Uma boa noite de sono

Como vão as tuas noites de sono? Se você não tem dormido bem, tire um tempinho para saber mais sobre essas 11 dicas preciosas que podem te ajudar <3

É fato: dormir virou um luxo. Um luxo que nos faz um bem enorme, à nossa saúde e também à nossa amada cútis. E como vimos aqui há poucos dias, não é por acaso que existe o "sono da beleza". Ele não é um mito, é real!
Esse luxo não nos custa sequer um centavo a mais no nosso dia a dia. Mas por que temos tanta dificuldade para dormir?

Você sabia que na história da humanidade nunca se dormiu tão pouco como nos dias de hoje? Passar por uma re-educação do sono não é uma tarefa fácil, afinal, somos habituados a jantar tarde, a pegar o smartphone na mão pra ver a timeline do Instagram quando acabamos de ir pra cama, ou de dormir com a televisão acesa... E antes de dormir, muitas vezes álcool e cigarro, além de uma vida sedentária. Voilà! Quem dorme?

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Cottonbro / Pexels

Boa noite...

Pequenos hábitos podem fazer uma enorme diferença na qualidade do sono, como o fato manter o quarto bem arejado, a cama bem feita ou ter um horário para deitar e para acordar - inclusive no fim de semana!
O departamento de estudos do sono do Instituto Karolisnka, da Suécia, montou um guia em que indica conselhos de ouro para se dormir melhor. Que tal testa-los?

Temperatura

O ideal é um quarto fresco, bem ventilado. E para a hora de dormir, um ambiente escuro e silencioso.
Se você prefere ter uma luz por perto, opte por uma lâmpada no corredor ou no banheiro.

Alimentos e bebidas

Evite café, chá, refrigerante, bebidas energéticas e álcool seis horas antes de ir para a cama. O álcool pode induzir o sono, mas a qualidade desse sono é pior.
Se você estiver com fome, opte por um lanche leve. A fome induz uma necessidade instintiva de procurar comida, o que aumenta os níveis de adrenalina e noradrenalina, tornando-nos alertas e mais propensos a acordar no meio da noite, famintos.

Horários regulares

Assim como uma criança, o nosso cérebro adora a rotina, para que possa se adaptar às necessidades futuras em tempo útil.
Se você tem um sono regular, seu cérebro sabe o que esperar e pode relaxar o suficiente para dormir.
Além da rotina, o nosso cérebro também gosta da claridade do dia para acordar.

Atividade física

Os exercícios físicos são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo. E eles contribuem também para uma boa noite de sono. O ideal é que seja praticado todos os dias. E se a tua dúvida é: qual o último horário do dia para se exercitar? O mais tardar é duas horas antes de ir para a cama.

Evite sonecas

Se você dormiu mal ou teve insônia, uma soneca de 20 minutos no dia seguinte pode ajudá-lo a recuperar e a reduzir sua necessidade de dormir durante a noite. Mas atenção: o estudo indica que o ideal para quem tira uma soneca é de não dormir por muito tempo.
No entanto, se você teve uma boa noite de sono, cochilar pode afetar a qualidade da noite seguinte.

Leitura

Tanto para adultos como para crianças: é mais eficaz associar a hora de dormir com algo prazeroso, como a leitura de um livro. Funciona mais do que uma interrupção brusca de uma atividade porque você se deu conta de que é hora de dormir.

Relaxar

Uma boa maneira de relaxar é fazer algum tipo de exercício de respiração ou, relaxamento ou de meditação.
Quando respiramos mais devagar e relaxamos, o corpo esfria, e uma temperatura corporal mais baixa é essencial para conseguir dormir. E já contamos aqui que começar a meditar pode ser muito mais fácil do que você imagina.

Rituais para dormir

Eles podem sinalizar ao cérebro que é hora de se preparar para dormir. Escovar os dentes é um ritual clássico, assim como vestir pijamas. Ou você pode tomar um copo de leite morno, um infuso (sem cafeína) ou um sanduíche leve ou ouvir uma música relaxante.

Banho

Tome um bom banho mais ou menos uma hora antes de ir para a cama. Ele é calmante e estimula a liberação do hormônio oxitocina, que induz uma sensação de relaxamento e calma.
Também aumenta a temperatura do corpo, de modo que, quando saímos do banho e nos refrescamos, a temperatura do corpo cai mais rapidamente e nos faz sentir sonolentos.

Lista de tarefas

Escreva uma lista de tarefas antes de dormir e ao acordar: mantenha uma caderneta e uma caneta em sua mesa de cabeceira para que você possa anotar tudo o que precisa lembrar no dia seguinte, em vez de ativar o cérebro, tentando lembrar de tudo e se preocupar em esquecer algo.

Cansaço

Não vá para a cama se não estiver se sentindo cansado. Esta é a regra de ouro! É importante que o cérebro espere dormir, mas se formos para a cama com frequência sem sentir sono, o sono facilmente se associa a sentimentos de inconveniência. E dessa forma se torna ainda mais difícil cair no sono.
Se você não conseguir adormecer após 20 minutos, levante-se e faça alguma atividade de baixa intensidade até começar a sentir-se sonolento. Uma boa dica é fazer algo chato, como ler um antigo relatório anual ou resolver palavras cruzadas.

Como vai o teu sono da beleza? A Sallve quer muito saber como você está. #cuidesecuide

vamos conversar?

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