Pele viçosa: como alcançar esse cálice sagrado do skincare

O que é uma pele viçosa? Como recuperar/manter o viço da sua pele? Aqui a gente te conta tudo sobre esse que parece ser o objetivo mais valioso do skincare.

Depois de anos e anos de pele bem matificada por bases pesadas e muitas pinceladas de pó compacto, a cultura do skincare chegou trazendo consigo um novo ideal: a pele viçosa. O efeito opaco e a necessidade de esconder a sua pele foram perdendo força para aquela vontade de deixar sua pele brilhar e aparecer. Afinal de contas, cuidamos tanto dela, né? De repente, o cálice sagrado se tornou o tão falado "brilho que vem de dentro" - que pode, aliás, desencadear uma verdadeira revolução em como você cuida, enxerga e aceita sua pele, sabia?

Mas o que é, de fato, uma pele viçosa?

Pense no viço como o sinal mais puro de uma pele saudável, que está funcionando normalmente. Viço significa uma barreira cutânea funcionando adequadamente, uma pele hidratada (que recebe e retém a quantidade de água que precisa), o ritmo da renovação celular em dia e os vasos e o sistema de pigmentação equilibrados. "Ou seja: nada está numa situação de desequilíbrio - o pigmento não está sendo produzido em excesso, não está havendo inflamação ou vasodilatação, todas as estruturas da pele estão funcionando - tanto sua irrigação como a troca das células. Isso que significa viço. Significa saúde, bom funcionamento, equilíbrio", ensina Dra. Denise Steiner.

"Uma pele viçosa é uma pele que tem turgor, homogeneidade de cor e brilho adequado. É uma pele que transmite saúde. Uma pele com viço é uma pele funcionando normalmente, é uma pele saudável."

Dra. Denise Steiner

O que pode tirar o viço da sua pele?

Entendendo o que é o viço de uma pele, fica fácil entender os vilões que deixam sua pele opaca, com aquele aspecto sem vida, sem aquele brilho que vem dentro. Dra. Denise explica que a nossa pele tem uma grande dificuldade de manter seu viço normalmente, visto que ela faz a interface do nosso corpo com o meio exterior, recebendo de frente todas as agressões - como mudanças de temperatura e poluição, por exemplo.

Do lado de dentro, tudo deve estar funcionando bem para que sua pele seja viçosa. "A pessoa tem que estar saudável, com uma boa alimentação, ingerindo a quantidade de água suficiente, tendo seu sono reparador", lista a dermatologista. Quanto ao lado de fora, é essencial protegermos nossa pele. "Ela não pode estar sendo agredida por nenhum poluente, nenhum agente como radiação UV excessiva [lembra da nossa conversa sobre radicais livres?], tudo tem que estar equilibrado", continua, alertando: "Recuperar o viço não é fácil."

Além da saúde e das agressões que nossa pele sofre diariamente, Dra. Denise lista ainda a idade como mais um fator que pode tirar o viço da sua pele. "Quando você é jovem, sua pele funciona melhor. Quando você é mais velho, ela tende a ter menos água e fazer uma renovação mais lenta."

Tá, mas e como a gente recupera essa maravilha que é o viço da nossa pele?

Já dá para ter uma boa ideia de como primar pelo viço da sua pele, né? Cuidando da sua saúde e se certificando que sua pele está funcionando normalmente. "O viço é recuperado à medida que os parâmetros normais da pele são recuperados", explica Dra. Denise.

Se sua pele tem uma dificuldade enorme de, sozinha, manter seu viço, como que a gente pode ajudar? Assim, ó:

Hidratação

"Se você tem que ter de 10% a 20% de água no estrato corneo, quando você tem 5% sua pele perde o viço, fica desidratada. Sem água, sua pele tende a ficar murcha", diz Dra. Denise. Portanto, manter sua pele hidratada é fundamental para que ela esteja sempre viçosa.

Renovação celular

A renovação celular é outro fator que influencia muito o viço da sua pele. Normalmente, o processo de renovação celular da sua pele dura 28 dias. Ou seja: são 28 dias para uma célula ir da camada basal para a camada córnea. Se esse ritmo é alterado, a pele não está fazendo sua troca natural, o que muda mesmo o brilho da sua pele, no reflexo da luz que incide nela. "Você deve recuperar essa troca também, soltar essas células e facilitar essa renovação", indica Dra. Denise. "E à medida que você faz isso, vai normalizando também a quantidade de água que fica na pele."

"Renovar a pele é fundamental para manter o viço da sua pele, porque essa é sua fisiologia normal - uma célula ser trocada, não retida. Quando ela está retida, ela desidrata, e todo o funcionamento passa a ser anormal", segue Dra. Denise. "A pele também precisa ter produção de lipídios adequada. Se a pele está inflamada ou avermelhada, ela perde o viço, porque seu funcionamento está fora do normal. Recuperar o viço é normalizar as funções da pele em todos os sentidos."

Esfoliação

Em um estado normal, sua pele não precisaria necessariamente de esfoliação. Mas, como Dra. Denise explica, nossa pele sofre agressões diárias, o que acaba interferindo em seu funcionamento. Com isso, a renovação celular é afetada, assim como sua hidratação e daí por diante. E é por isso que a esfoliação acaba ajudando. "Às vezes a pessoa está com uma pele mais grossa, com resíduos na camada córnea, e a esfoliação pode ajudar como um estímulo mecânico para que essa troca volte a ser constante, equilibrada e normal."

Ácido glicólico: esse herói da pele viçosa

É quase impossível conversar sobre pele viçosa sem ouvir seu nome: o ácido glicólico, esse herói que todo mundo tanto ama. Mas por quê?

É que o ácido glicólico, que faz parte do grupo dos alfahidroxiácidos (AHAs) ajuda naquele "cimento celular" da nossa pele. Dra. Denise relembra: "Pense em sua pele como uma parede de tijolos. Os tijolos são a parte da epiderme, e o cimento é o desmossomo, uma estrutura que gruda uma célula na outra. Às vezes, essa estrutura fica muito compactada, especialmente nas pessoas mais velhas, e a pele não consegue fazer sua renovação celular. O ácido glicólico tem o potencial de soltar esse desmossomo, 'esse grude', de descompactá-lo e fazer com que a renovação celular volte a ocorrer com maior facilidade. Isso fora outros estímulos de hidratação e troca celular", explica. "O ácido glicólico faz com que a renovação celular ocorra de forma equilibrada - nem de mais, nem de menos."

Vitamina C: outra estrela do viço da sua pele

A vitamina C também é pauta obrigatória quando se fala em viço da pele. Dra Denise explica por quê: "Ela é um antioxidante. É difícil para a pele manter o viço, a saúde, suas qualidades e suas funções adequadamente porque ela é agredida continuamente pelo ambiente externo e também pelo ambiente interno desequilibrado. Então o tempo todo há uma tendência a formar-se um excesso de radicais livres, que são decorrentes dessas agressões. A vitamina C age neutralizando isso. Ela acaba conseguindo reverter certas situações e ajudar a pele a se manter mais saudável."

Não é à toa que uma pele viçosa virou o maior objetivo das apaixonadas por skincare. Manter uma pele viçosa é questão de parceria, de conhecer sua pele e aprender a enxergá-la e ouví-la como ela é. Não só isso, é aprender o que ela te comunica todos os dias. Prometemos: o processo é de autodescoberta e muito prazer.

Nossos produtos são sempre pensados com essa finalidade. Seja nosso Limpador Facial com função antipoluição, nosso Antioxidante Hidratante rico em nanovitamina C, nosso Hidratante Firmador ou Esfoliante Enzimático, todos são seus parceiros para uma pele viçosa. Que tal inseri-los na sua rotina? Aqui você aprende tudo sobre a ordem certinha!

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading