Como você usa seu tônico facial? Sim, existem várias maneiras!

Já é mecânica a forma como você passa seu tônico? Pois saiba que dependendo da aplicação, ele pode ter funções diferentes! Aqui a gente te dá algumas ideias e claro, quer saber as suas!

Foto: Audrey M Jackson

A gente sabe bem que o tônico é uma etapa importantíssima da nossa rotina de skincare. Além de completar a limpeza da pele, ele pode agir como esfoliante suave, ajudar a controlar a aparência dos poros e contribuir para que tudo o que você aplicar em seguida na pele penetre com mais facilidade, entre tantas outras funções, como controle de oleosidade.

Há algum tempo, porém, venho pensando em como aplico o tônico diariamente. Desde que os algodões foram banidos de nossas bancadas pelo bem do meio ambiente, acho que todo mundo começou a refletir mais sobre como segue sua rotina de skincare no geral, né?

Afinal, não basta apenas ter os produtos certos: como já falamos antes, uma boa massagem facial potencializa (e muito!) os efeitos dos seus cosméticos na pele, por exemplo, entre tantos outros benefícios. Com o tônico é a mesma coisa: a forma como você passa ele pode sim mudar sua relação com o cosmético. 

Faz um tempinho que trocamos os algodões pela toalha, o que contribui mais ainda com a saúde da sua pele. "Quando você aplica assim, além de limpar o rosto, o tônico não só vai ajudar no próximo passo de limpeza da sua pele como promover uma esfoliação suave", ensina Julia Petit sobre a aplicação com a toalha, arrastando-a sobre a pele.

Mas e se você quiser deixar a toalhinha de lado e aplicá-lo com as mãos? Foi como comecei a fazer há cerca de 15 dias, e tenho gostado bastante! O processo ficou mais fresquinho, e eu gosto muito da sensação de tocar minha pele. "Quando você usa assim, você está só aplicando o tônico, sem a finalidade de limpar o rosto ou tirar algum restinho de maquiagem ou poluentes que persistiram na pele", comenta nossa Julia. "Para peles sensíveis, com rosácea ou alérgicas é ótimo aplicar com a mão, porque deixa o passo mais suave".

Para tônicos repletos de ativos como ácido glicólico, aplicar o tônico com as mãos pode ser uma ótima alternativa. Mas, de novo: a pele tem que estar bem limpa. Como saber? Geralmente, quem aplica tônico com toalhinha já sabe bem o estado da pele nesse passo. Se você não sabe, experimente aplicar normalmente, como você já faz, e reparar como sua toalhinha fica ao fim do passo. Se ficar bem limpinha, é porque você pode usar o tônico com as mãos sem problemas.

Claro, não precisa ser só um ou outro para sempre: alguns dias em que você usou mais maquiagem, aplicar o tônico com a toalhinha pode funcionar melhor. Dias em que você ficou com a pele mais levinha, podem dar espaço a uma aplicação com as mãos.

Ah, e sabe mais um fator importante da aplicação com as mãos? Não arraste seus dedos na pele com o tônico. O ideal é apalpar a pele, bem de levinho, com o cosmético, como se você estivesse ajudando-o a penetrar melhor. Se você tem pele sensível mas prefere continuar só na toalhinha, a dica também vale: ao invés de arrastar a toalha sobre a pele, experimente apenas pressioná-la levemente. Só  ao mudar isso já fez bastante diferença na minha pele! Meus poros ficam menos aparentes e fico com menos cravos.

Para continuar a conversa, claro, estamos curiosos: como você usa o tônico? Conta tudo para a gente?

vamos conversar?