Vera: a short review 

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading