Sono da beleza: mito ou verdade?

Quantas vezes você usou a expressão sono da beleza sem saber se trata-se de um mito ou uma verdade? Será que o sono influi na nossa pele?

Essa semana falamos aqui no blog da Sallve sobre 13 hábitos que contribuem com o envelhecimento precoce da pele. E adivinhe só, o sono é um deles! Uma noite bem dormida é essencial para a produção de hormônios como a melatonina, que tem efeitos calmantes. Além de que, como bem sabemos, um noite em branco é certeza de olheiras de cansaço no dia seguinte.
Isso quer dizer que o tal do "sono da beleza" não é um mito e que ele realmente existe. A resposta é sim: é verdade.

Qualidade do sono

Vivemos em uma época com tantos estímulos que o sono passou a virar um momento de dificuldade. Já falamos aqui sobre o problema: a humanidade nunca dormiu tão pouco e isso se deve, em grande parte, por conta dos nossos hábitos. Álcool, tabagismo, cafeína e o jantar pesado e tarde podem influenciar a qualidade do sono quando consumidos perto do horário de dormir. Enquanto que exercícios físicos e a alimentação equilibrada e em horários regulares ajudam. Outro fator que contribui na pouca qualidade do nosso sono é a luz azul de smartphone, televisão, computador...

O sono não é uma "perda de tempo", ele é fundamental para a nossa saúde física e mental. O psicólogo britânico Richard Wiseman explica em seu livro "Night School: Wake up to the power of sleep", de 2014, (sem tradução ainda para o português) com dados científicos o "poder do sono". E afirma que a baixa qualidade do sono favorece distúrbios de saúde como obesidade, hipertensão, colesterol e que os efeitos se refletem também na saúde da nossa pele.

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David Cohen / Unsplash

Sono da beleza: ele existe

O que acontece durante o sono é que o nosso corpo entra na fase de regeneração celular: novas células se desenvolvem e substituem as antigas, reparando as danificadas.
O sono adequado regenera o corpo e principalmente a pele, que ganha em luminosidade. Aproveite a renovação celular limpando sempre a pele antes de dormir e aplicando um produto de prevenção ou de tratamento para as linhas finas.

Outro ponto para o sono da beleza são os olhos mais brilhantes e relaxados. O descanso reduz o cortisol (o hormônio do estresse) e, consequentemente, permite que você não tenha um acúmulo de líquidos, as famosas bolsas sob os olhos. Ou seja, olhar repousado e sem as olheiras de cansaço.

E por último (climinha de suspense), você sabia que quem dorme bem é mais atraente? A comprovar essa teoria é uma pesquisa realizada na Suécia e publicada no British Medical Journal. O estudo reuniu um grupo de 23 pessoas, entre 18 e 31 anos. Eles foram fotografados duas vezes: a primeira depois de oito horas de sono, e a segunda vez depois de permanecerem acordados por 31 horas seguidas.

A pesquisa aconteceu da seguinte forma: eles mostraram as fotografias aleatoriamente à 65 pessoas. Já dá até pra imaginar o resultado, não é?
As pessoas que não dormiram por 31 horas foram julgadas menos atraentes, menos saudáveis ​​e, obviamente, mais cansadas. Enquanto que as fotos de quem dormiu bem durante oito horas, foram vistas como mais saudáveis e atraentes.

Posso dormir 10 / 12 horas?

Atenção, até agora estamos falando do quanto uma boa noite de sono faz bem. Mas isso não significa que dormir demais tenha o mesmo efeito. Portanto, tirar o fim de semana para dormir a tarde inteira não vai acelerar os benefícios na pele. O ideal é uma noite de sono de em média oito horas. Dormir demasiadamente não faz bem ao nosso organismo, combinado?

Antes de dormir o sono da beleza...

Só o sono não faz milagre sozinho, portanto, antes de deitar:

E nada como um quarto arejado e cama bem feita para descansar. E de olho nas fronhas limpinhas. Aliás, já falamos aqui que um dos pequenos vícios do cotidiano que podem prejudicar a sua pele são as fronhas de travesseiro. Especialmente para quem tem cabelo e pele oleosos, trocar a fronha pelo menos uma vez por semana é fundamental para evitar espinhas.

Como está a qualidade do teu sono?
Nos próximos dias vamos conversar aqui sobre como dormir bem, um luxo nos dias de hoje.


E... boa noite ;)

vamos conversar?

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