Por que precisamos limpar a pele do rosto?

Sabia que uma boa saúde da sua pele começa pela limpeza do seu rosto? É esse passo que vai aumentar inclusive a absorção de todos os produtos que você vai passar depois.

Não importa o quão extensa é sua rotina de skincare (aliás, ela não precisa ter dez mil passos, hein?): tudo começa com limpar seu rosto. Ter uma pele limpa é fundamental para que ela continue saudável e receba todos os benefícios do que você vai aplicar em seguida. Além disso, limpar seu rosto vai evitar poros entupidos (leia-se cravos e espinhas), normalizar sua produção de sebo e te ajudar a manter a pele viçosa. Pele limpa significa melhor absorção de tudo o que você passa nela.

limpar a pele

E é exatamente por isso que não é nada exagerado dizer que limpar a pele é um dos passos mais importante da sua rotina de skincare. Fazer isso todos os dias é essencial para mantê-la saudável e até para garantir que sua rotina de beleza tenha uma melhor eficácia. É isso mesmo! Uma pele limpa permite uma maior penetração dos ativos cosméticos, fazendo com que o tratamento tenha resultados mais satisfatórios.

“Moramos em um país tropical e 80% da população brasileira possui pele mista e oleosa. Existe, pelo calor, uma hiperprodução de sebo. Além disso, fatores externos como a exposição ao calor, alimentação, estresse e agentes poluentes acabam ‘sujando’ muito mais a nossa pele, proporcionando a obstrução dos poros e fazendo com que ela também apresente um quadro que chamamos de erupção acneiforme.

Por isso, a limpeza diária da pele é fundamental, para remover todas estas sujeiras acumuladas durante o dia e evitar problemas como acne, cravos, excesso de oleosidade e poros obstruídos”, explica a Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Como limpar o rosto?

Nós já falamos muito sobre a importância de limpar o rosto, diariamente, duas vezes por dia. Mas como? Em movimentos circulares, com delicadeza. Vai fazer esfoliação? Lave o rosto mesmo assim: "O esfoliante facilita a penetração de tudo o que você vai passar na sua pele depois, mas com uma pele que não está limpa, você acaba facilitando junto a entrada de resíduos e agentes poluentes que estejam acumulados em sua superfície", já nos explicou Dra. Denise Steiner.

“A pele deve ser lavada com água morna para fria", completa a Dra. Claudia Marçal. "O melhor é evitar água quente. Para quem possui rosácea, processos inflamatórios, pele hiper-reativa, dermatite atópica e, mesmo para quem possui pele oleosa, a água quente acaba causando uma vasodilatação das glândulas”, afirmou a dermatologista.

A pele deve ser lavada em movimentos circulares, com as pontas dos dedos, massageando bem todas as áreas. Principalmente, a região da zona T, que é a região mais oleosa. A especialista ainda indica o uso da água termal, para que haja o retorno do pH natural e a remineralizarão da pele, acalmando, ajudando na cicatrização e no equilíbrio da flora e da microbiota local.

Existe algo como limpar o rosto demais?

Existe! Exagerar na limpeza pode acabar engatilhando o tão temido efeito rebote - que é quando tiramos tanto óleo da nossa pele que ela compensa produzindo-o ainda mais. Por isso, foque sempre na limpeza de manhã e à noite, aumentando o número apenas se necessário.

Encontre um limpador certo para seu tipo de pele

Existem produtos de limpeza para cada tipo de pele - ou para todos. Pesquise sempre antes de comprar, e procure sua dermatologista para te ajudar na escolha. Ah, e não use o mesmo sabonete que passa no corpo.

Ao não optar por fórmulas específicas para seu rosto, para as necessidades de sua pele, usar um sabonete corporal nesta região também pode entupir os poros, causando espinhas, cravos e inflamações, já que cada região do seu corpo tem suas particularidades.

limpador facial

Sabonetes para controle de oleosidade ou acne, por exemplo, podem tem extratos anti-inflamatórios ou ativos adstringentes, como hamamélis, camomila, hortelã-pimenta, ácido salicílico, peróxido de benzoíla e niacinamida entre outros.

Peles mais sensíveis, maduras ou secas, por sua vez, podem reagir melhor a loções de limpeza, mousses ou leites sem saponáceos, "para realizar a higiene diária sem retirar o manto lipídico protetor e apenas remover impurezas”, ressalta ainda a Dra. Claudia Marçal.

Você já conhece nosso Limpador Facial? Pensado para todos os tipos de pele, ele limpa profundamente com delicadeza, sem deixar a pele repuxando e tem ação antipoluição, combinando Niacinamida, Extrato de Moringa, Phytoesqualano e Pantenol, para ir além da limpeza e também manter a hidratação e sua barreira lipídica íntegra.

O próximo passo: o tônico

limpar o rosto

Mas para que serve o tônico? Depois do limpador, é o tônico que vai retirar os resíduos que o sabonete não conseguiu remover (como por exemplo poluição e resquícios de maquiagem).

"O tônico é importante porque complementa a limpeza da pele, ajudando a desobstruir os poros, evitando o risco de infecções, cravos e espinhas", explica a dermatologista Dra. Camila Rosa.

Além dessa limpeza profunda, o tônico tem a função de regular o pH da nossa pele e prepará-la para receber todos os ativos dos cosméticos que você vai passar em seguida.

limpar o rosto

Nosso Tônico Renovador, com uma poderosa fórmula de tratamento com AHA 7%(ácidos glicólico 4%, málico 2% e lático 1%), limpa e esfolia a pele sem ressecar, além de hidratar controlando a oleosidade, minimizar poros e uniformizar a textura suavizando cicatrizes de acne e linhas finas. Com os Extratos de Alcaçuz, Hamamélis e Physalis, ele também é adstringente, uniformiza o tom, acalma e deixa a pele luminosa.

E você sabia que há diferentes maneiras de aplicar o tônico?

Você pode passar o tônico com a toalhinha (lembra de todos os seus benefícios?) ou com os dedos. Com os dedos, você pode usar pressão ou como se tivesse aplicando um creme, aumentando a absorção do produto na sua pele. Com a toalhinha você promove uma esfoliação bem suave. Os dois métodos são válidos e ótimos!

A importância de tirar a maquiagem

limpar o rosto

Você pode não lembrar exatamente onde, mas com certeza já ouviu o conselho vindo de mil lugares: é fundamental demaquilar sua pele após um dia ou noite inteiros usando maquiagem

"Retirar a maquiagem antes de dormir é um dos passos mais essenciais do seu cuidado com a pele", afirma a Dra. Monalisa Nunes. "A maquiagem tem substâncias que não foram feitas para serem absorvidas pela pele ou para ficarem sobre ela por longos períodos", explica a dermatologista. "É que além da maquiagem, a gente ainda tem toda a poluição do ambiente que foi acumulada na pele durante o dia (ou noite). Além disso, muitas das maquiagens, especialmente as que as brasileiras usam, acabam sendo muito oleosas, oclusivas - ou seja, elas formam uma capa sobre a pele, que impede sua oxigenação adequeada e entope os poros. Esse entupimento de poros, por sua vez, gera as famosas espinhas e cravos", ela continua, citando ainda quadros de dermatite como consequência de deixar a maquiagem na sua pele, e não lavar o rosto para tirar tudinho antes de dormir.

limpar o rosto

"Durante o período da noite, nossa pele regenera com uma velocidade maior. Deixar a pele suja, obstruída, impede esse processo. A própria oclusão que acontece quando deitamos nosso rosto no travesseiro facilita todos esses quadros. Por isso é essencial limpar a pele antes de dormir", atesta.

Para isso, você pode apostar na limpeza dupla com o nosso Bálsamo Demaquilante: em textura óleo-gel não-comedogênica, ele remove toda a maquiagem, inclusive à prova d'água, limpando também os poros e ajudando a reduzir os cravos. Sua fórmula conta com o incrível óleo de macadâmia que remove os resíduos sem ressecar a pele, arder os olhos ou embaçar a visão. E graças aos ômegas 7 e 9, ela também hidrata e recupera a barreira natural de proteção da pele.

Nosso Bálsamo Demaquilante, aliás, pode ser usado mesmo quando você não tiver de maquiagem, servindo como o primeiro passo da limpeza dupla, para aqueles dias em que você quer limpar sua pele em profundidade.

Importantíssimo: não pule nenhum dia!

Sabe aquela ideia de deixar "a pele descansar" e não passar nada nela por um dia? Esqueça. "Você ficaria um dia sem escovar os dentes para descansá-los? É a mesma coisa", já disse a dermatologista Dra. Carla Vidal.

Pense que todos os dias sua pele produz sebo. Todos os dias ela fica em contato direto com a poluição do ar, sofre os efeitos do stress, e daí por diante: "Nossa pele envelhece todos os dias. Esse envelhecimento cutâneo não vai parar se você suspender seus cuidados com a pele por 24 horas. Aliás, é o contrário: essa rotina de skincare não pode ser quebrada", alerta a dermatologista.

Pele linda é pele limpa e cuidada. Sempre!

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading