Uau! Frete grátis para todo Brasil 😱

Pele oleosa: quais os ingredientes certos para ajudar a controlar?

Spoiler: a lista inclui alguns tipos de óleo (juro)

Muita gente tem a pele oleosa como uma verdadeira inimiga, diz que dá trabalho cuidar, encontrar os produtos certos, que matificar é o único jeito, etc. A verdade é que ela não deveria ser tratada dessa maneira injusta, já que é tão comum e tem a melhor vantagem de todas: refrata melhor a luz solar e, com isso, apresenta menos rugas e sinais de envelhecimento (eu ouvi um amém?)!

Crédito: Giphy

Brincadeiras à parte, tudo fica mais fácil se você sabe exatamente quais ingredientes realmente ajudam a controlar a oleosidade excessiva da sua pele. E a pergunta que fica é: quais são os melhores? O ideal é usar ingredientes suaves. Não adianta escolher um produto super potente, que tire toda a oleosidade presente na pele. Por que? Alô, efeito rebote! Fazendo isso, sua pele sente a necessidade de produzir mais sebo, o que gera um resultado totalmente inverso – e até pior - do que você pretendia.

Então, vamos começar pela limpeza. Procure ingredientes como: TEA-Cocoyl Glutamate, Sodium Cocoyl Glutamate, Disodium Cocoyl Glutamat, Lauryl Polyglucose ou Poloxamer. Os nomes são complicados, mas entender não é, a gente simplifica para você! Eles fazem uma limpeza gentil no rosto. Outra opção interessante é o extrato de hamamélis, que tem função adstringente e acalma peles com inflamações.

O ácido salicílico ajuda a limpar profundamente os poros, deixando-os menores, além de esfoliar e renovar as células. Mas atenção! Não exagere na quantidade e na aplicação, porque o efeito pode ser diferente do que você imagina, podendo causar um ressecamento excessivo, por exemplo.

Crédito: Giphy

Na zona de hidratação, a niacinamida, também conhecida como vitamina B3, tem se destacado bastante. Ela reforça a barreira natural da pele e estimula a produção do colágeno. Entre alguns dos benefícios, melhora a aparência de poros dilatados, reduz marcas e vermelhidão, regula o sebo e ajuda a proteger a pele dos danos causados pelo sol. Tá bom, né? Ah, e vale lembrar que é um ingrediente seguro e avaliado pela comunidade científica, dermatologistas e sites especializados.

Outro componente querido é o ácido hialurônico, que mantém a hidratação e trabalha atraindo água para a pele.

A argila aparece sempre com uma boa aliada! O ingrediente, que muitas vezes está presente em máscaras faciais, ajuda a absorver o óleo e matificar a pele, reduzindo aquele brilho indesejado. Produtos que contém azuleno, barba-timão, gengibre e aveia também costumam ter resultados excelentes em peles oleosas.

E o que é bom evitar?

Procurar ingredientes que não sejam comedogênicos é um adianto, já que podem causar o entupimento dos poros. Ou seja, nada de petrolatos e óleos vegetais pesados, como o óleo de coco, que é muito comedogênico.

Produtos à base de álcool, como muitos tônicos, removem óleo em excesso da sua pele e podem causar efeito rebote, gerando inflamações e até causando mais espinhas.

Crédito: Giphy

Vale lembrar: consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele 😎

Tem algum ingrediente que dá mais resultado na sua pele? Alguma dica infalível para quem tem pele oleosa? Dúvidas ou só quer conversar? Fala com a gente 😘

vamos conversar?