A linha Antiatrito cresceu! Além do Hidratante Antiatrito - em 3 tamanhos -, agora temos o incrível Bastão Antiatrito. Uma fórmula ainda mais prática, em formato bastão, para te acompanhar onde você for e precisar.
Mas como é a fórmula desse novo produto? É igualzinha ao Hidratante Antiatrito? Bem, é muito parecida, claro, afinal todos os pedidos da nossa comunidade eram que ele tivesse tudo o que seu irmão mais velho tem de melhor.
“Nesse caso, trouxemos um novo formato para essa formulação, que é o bastão. Bastões geralmente são anidros, ou seja, compostos por ceras, emolientes, etc. Diferente do hidratante que é uma emulsão (fase oleosa e aquosa)”, conta Kathleen Sales, da nossa equipe de Pesquisa e Desenvolvimento.
+ Assaduras em adultos: o que é, como tratar e prevenir
E, por ser em bastão, alguns ativos precisam mudar? "Também, mas mantivemos alguns deles, como a Niacinamida e a Manteiga de Abacate, que já eram alguns dos principais ativos do Hidratante", explica a pesquisadora Kathleen.
Raio-x da fórmula: Bastão Antiatrito
Antes de tudo, que tal conhecer melhor o que essa fórmula é o que ela faz de verdade? De forma simples e direta, ele é um hidratante em bastão para prevenção e tratamento de assaduras.
Oferece uma poderosa ação hidratante e forma um filme que diminui a fricção, seja entre as pernas, dobras de pele, roupa e a pele ou outros potenciais atritos.
+ 6 problemas de pele de verão e como a Sallve pode ajudar
Além disso, também repara regiões já sensibilizadas por assaduras, auxiliando no processo de recuperação e acalmando a pele imediatamente. E tem mais: ele ainda é resistente ao suor e não deixa a pele esbranquiçada nem pegajosa.
Sua fórmula conta com ativos hidratantes, calmantes e reparadores, mas também formadores de filme, como as ceras, para evitar o atrito e facilitar o deslize dos movimentos. "Não é um componente em específico que forma esse filme que evita o atrito, mas sim uma combinação deles. As ceras presentes na fórmula formam um filme sob pele em conjunto com os emolientes, juntos eles trazem um deslize, que assim evita o atrito", conta a pesquisadora da Sallve.
Todos prontos para conhecer melhor cada um deles?
Ceramidas: reparação e hidratação
Começando pelas ceramidas. Você sabia que a barreira de proteção da pele (camada mais exposta) é um filme ultrafino formado por lipídeos, que são em sua grande maioria (50%) ceramidas?
Pois bem, em parceria com ácidos graxos e colesterol, elas preenchem espaços entre queratinócitos, evitando a perda de água e mantendo a integridade da pele. Ou seja, são muito importantes para nossa pele.
+ 5 dicas para evitar assaduras sem abrir mão do seu shortinho
Quanto acontece alguma agressão à essa camada mais externada da pele, como o atrito, ela fica danificada. As ceramidas da fórmula agem para ajudar a manter a hidratação da pele, fortalecer a função de barreira, acalmar e, claro, auxiliar na cicatrização. São grandes reparadoras e, por isso, estão no Bastão Antiatrito.
Lembrando que na Sallve usamos ceramidas extraídas de um composto vegetal idêntico ao que temos na nossa barreira cutânea.
Niacinamida: a estrela multifuncional
Também conhecida como vitamina B3, a niacinamida é um ativo multifuncional que amamos por aqui. Na fórmula do Bastão Antiatrito, ela tem algumas funções essenciais.
Primeiro, ela é responsável por prolongar a hidratação e estimular a síntese de queratina e ceramidas, recuperando a proteção da pele, que acaba agredida com o atrito.
+ Suor: qual é sua função e quais são os mitos sobre ele?
Além disso, ela ajuda muito a uniformizar o tom da pele, o que é muito importante porque é muito comum que pessoas que sofrem com assaduras acabem com manchas na região do atrito.
A niacinamida ajuda a prevenir e atenuar manchas causadas pela hiperpigmentação, impedindo que a melanina se espalhe.
Manteiga de Abacate: emoliente e anti-inflamatório
Uma das propriedades mais conhecidas da manteiga de abacate é a de manter a hidratação da pele, por conta de sua ação emoliente, prevenindo que sua pele perca água. Esse poder emoliente é fundamental para a lubrificação.
Ela ainda é rica em esteróis, mais precisamente um alto percentual de fitoesteróis. Segundo estudos, a melhora de problemas do tecido conjuntivo e de lesões cutâneas são atribuídas a esse componente, que também são conhecidos por serem responsáveis por deixar a pele mais firme, íntegra e hidratada.
Essa ação dos fitoesteróis está ligada ao aumento da síntese de colágeno nos fibroblastos, que são as células envolvidas na cicatrização e que ajudam na manutenção da integridade do tecido conjuntivo. Assim, ainda consegue contribuir para reduzir a irritação e vermelhidão, acalmando a pele.
Manteiga de Karité: alto potencial hidratante
A manteiga de karité é extremamente conhecida por seu alto potencial hidratante, benefício ligado ao alto de teor de ácidos graxos contidos no ativo, como os ácidos oléicos (Omega-9), esteáricos e linoléicos (Omega-6).
Esses óleos agem restaurando lipídios e devolvendo a umidade para a pele. Assim, auxilia a reparar a barreira protetora da pele, retendo umidade (como se fosse um filme que impede que a água saia, sabe?) e reduzindo o ressecamento.
Ela ainda tem propriedades anti-inflamatórias e calmantes. Quando aplicamos na pele, ela ajuda a retardar a produção de células inflamatórias, minimizando irritações.
Eficácia comprovada, resultados visíveis
Colocamos essa fórmula à prova e comprovamos a ação calmante imediata do Bastão Antiatrito.
Em instituto de pesquisa clínica independente, foi utilizada a metodologia científica conhecida como tape stripping. Após uma medição basal, é colocado um pequeno adesivo sobre a pele de participantes de pesquisa, que gruda bem e, ao ser removido, leva junto a parte superficial do estrato córneo. Ou seja, há um dano de barreira cutânea, que deixa a pele vermelha e sensibilizada.
Com a pele agredida, fizemos novas medições com Tewameter e Mexameter logo após o insulto, após 30 e 120 minutos da aplicação do produto:
- 100% apresentaram redução na taxa de TEWL após 30 minutos e 96% após 2 horas da aplicação do produto. Essa redução imediata no TEWL significa que houve um efeito protetivo da barreira cutânea.
- 100% apresentaram redução da vermelhidão após 30 minutos e 2 horas da aplicação do produto.
Ou seja, ficou comprovado o efeito calmante imediato.
E os resultados não foram apenas a curto prazo. Ao longo de 28 dias de uso diário do Bastão Antiatrito, houve melhora e reparação da barreira cutânea.
- 100% apresentaram comprovadamente melhora na eficiência da barreira cutânea após 28 dias.
Além disso, foi realizado a avaliação de eficácia percebida, em que participantes de pesquisa usaram o produto por 28 dias, de acordo com o modo de uso e nos contaram o que perceberam:
- 97% notaram prevenção na formação de assaduras
- 97% sentiram que acalmou a pele na região da assadura
- 97% notaram que, mesmo com o suor, foi resistente e não saiu facilmente
- 97% perceberam que a pele não ficou pegajosa
- 97% sentiram a pele hidratada
- 97% sentiram que protegeu a pele de novas assaduras
- 94% sentiram a textura da pele mais macia
- 82% perceberam uniformização do tom da pele na região da assadura
E aí, que tal incluir o Bastão Antiatrito na sua rotina de cuidados?