Mito ou verdade: sabonete corporal pode ser usado no rosto?

Mito ou verdade: sabonete corporal pode ser usado no rosto?

Você entra no banheiro e lava o rosto com o primeiro sabonete que encontra? Sabe o que isso representa para a sua pele?

Vamos começar essa conversa com uma informação que vale ouro: o segredo de uma pele saudável e viçosa é começar a rotina de skincare com a higiene do rosto.
Mas será que vale pegar o primeiro sabonete que encontrar no banheiro e ensaboar a face?

Sabonete corporal x facial

Os sabonetes corporais, sejam em barra ou líquido, não são os ideais para a higiene de manhã e da noite do rosto. A dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, explica que produtos mais abrasivos e alcalinos, como os sabonetes corporais, acabam mudando o pH da pele. E como isso, a gente sabe, o temido efeito rebote na oleosidade.

Isso significa que o melhor que podemos fazer pela nossa amada cútis é selecionar um limpador facial que proteja a barreira cutânea e não agrida a pele.

pH da pele desequilibrado

"Tudo o que agride sua pele, sua barreira cutânea, consequentemente estará alterando elementos do manto ácido, que geram o valor do pH, e haverá consequências", explica a dermatologista consultora na Sallve, Dra. Liliana Bechelli Torloni.

"A utilização de produtos em excesso ou incorretos, em especial os que contêm em sua composição substâncias agressivas como os “detergentes”, têm um grande potencial para afetar seu pH, trazendo alterações na barreira cutânea, tais como vermelhidão, sensação de desconforto e até descamação".

Sallve

Lindos poros

A limpeza com um produto adequado para o rosto é essencial para os nossos lindos poros. E não é mito: o sabonete errado, como o corporal quando usado na face, pode entupir os poros. Sabe qual é o resultado? A possibilidade de inflamação, acne e cravo.

É essencial iniciarmos a nossa rotina de skincare com a limpeza (com um limpador facial) porque é dessa forma que preparamos a pele para que ela receba os ativos dos dermocosméticos.

Atenção aos sulfatos

Em uma explicação bem simplista, os sulfatos, que se originam do ácido sulfúrico, são os responsáveis por fazer aquela bela espuma no sabonete corporal, no de limpeza facial, no xampu ou na pasta de dente. Eles atraem água e óleo e são conhecidos como detergentes (surfactantes).

Com eles, a sujeira da pele ou do cabelo se vai mais facilmente durante a lavagem, mas esses agentes de limpeza podem ser muito agressivos e causarem sensibilidade. O Lauril Sulfato de Sódio (SLS) e o Lauril éter sulfato de sódio (SLES) podem irritar os olhos, pele – causando dermatites, - e pulmões. Se você tem pele sensível, pode ser uma boa evitar a substância.
Quer saber mais sobre sulfatos e quais nomes ficar de olho nas embalagens? Temos um post só sobre o assunto.

Então, já sabe: sabonete corporal é ótimo para o corpo, mas no rosto, vamos usar um limpador facial, combinado?

Já experimentou o nosso Limpador Facial? Ele foi formulado com ingredientes ativos que amamos! Tem NiacinamidaExtrato de MoringaPhytoesqualano e Pantenol.

Voltar para o blog