Pele sensível: aprenda a identificar ingredientes amigos

Pele sensível: aprenda a identificar ingredientes amigos

Exposição solar, medicamentos e até um banho muito quente podem desencadear essa sensibilidade. Aprenda como acalmar a sua pele com ingredientes amigos.

Ter a pele sensível é uma condição que acomete muito mais gente do que você imagina. Por isso, não se sinta sozinha (o) nessa. Exposição solar, medicamentos e até um banho muito quente podem desencadear essa sensibilidade. E é aí que aparecem a vermelhidão, a coceira, o ardor ou a irritação! Também sabemos bem o medo que dá usar um creme hidratante ou uma maquiagem e ter uma reação indesejada.

Porém, apesar de parecer um bicho de sete cabeças ou uma tarefa impossível, acalme-se e saiba que não é! Consultar um dermatologista para entender melhor as suas particularidades e ter um cuidado extra com os ingredientes dos produtos que você usa são um bom adianto para lidar com essa questão.

Crédito: Pexels

Apostar em uma rotina com limpeza suave, hidratação e proteção solar são dicas valiosas, assim como procurar produtos hipoalergênicos, sem fragrâncias e corantes. Outros inimigos da pele sensível podem aparecer nas fórmulas dos cosméticos, como o petrolato; o parabeno, conservante que pode desencadear alergia e irritação severa; o álcool, muito presente em tônicos; e o sulfato, agente espumante que pode ser agressivo para quem sofre com a sensibilidade.

O conservante Metilisotiazolinona, o oxicloreto de bismuto, responsável por dar um brilho perolado para as fórmulas, o triclosan, agente antibacteriano, e o formaldeído são conhecidos por serem altamente alergênicos e irritantes para a pele, por isso, vale prestar atenção nesses nomes nas fórmulas.

Amigos da pele sensível

Após conhecer os inimigos, nada melhor do que ser apresentada (o) a quem pode - e deve! - ser seu aliado na hora de escolher sua rotina de skincare.

Crédito: Pexels

Um dos ingredientes é natural e daqueles que está sempre fresco na nossa memória quando o assunto é acalmar a pele. Se você pensou em camomila, acertou! Porém, para ser mais efetivo, o ideal é procurar nos ingredientes o nome Bisabolol, composto extraído da planta e que é o responsável por acalmar a pele, como aponta um estudo publicado pela Tshwane University of Technology, da África do Sul.

Glicerina, ceramidas e o ácido hialurônico são queridinhos na hora de manter a umidade da pele, já que são feras em retenção de água. Outra aliada é a Niacinamida (ou vitamina B3), importante para manter a hidratação da pele, já que o composto ajuda a aumentar a síntese de ceramidas naturais da pele.

A Aloe vera (ou babosa) é conhecida faz um bom tempo por ter excelente ação no tratamento de queimaduras, cortes ou peles irritadas, ajudando a retardar casos de dermatite. Tem alta capacidade de hidratação e é anti-inflamatória, acalmando a pele.

Óleos vegetais, como calêndula e girassol, são ricos em ácidos graxos, que auxiliam na tarefa de mantê-la saudável. Eles ainda aceleram o processo de cicatrização de feridas e têm ação hidratante. Para garantir uma pele altamente hidratada, você também pode apostar na manteiga de karité.

Vale lembrar! Consultar um (a) dermatologista, é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele!

Alguns estudos e referências consultados para este texto

Aloe Vera: a short review

What Is Sensitive Skin? A Systematic Literature Review of Objective Measurements

Evaluation of a topical treatment for the relief of sensitive skin

Tem algum ingrediente que dá mais resultado na sua pele? Alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog