Conheça ingredientes que ajudam a reduzir bolsas embaixo dos olhos

Essas bolsas são consequência do acúmulo de líquido ou gordura na região e, frequentemente, são confundidas com olheiras

Muita gente  por aí não gosta nada de acordar com aquelas pequenas bolsas embaixo dos olhos. O problema é que em algumas pessoas elas podem perdurar por todo o dia ou até por boa parte da vida.

Odiadas por muitos, as bolsas são consequência do acúmulo de líquido - causado por excesso de bebidas alcoólicas, baixo número de horas de sono e até excesso de sal na comida - ou gordura, algo que se agrava com o processo de envelhecimento e a chegada da flacidez. Como elas acabam fazendo uma sombra logo abaixo dos olhos, ás vezes são confundidas com as não menos odiadas olheiras.

Crédito: Autumn Goodman/Unsplash

Há diversos tratamentos estéticos que podem ajudar a diminuir essa aparência de inchaço, mas os cosméticos também podem contribuir. Basta observar a presença de alguns ingredientes importantes nas fórmulas. Como é o caso da Vitamina C, que incentiva a produção de colágeno e dá mais firmeza para a pele.

Vitamina E tem função antioxidante e descongestionante, colaborando com o rejuvenescimento da pele. Assim como para as olheiras, os peptídeos são astros e atuam diretamente na redução das bolsas, além de clarearem a região.

Extrato de chá verde e cafeína também são amigos, já que ajudam a constringir os minúsculos vasos que temos ao redor dos olhos, estimulando a circulação, como aponta um estudo da Universidade de Ciências Médica do Irã. Produtos que contenham óleos de algodão e andiroba também podem ajudar nesse caso.

Crédito: Pexels

Enquanto isso, a Aloe Vera (babosa) tem propriedades hidratantes e antibacterianas, ajuda a reduzir o inchaço e trabalha no combate do envelhecimento precoce. O ácido hialurônico é outro aliado, pois ajuda a manter a umidade da pele, mantendo a hidratação.

Por último, o Retinol - sempre em sua alternativa natural e segura, como Sytenol A e Revinage -, já que o ingrediente pode ser tóxico ao corpo, causando alterações bioquímicas ou celulares, segundo o Safe Cosmetics. O composto trabalha na renovação e no aumento da produção de colágeno e elastina, o que é ótimo para combater o processo de envelhecimento.

Por sinal, você já conhece o nosso Antioxidante Hidratante com nano vitamina C a 10% + ácido hialurônico? Só vem!

Dica amiga

Há décadas se fala nisso e ainda tem gente que aposta que passar pomadas para hemorróidas é tiro e queda para reduzir as tão faladas bolsas e até olheiras. Isso faz sentido, já que esses cremes têm efeito vasodilatador.

Apesar disso, acho que nem precisamos te dizer que pode não ser uma excelente ideia, né? Por se tratar da região dos olhos, esse tipo de medicamento pode causar uma baita irritação.

Para quem tem pele sensível ou acneica, o pesadelo pode ser ainda maior, com a obstrução de poros. O melhor mesmo é procurar um dermatologista e conversar sobre o assunto com calma, antes de tentar se livrar a todo custo do que você não gosta na sua pele.

Alguns estudos e referências consultados para este texto

Crédito: Giphy

Evaluation of the clinical efficacy and safety of an eye counter pad containing caffeine

The effects of topical application of phytonadione, retinol and vitamins C and E on infraorbital dark circles

Vitamin E in dermatology

Effects of vitamin C on dark circles of the lower eyelids

Aloe Vera: a short review

Tem dúvidas, quer saber mais ou sugerir algum tema? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências! 

 

vamos conversar?