Cuidados importantes ao inserir um cosmético na rotina de skincare

Quer inserir um antissinal em sua rotina? Ou usar um protetor solar mais potente? Ou que tal começar a usar um novo ácido? A gente te ensina como fazer isso sem irritar sua pele.

reação a cosméticos

Aqui no blog da Sallve a gente já falou sobre como o bombardeio de informações pode te atrapalhar na hora de montar uma rotina de skincare consistente, além da importância de respeitar o tempo da nossa pele. São tantos produtos que parecem (e muitas vezes são!) incríveis que é fácil se sentir perdido. Você lê sobre a vitamina C que fez milagres na pele da menina do Instagram, ou um artigo sobre como o ácido glicólico é maravilhoso para peles com cicatrizes de acne. Imediatamente, o que acontece? Você fica empolgado para testar tudo, e pode acabar exagerando. Embora informações sejam sempre bem vindas, quando falamos de saúde da pele, é preciso ter paciência e ir com calma.

A importância do hábito na rotina de skincare

E como nossa comunidade sempre vem nos perguntar sobre como inserir novos produtos ou ativos em uma rotina de skincare, montamos aqui um passo a passo. Para que você não irrite ou sobrecarregue sua pele, obtendo o efeito oposto ao desejado. O mantra? Devagar e sempre!

Sempre digo que na pele, você deve ir de pouquinho em pouquinho até você chegar no resultado que você quer".

Dra. Monalisa Nunes

Um passo de cada vez

Antes de mais nada, é importante pensar que a filosofia dos passinhos de bebê te leva longe quando se fala em pele. Se você tem vários novos produtos ou até ferramentas para testar, comece com um de cada vez. Embora a vontade seja de renovar toda a rotina em uma só tacada, o efeito pode ser o contrário: uma pele sobrecarregada, que como resposta vai ficar hipersensibilizada.

Não só isso: se a gente usa muita coisa nova ao mesmo tempo, não consegue detectar exatamente o que pode ter causado essa reação. E mais: quando você começa inserindo um novo ingrediente ou cosmético de cada vez, você também dá tempo para que ele converse não só com a sua pele como também com sua rotina já existente.

Como os filtros do Instagram afetam nossa relação com a nossa pele?

"Como sabemos que cada pele é única e pode se comportar de formas diferentes, para introduzir todos os produtos na sua rotina é preciso entender antes como cada um deles interage com sua pele, para em seguida aplicá-los em conjunto", ensina Dra. Liliana Bechelli Torloni, dermatologista consultora da Sallve. "Começando com um passo de cada vez, caso você tenha alguma reação, saberá qual foi o último produto que usou e não perderá seu referencial." 

Doses homeopáticas

Sabe aquela dica da Sallve de começar a inserir o Tônico Renovador ou o Sérum Antiacne na sua rotina de skincare em dias alternados na primeira semana de uso? Esse processo é chamado de "período de adaptação". Quando você alterna os dias de uso, vai acostumando sua pele com os ativos de cada fórmula: às vezes uma reação ruim de sua pele não é ao produto em si, mas ao fato dela ter sido sobrecarregada com uma nova substância.

Cicatrizes de acne: tipos e tratamentos

Tem que esperar entre um passo e outro?

A pergunta é bem comum quando falamos de rotina de skincare, e uma resposta definitiva, na verdade, ainda não existe: "Sempre dou preferência a abordar que vai da escolha do paciente, que normalmente fica mais confortável esperando secar um produto antes de aplicar o outro", aponta a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve, explicando que na dermatologia o assunto é polêmico e tem diversas vertentes.

Do ponto de vista mais técnico, esperar alguns segundos pode ser recomendado: "Cada produto é formulado pensando na formação de um filme e da absorção em uma pele limpa, explica Renata Ribon de Melo, pesquisadora da nossa equipe de Pesquisa e Desenvolvimento, contribuindo com um ponto de vista técnico para a conversa - e sugerindo que se espere de 30 a 60 segundos entre os passos da sua rotina.

Quanto tempo temos que esperar entre a aplicação de cosméticos?

Segundo Renata, alguns cosméticos aplicados em sequência sem que um deles seque antes pode causar o efeito "rolling", que é quando a primeira camada não 'assentou' totalmente na pele e, durante a aplicação do produto seguinte, com a fricção, você sente o produto esfarelar.

Ou seja: esperar ou não pode depender de você, do seu tempo ou das fórmulas que você está usando.

O teste do braço

Para evitar o risco de reações alérgicas no rosto, uma boa dica é fazer o teste do braço antes de inserir o cosmético na sua rotina: é só aplicar uma quantidade do produto na dobra de um dos braços e observar durante uma hora. Caso não ocorra nenhuma reação, você provavelmente não tem intolerância ao produto. 

Reação a cosméticos: por que isso acontece e o que fazer?

Por outro lado, se você estiver fazendo o teste do braço após uma reação no rosto e não tiver reação, pode tentar novamente após a recuperação da sua pele, desta vez usando uma quantidade menor do produto em dias alternados apenas uma vez ao dia.

Vá aumentando a potência da fórmula aos poucos

Para inserir um inserir um ativo mais forte na sua rotina, uma boa dica é começar com formulações mais leves: "Se você está começando agora a montar sua rotina de skincare, não adianta entrar direto com ácidos como o retinoico ou glicólico", comenta Marcus Amaral, do time de pesquisa e desenvolvimento da Sallve.

Ácido glicólico e o dia em que ele mudou minha vida

Nesse tópico, mais do que nunca, uma visita ao dermatologista é crucial: conhecendo sua pele, fica mais fácil de saber quais ativos podem fazer essa ponte de entrada para uma rotina mais robusta, se for o caso.

Retinol e ácidos

Se você quer inserir um ácido em sua rotina, pode começar pelo ácido málico, que vem da maçã, para então seguir com o glicólico. É que nem todo ácido é igual: se você começa pelo retinóico, por exemplo, pode ter descamação e outras reações, como acne, já que a pele que não está acostumada com esses ativos pode responder.

Sobre os alfa-hidroxiácidos (ou AHAs), Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve, já ensinou: observar sua própria pele e aprender como ela funciona ou reage é primordial: "Assim você consegue detectar os primeiros sinais de uma sensibilidade que possa se desenvolver - como vermelhidão, ardência, coceira ou acne".

AHA: o seu guia completo para os superstars do skincare

A dermatologista reforça ainda a importância de caprichar na hidratação da sua pele e também no protetor solar: "E não use um produto com AHA em uma pele sensibilizada ou irritada", ressalva.

Ela continua: "Se houver uma irritação aguda no momento do uso, você pode passar água para retirar o excesso de produto ou até mesmo lavar o rosto com um limpador facial suave, aplicando o hidratante em seguida, retomando o uso só quando sua pele estiver recuperada. E, fundamental sempre, converse com seu dermatologista". 

Como inserir o antissinal na rotina

Se você já usa hidratante, inserir o antissinal é mais fácil: você pode começar com um hidratante básico, com ácido hialurônico, alguns umectantes, e depois apenas acrescentar um antissinais específico. Ele pode vir, por exemplo, com alfahidroxiácidos.

O que acontece é que na base de um hidratante podem ser somados ativos, e do hidratante ele vira um produto para acne, para manchas, para rugas e daí por diante. Mas se você pegar todos esses produtos, vai ver que a base deles sempre é o hidratante.

Em que momento entra o cosmético?

Saber a ordem certinha dos cosméticos que você usa e onde entra um novo também é importante: aqui a Julia Petit já te ensinou tudinho: comece da textura mais leve para a mais densa. Ou seja: líquido, sérum, gel, loção cremosa / creme. Começando sempre pela limpeza da pele e terminando com sua proteção dos raios solares.

Traduzindo em produtos, a ordem é limpador, tônico, sérum, creme para os olhos, tratamentos localizados, hidratante, óleo (se você usa). E finalmente, protetor solar.

Qual é a ordem de uso de todos os produtos da Sallve?

O mais importante?

Tenha calma, paciência, e deixe sua pele sinalizar o que está funcionando (ou não). Trabalhar junto com ela, ao invés de sobrecarregá-la, é sempre o caminho mais seguro!

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Loading
Login efetuado com sucesso!