A importância do hábito na rotina de skincare

A importância do hábito na rotina de skincare? Ele é essencial, e aqui você entende porque de nada vale os melhores produtos sem consistência

Tempo: ingrediente preciso no cuidado com a pele. Seja o tempo que tiramos para cuidar dela (que pode ser muito ou pouco mesmo, quem decide é você), o tempo que esperamos entre a aplicação de cada cosmético sobre a nossa pele ou o tempo que precisamos esperar para que ela se recupere de um quadro de hipersensibilidade. A relação entre pele e tempo, da mais literal à mais abstrata, é intrínseca. Falar de pele e tempo é também falar sobre hábito na rotina de skincare.

Será que adianta você ter os melhores cosméticos na sua bancada se você realmente não se dedica a usá-los? A palavra "rotina" pode denotar obrigação ou até monotonia, mas no caso do skincare, ela deve ser interpretada em seu sentido mais literal: é algo que se repete. É a rotina que vai te dar consistência, e que vai garantir que seus cuidados com a pele dêem resultados visíveis.

Qual é a importância do hábito na rotina de skincare?

Para entender a importância do hábito na rotina de skincare, da consistência mesmo, quando falamos da nossa jornada da pele, a gente começa pelo próprio funcionamento dela: "A pele tem um ciclo, e está sempre se renovando", começa Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve, explicando que o ciclo é lento, e leva em torno de 28 dias. Ah, e ele tem nome: é a renovação celular, lembra?

Conhecendo o próprio ritmo da nossa pele, fica fácil entender que nada da dermatologia é rápido: "A gente realmente precisa de uma consistência", reforça. A dermatologia leva o assunto adiante: "Além do ciclo celular, há a dificuldade de penetração dos ativos em camadas mais profundas da pele. A maioria dos cosméticos ficam e agem na camada em sua camada mais superficial, que é extremamente importante, mas é mais superficial. Se a gente quiser ter alguma melhora mais profunda, precisamos de consistência, para que haja uma mudança na forma como a pele funciona".

Sempre digo que na pele, você deve ir de pouquinho em pouquinho até você chegar no resultado que você quer".

Dra. Monalisa Nunes
hábito na rotina de skincare

E como manter essa consistência?

Dra. Monalisa Nunes dá um conselho precioso para quem tem dificuldade de manter o hábito de cuidar da pele, de aplicar seus produtos diariamente ou na peridiocidade indicada a cada um deles: "Se você tem dificuldade de manter uma rotina maior, é melhor você enxugar essa rotina e voltar para os passos fundamentais, de limpeza, hidratação e proteção solar. Você vai ter mais resultados fazendo apenas esses passos com consistência do que se usar muitos produtos poderosos, como um antioxidante ou um renovador sem consistência", ensina, sublinhando que "não adianta usar o melhor skincare sem consistência".

+ Por que é tão importante hidratar sua pele antes da maquiagem

Aliás, a dermatologista expande essa conversa até os procedimentos estéticos: "A rotina básica de skincare diária é muito mais importante e tem muito mais resultados se ela é feita na consistência certa do que um procedimento como um peeling ou microagulhamento feito esporadicamente. Você tem mais resultado com um tratamento contínuo do que se ocasionalmente fizer um procedimento mais agressivo".

E aí, de novo, o tema do tempo se desdobra: devemos dar tempo para nossa pele reagir aos tratamentos, e devemos ser realistas com o tempo que temos para cuidar dela também.

Para Julia Petit, uma forma simples de se levar sua rotina de skincare com consistência é pensar em todos os seus cuidados de higiene: "A gente não escova os dentes todo dia? A gente não lava o cabelo, não toma banho, passa sabão? É um pouco isso. O skincare também faz parte da nossa higiene pessoal, de cuidados. É mais um hábito de higiene e cuidado que a gente tem que adquirir aos poucos", ensina.

+ Pausar a rotina de skincare para descansar a pele: tá certo?

Julia concorda com Dra. Monalisa sobre a quantidade de etapas de uma rotina de skincare e a facilidade de mantê-la: "O que você precisa saber para cumprir as etapas e uma rotina organizada é que você não precisa ficar comprando um monte de produtos, e isso é algo que falo sempre", diz "Pegue um produto só que seja e leve ele a sério, usa até o fim - ou até pelo menos o prazo de efeito dele, na peridiocidade certinha. Assim as coisas funcionam muito melhor. É criar o hábito mesmo, como a gente faz outras coisas de higiene pessoal".

+ Preparando a pele para a rotina de skincare

Outra dica de Julia para assegurar o hábito na rotina de skincare? Praticidade e escolher horários que funcionem para você. Para ela, é após o banho, de manhã, e à noite, antes de dormir: "Quando saio do banho é uma hora rápida para fazer skincare, que eu já começo dentro do banho, então é sempre muito fácil lembrar de fazer. Antes de dormir é associado ao hábito que tenho, desde menina, de limpar o rosto, então é um momento em que consigo passar um creme a mais, um produto mais forte, um ácido... São os dois momentos do dia em que tenho certeza que vou conseguir cuidar da pele". Julia diz ainda que aos poucos esse hábito vai virando automático mesmo: "Você o coloca onde ele cabe na sua rotina, eeu acho que esse é o melhor jeito de você se habituar a ele - encaixá-lo no melhor horário para você repeti-lo sempre".

Quanto tempo pode demorar para sentir os efeitos do tratamento contínuo da nossa pele?

Dra. Monalisa explica que normalmente pede para o paciente começar a observar mudanças em sua pela com pelo menos três meses de tratamento contínuo: "Quando você introduz um ativo, um produto ou alguma mudança na rotina, a gente pede pelo menos três meses para que você veja os primeiros efeitos daquele tratamento que você está fazendo". Há tratamentos que dão resultados visíveis com menos tempo? Há. Mas essa janela de tempo é importante para sentirmos mudanças ainda maiores: "A consistência de um tratamento faz diferença na textura, hidratação, nas dermatoses, melhora das manchas, acne, oleosidade, tamanho dos poros... Tudo depende do objetivo daquela rotina".

+ Montando uma rotina para sua pele oleosa com os produtos da Sallve

Os benefícios da consistência de uma rotina de skincare são infindáveis, segue Dra. Monalisa: "Você tem uma pele mais saudável, cuidada, bonita, viçosa, previne o envelhecimento precoce... A rotina de skincare é importante tanto do ponto de vista estético quanto da saúde. Você pode prevenir o câncer de pele e algumas dermatoses de pele só com esses cuidados básicos feitos com consistência. Fora o benefício da saúde mental, que é você cuidar da sua pele e valorizá-la - tudo isso é refletido na sua autoestima e seu humor".

"Nossa pele é uma proteção mecânica que necessita de constantes cuidados e hidratação", complementa Fabiana Souza, pesquisadora sênior do nosso time de p&d. "No processo de desenvolvimento, para obtermos produtos satisfatórios, realizamos avaliações baseadas em eficácia comprovada, durante um período estabelecido por meio de metodologia científica, que terá a durabilidade de no mínimo 28 dias", ela explica. O uso constante de um produto traz efeitos a longo prazo, pois daremos a pele a capacidade de adaptação daqueles nutrientes e permitiremos que as substâncias ativas se adaptem ao indivíduo e realizem a sua função. Não existe um efeito Cinderela - todo o produto terá o seu tempo de ação".

Se dar esse tempo para sentir mudanças mais visíveis é importante até para que não se perca o estímulo de seguir sua jornada da pele: "Se você não se der o tempo adequado, você não vai ter aquele benefício. Vai desperdiçar produto, dinheiro, se frustrar e se irritar. Tudo isso só porque você não deu o tempo para aquele tratamento fazer efeito", diz Dra. Monalisa.

Fabiana aponta mais um fator importante na conversa: "O resultado de um novo produto dependerá de diferentes fatores, como tipo de pele, alimentação, estilo de vida saudável, ingestão de água (muito importante para a hidratação da pele) e até o tempo de massagem na pele durante a aplicação, que torna o tecido conjuntivo maleável, ativando a circulação sanguínea, facilitando assim a permeação dos ativos", dá a dica. "Permitir-se reconhecer sua pele, entender quais são suas reais necessidades, e oferecer produtos que farão com que ela mantenha-se em equilíbrio também são essenciais para que um tratamento seja eficaz", finaliza.

 

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

subtotal

Loading
Login efetuado com sucesso!