Sono da beleza: mito ou verdade?

Quantas vezes você usou a expressão sono da beleza sem saber se trata-se de um mito ou uma verdade? Será que o sono influi na nossa pele?

A melhor definição quando pensamos no sono da beleza é a frase que fecha uma das poesias de Fernando Pessoa (em "Poesias Inéditas 1930 - 1935". Lisboa / Ática. 1955 pag 53):

O amor é bom, mas é melhor o sono

Fernando Pessoa


Uma boa noite de sono influi em todo o nosso ritmo, no nosso rendimento nos estudos / trabalho, na nossa disposição, consequentemente, na nossa saúde, e inclusive, na saúde da nossa pele. Lembra quando falamos aqui no blog da Sallve sobre 13 hábitos que contribuem com o envelhecimento precoce da pele. E adivinhe só, o sono é um deles!

Uma noite bem dormida é essencial para a produção de hormônios como a melatonina, que tem efeitos calmantes. Além de que, como bem sabemos, um noite em branco é certeza de olheiras de cansaço no dia seguinte.
Isso quer dizer que o tal do "sono da beleza" não é um mito e que ele realmente existe. A resposta é sim: é verdade.

Qualidade do sono

Vivemos em uma época com tantos estímulos que o sono passou a virar um momento de dificuldade. Já falamos aqui sobre o problema: a humanidade nunca dormiu tão pouco e isso se deve, em grande parte, por conta dos nossos hábitos. Álcool, tabagismo, cafeína e o jantar pesado e tarde podem influenciar a qualidade do sono quando consumidos perto do horário de dormir. Enquanto que exercícios físicos e a alimentação equilibrada e em horários regulares ajudam, além do consumo diário de água. Outro fator que contribui na pouca qualidade do nosso sono é a luz azul de smartphone, televisão, computador...

+ O que a água faz pela nossa pele?

O sono não é uma "perda de tempo", ele é fundamental para a nossa saúde física e mental. O psicólogo britânico Richard Wiseman explica em seu livro "Night School: Wake up to the power of sleep", de 2014, (sem tradução ainda para o português) com dados científicos o "poder do sono". E afirma que a baixa qualidade do sono favorece distúrbios de saúde como obesidade, hipertensão, colesterol e que os efeitos se refletem também na saúde da nossa pele.

Sono da beleza: ele existe

O que acontece durante o sono é que o nosso corpo entra na fase de regeneração celular: novas células se desenvolvem e substituem as antigas, reparando as danificadas.
O sono adequado regenera o corpo e principalmente a pele, que ganha em luminosidade. Aproveite a renovação celular limpando sempre a pele antes de dormir e aplicando um produto de prevenção ou de tratamento para as linhas finas.

Outro ponto para o sono da beleza são os olhos mais brilhantes e relaxados. O descanso reduz o cortisol (o hormônio do estresse) e, consequentemente, permite que você não tenha um acúmulo de líquidos, as famosas bolsas sob os olhos. Ou seja, olhar repousado e sem as olheiras de cansaço.

E por último (climinha de suspense), você sabia que quem dorme bem é mais atraente? A comprovar essa teoria é uma pesquisa realizada na Suécia e publicada no British Medical Journal. O estudo reuniu um grupo de 23 pessoas, entre 18 e 31 anos. Eles foram fotografados duas vezes: a primeira depois de oito horas de sono, e a segunda vez depois de permanecerem acordados por 31 horas seguidas.

A pesquisa aconteceu da seguinte forma: eles mostraram as fotografias aleatoriamente a 65 pessoas. Já dá até pra imaginar o resultado, não é?
As pessoas que não dormiram por 31 horas foram julgadas menos atraentes, menos saudáveis ​​e, obviamente, mais cansadas. Enquanto que as fotos de quem dormiu bem durante oito horas, foram vistas como mais saudáveis e atraentes.

O ciclo circadiano e o colágeno

Ele pode ser chamado de ciclo circadiano, ritmo circadiano ou ainda de relógio biológico. É ele que nos aponta, no arco de 24 horas de um dia, quando dormir, acordar, comer ou que sofre o jet lag em viagens longas com outro fuso horário. O ciclo circadiano, quando em equilíbrio, influi na liberação da melatonina (a gente explica a melatonina no tópico seguinte).

Um estudo recente da Universidade de Manchester aponta que o ciclo circadiano influi também na proteção do colágeno, proteína fundamental para a estrutura, elasticidade e firmeza da pele.

+ Colágeno: o que é e quais são seus benefícios para a pele

No nosso corpo temos 28 tipos de colágenos, que têm a sua produção comprometida a partir dos 25 anos de idade. O que o estudo inglês indica é que o ciclo circadiano bem equilibrado reabastece as fibras colágenas, formando uma proteção nas partes permanentes da matriz das fibras mais grossas.

O hormônio do sono da beleza

Conhecido como o hormônio do sono, a melatonina é produzida naturalmente pelo nosso corpo no horário noturno. Quando a iluminação natural do dia começa a escurecer, a glândula pineal começa a produzir a melatonina para nos induzir a dormir. E ao raiar do sol a glândula baixa a sua produção, indicando que é hora de acordar. Na teoria tudo lindo. Mas na realidade, a gente sabe que nem sempre é assim.
Seria perfeito se o nosso corpo seguisse esse ritmo tão perfeitamente como descrito acima, não é mesmo? Mas assim como tantas outras substâncias produzidas pelo nosso organismo, a melatonina pode ter uma baixa de produção com o avançar da idade ou ainda, dependente de estímulos, como a luz azul durante a noite, ou por conta de uma ação medicamentosa. E um médico pode avaliar a necessidade de um suplemento para estimula-la sinteticamente.

A Dra Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve explica que "a melatonina é um hormônio fundamental pra a existência do sono REM (ou seja, o sono mais profundo). É ela, que junto com outros hormônios estimula a liberação de fatores de crescimentos epidérmicos, estimula a produção de colágeno, melhora a vascularização e o detox".

É por isso, também, que é fundamental lavar o rosto na higiene da manhã. Apesar de pensarmos que a face está limpa (afinal, foi apenas uma noite de sono), a nossa pele pode suar, além de eliminar toxinas durante o sono.

+ Como a nossa pele sabe que a gente tá dormindo?

O hormônio do crescimento

A somatropina, chamada também de o hormônio GH, de HgH, ou de hormônio do crescimento, é uma proteína anabólica que estimula o crescimento dos tecidos e músculos. A sua produção é mais intensa no período de crescimento de estatura. Mas a hipófise continua a produzi-la em menor quantidade inclusive na fase adulta.

Um estudo da UNESP aponta que "70% do hormônio do crescimento GH, responsável pela tonificação da pele e renovação celular, é secretado durante o sono por uma glândula localizada na base do cérebro, a hipófise. O hormônio GH evita o enfraquecimento ósseo, a perda de massa muscular, o acúmulo de gordura na região abdominal e alterações no sistema imunológico. Além disso, esse hormônio mantém a pele hidratada e saudável e aumenta a capacidade orgânica de cicatrizar feridas e cortes, e é o principal agente no combate ao envelhecimento precoce". Mas atenção, assim como a melatonina, a suplementação sintética deve ser sempre avaliada por um médico.

Posso dormir 10 / 12 horas?

Atenção, até agora estamos falando do quanto uma boa noite de sono faz bem. Mas isso não significa que dormir demais tenha o mesmo efeito. Portanto, tirar o fim de semana para dormir a tarde inteira não vai acelerar os benefícios na pele. O ideal é uma noite de sono de em média oito horas. Dormir demasiadamente não faz bem ao nosso organismo, combinado?
Porém, é importante salientar, o meu relógio biológico pode não ser igual ao teu. Algumas pessoas se sentem bem e dispostas com menos horas de sono, assim como alguns têm mais disposição acordando às cinco da manhã enquanto outros mais tarde.

Preparando a pele para dormir

A rotina de cuidados com a pele pode ser feita de manhã (com limpeza + tonificação + hidratação + proteção) e a noite (trocando por produtos específicos para a noite ou uma máscara de duas a três vezes por semana, além de claro, deixando de fora o protetor).
É durante o sono que mais perdemos a água da pele e é importante repo-la com a hidratação. "A noite é o período em que a nossa pele libera várias toxinas, o nosso corpo libera toxinas. A gente transpira, tem contato com o travesseiro", já apontou a dermatologista consultora da Sallve.

1 Bálsamo Demaquilante: a Dra Monalisa Nunes já nos explicou que "retirar a maquiagem antes de dormir é um dos passos mais essenciais do seu cuidado com a pele. A gente ainda tem toda a poluição do ambiente que foi acumulada na pele durante o dia. Além disso, muitas das maquiagens, especialmente as que as brasileiras usam, acabam sendo muito oleosas, oclusivas - ou seja, elas formam uma capa sobre a pele, que impede sua oxigenação adequeada e entope os poros. Esse entupimento de poros, por sua vez, gera as famosas espinhas e cravos".

+ A importância de demaquilar a pele

2 Limpador Facial: Ter uma pele limpa é fundamental para que ela continue saudável e receba todos os benefícios do que você vai aplicar em seguida. Além disso, limpar seu rosto vai tratar e previnir os poros entupidos com cravos e espinhas, vai normalizar sua produção de sebo e ajudar a manter a pele viçosa. Lembre-se que é fundamental limpar a pele antes de aplicar qualquer produto de tratamento, inclusive antes de uma máscara facial de tratamento. A pele limpa garante uma melhor absorção de tudo o que for aplicado em seguida.

+ Por que precisamos limpar a pele do rosto?

3 Tônico Renovador: além de completar uma limpeza profunda, o tônico regula o pH da nossa pele e a prepara para receber todos os ativos do tratamento noturno. "Ele ajuda com que os ativos e cremes penetrem melhor na pele, e dependendo dos componentes presentes na fórmula, auxiliam no controle da oleosidade, hidratação e acne", explicou a Dra. Camila Rosa.

+ Tônico: afinal de contas, para que serve?

4 Tratamento noturno: alguns ativos são próprios para o uso noturno, como os retinóicos e os alfa hidroxiácidos (ácido lático, glicólico), que têm ação esfoliante e promovem a renovação celular da nossa pele, ou o ácido salicílico.

+ Dia ou noite: em que hora do dia é melhor aplicar seus cosméticos?

Se você não segue um tratamento noturno, encaixe aqui a hidratação, combinando o uso do Antioxidante Hidratante e do Hidratante Firmador.
Uma outra boa dica? A Máscara Antirressaca pode ser usada como uma máscara noturna, sabia?

máscara antirressaca

Antes de dormir o sono da beleza...

Só o sono não faz milagre sozinho, portanto, antes de deitar:

Nada como um quarto arejado e cama bem feita para descansar. Aliás, fique de olho nas fronhas limpinhas: já falamos aqui que um dos pequenos vícios do cotidiano que podem prejudicar a sua pele são as fronhas de travesseiro. Especialmente para quem tem cabelo e pele oleosos, trocar a fronha pelo menos uma vez por semana é fundamental para evitar espinhas.

Como está a qualidade do teu sono?
Se você não tem dormido bem, tire um tempinho para saber mais sobre essas 11 dicas preciosas que podem te ajudar a reorganizar a rotina do sono. E... boa noite ;)

Textos e estudos consultados

Para um bom dia, um bom sonho. FAAC / UNESP.

Remesar-Lopez, Alberto Jorge. Síndrome da Fase Atrasada do Sono: Efeitos dos Usos Isolado e Combinado de Melatonina e de Fototerapia / 2002.
Tese de Doutorado – Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista
de Medicina. Programa de Pós-graduação em Psicobiologia.

Joan Chang, Richa Garva, Adam Pickard, Ching-Yan Chloé Yeung, Venkatesh Mallikarjun, Joe Swift, David F. Holmes, Ben Calverley, Yinhui Lu, Antony Adamson, Helena Raymond-Hayling, Oliver Jensen, Tom Shearer, Qing Jun Meng e Karl E. Kadler. Circadian control of the secretory pathway maintains collagen homeostasis, 2020. Nature Cell Biology.

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading