Pele sensível: você sabe qual é o seu tipo?

Pele sensível: você sabe qual é o seu tipo?

Sua pele é sensível, ok. Mas você sabe identificar a causa da sensibilidade?

Você pode consumir toda a informação do mundo sobre pele e skincare na internet, mas nada - absolutamente nada - substitui o acompanhamento profissional de um dermatologista

pele sensível

Podemos até desconfiar ou saber nosso tipo de pele - seca, oleosa, mista, sensível -, mas saber exatamente como lidar com ela é algo totalmente diferente. Da mesma forma que a acne tem diversas causas e tratamentos, a pele sensível, por sua vez, também tem suas nuances tão específicas.

Antes de mais nada, vamos esclarecer: o que é pele sensível?

A pele sensível é um diagnóstico que pode aparecer para você desde a infância até a velhice. Em resumo, sua pele fica sensível quando sua barreira protetora é agredida. É ela que, equilibrada, vai proteger sua pele de inflamações, irritações e até infecções, além de mantê-la hidratada.

Essa barreira protetora/cutânea é uma barreira natural do nosso corpo humano que protege nossa pele de qualquer reação negativa, ajudando-a, ao mesmo tempo, a lidar com agressores externos, como a poluição.

Sua barreira cutânea pode ser desequilibrada de diversas formas: sendo exposta a ativos em alta quantidade (rotina coreana de dez mil passos, alguém?), ou excesso de atrito, entre tantos outros fatores.

Por isso repetimos tanto: mantenha sua pele sempre bem hidratada, preze pelo cuidado ao inserir um novo cosmético na sua rotina de skincare, busque sempre se conhecer e reconhecer todas as reações da sua pele e, claro: tenha sempre seu dermatologista ao alcance de uma consulta.

Mas você sabia que mesmo dentro deste peculiar e delicado universo da pele sensível, há alguns tipos de diagnósticos?

São eles:

Pele atópica

Pense na pele que desenvolve sensibilidade por fatores diretamente ligados a quadros alérgicos.

Pele naturalmente sensível

Esta é a pele sensível por conta de fatores genéticos. Eczema, rosácea e psoríase podem se encaixar facilmente neste grupo.

Pele sensível por reação ao ambiente

Este tipo de sensibilidade ocorre como reação ao (como o próprio nome diz) ambiente que você frequenta. Pense em exposição solar, poluição e até fumaça de cigarro. Basta entrar em contato com alguns destes fatores e pronto, a irritação logo aparece.

Pele reativa

É aqui que se encaixa a pele sensível por reação a cosméticos. Inserir um novo ativo em sua rotina sem cautela, experimentando uma vez por semana para ir acostumando sua pele com a substância, por exemplo, pode resultar em inflamação e até uma crise de acne.

Pele fina

Com o passar dos anos, nossa pele vai ficando mais fina, o que a torna mais frágil e suscetível a inflamações e irritações.

Pele sensível durante a gravidez

Alterações hormonais durante a gestação também podem desencadear um quadro de pele sensível, ou aguçar condições já existentes, como dermatite.

Cada um destes quadros requer um cuidado específico. Por isso, observar sua pele com carinho e se dar tempo e espaço para ouví-la é parte essencial deste diagnóstico. Quando prestamos atenção em nossos hábitos, no que usamos, no ambiente em que vivemos, fica fácil entender ao que nossa pele está respondendo - seja positiva ou negativamente.

Sua pele se irritou? Suspenda o uso de todos os cosméticos mais "agressivos" e preocupe-se apenas em limpá-la delicadamente e hidratá-la. Ah, e procure seu dermatologista, claro!

"A gente tem que se olhar com atenção, carinho e paciência", diz Julia Petit, com toda a sua experiência. "A pele ajuda tanto a gente a se conhecer melhor!"

Sallve e pele sensível

A Sallve se preocupa com as peles sensíveis e tem diversas fórmulas na linha que são testadas nesse tipo de pele, além de uma linha de reparação que foi especialmente pensada para ela.

Limpador Facial

Um gel-espuma, livre de sulfatos, que limpa profundamente sem deixar a pele repuxando. combina niacinamida, extrato de moringa, phytoesqualano e pantenol, para ir além da limpeza e também manter a hidratação, inclusive em peles sensíveis.

Leite Micelar

Uma fórmula prática, gentil e sem enxágue para limpar a sua pele diariamente. Livre de óleos, nossa Água Micelar bifásica oferece até às peles mais sensíveis a remoção da maquiagem do dia a dia, controle da oleosidade sem ressecar e um viço incrível. Sua fórmula tem Leite de Arroz na composição e tensoativos leves (moléculas de limpeza), que limpam sem deixar a pele pegajosa ou ressecada.

Sérum Uniformizador

Uma fórmula multifuncional testada em peles sensíveis, poderosa no tratamento e prevenção de hiperpigmentação, olheiras pigmentares e linhas finas. Para área dos olhos, rosto e corpo.

Combina retinol biomimético, responsável por uniformizar textura e tom sem sensibilizar. a niacinamida 5% que reduz a pigmentação excessiva. O nanoácido tranexâmico e o alpha-arbutin, que regulam o início da produção da melanina. E óleo de rosa mosqueta, um antioxidante com ação hidratante e cicatrizante. Fórmula única que trata todos os níveis da hiperpigmentação sem agredir a pele, sendo compatível até para peles sensíveis.

Hidratante Reparador

Um creme múltiplo que nutre e repara até as peles mais sensíveis e ressecadas, feito para tratar tanto o rosto quanto áreas específicas do corpo que pedem um alto poder de hidratação, como como mãos, cotovelos e pés.

Sua fórmula combina ativos poderosos com ação tripla: as Ceramidas Biomiméticas atuam como emoliente repondo os espaços entre as células da barreira da pele, o Pantenol e os Eletrólitos atuam como umectantes atraindo água para dentro das células e, por fim, a Manteiga de Karitê e o Alfa-Bisabol agem como uma barreira de proteção prevenindo a perda de água da pele. O resultado é a reparação e nutrição que você sente no toque macio da pele.

Spray Reparador

spray reparador calmante

Um spray que acalma, reduz a vermelhidão e repara a barreira da pele. Desenvolvido especialmente para peles sensibilizadas, seja por depilação, condições de pele ou até por exposição solar excessiva.

Sua fórmula possui o alto poder hidratante e anti-inflamatório do pantenol combinada a ação calmante do bisabolol. além disso, conta com phytoesqualano e lúpulo, que proporcionam hidratação e alívio para a pele. Com uso facial ou corporal, a fórmula possui eficácia clinicamente comprovada na redução da vermelhidão e alívio da pele em até 30 minutos. também repara a barreira cutânea, garantindo uma pele mais íntegra e hidratada.

Protetor Solar Corporal

Um protetor solar que dá vontade de passar no corpo com uma textura deliciosa que, além de proteger, vai deixar sua pele macia e iluminada, mas não pegajosa. Com alta proteção FPS 50 UVA/UVB PA++++, é resistente à água, suor e areia.

Além de proteger da radiação solar, o Protetor Solar Corporal hidrata a pele graças à manteiga de karité e ao óleo de semente de uva presentes na fórmula. tem textura leve e toque seco, garantindo conforto na pele sem deixar resíduos esbranquiçados. é hipoalergênico e testado em peles sensíveis.

Antioxidante Hidratante Pele Sensível

antioxidante hidratante pele sensível

Um sérum hidratante com nano vitamina C 10%, que alia alta hidratação com ação antioxidante e prevenção dos sinais do tempo. sua fórmula conta com 3 tipos de vitamina C, que atuam para uniformizar o tom e a textura da pele, trazendo de volta o viço e luminosidade natural.

Desenvolvido para peles sensíveis, que por muitas vezes não se adaptam a fórmulas com vitamina C, ele conta ainda com mais dois super antioxidantes, a Astaxantina e a Quercetina, aliados a todo o poder calmante e hidratante do Bisabolol e do Phytoesqualano. o resultado é a prevenção e suavização de linhas finas, maciez, viço e uma pele muito mais uniforme.

Que tal incluir nossa linha para pele sensível na sua rotina de cuidados?

Voltar para o blog