As sobrancelhas são um elemento marcante do rosto e muito responsáveis, em conjunto com outras regiões da face, por expressar as nossas emoções. E, muito além disso, são bastante faladas no universo da beleza e seu design também é influenciado por tendências.
Já foram ultrafinas nos anos 20 e 30, mais naturais nos anos 70, mais grossas e volumosas nos anos 80, mais arqueadas e finas nos anos 2000 e mais definidas e desenhadas a partir de 2010, entre outros modelos e tipos.
E diante de tantos modelos e designs, cada vez mais gente tem vontade de deixar os fios crescerem para que elas fiquem do jeito desejado. E aí que surge a dúvida: como funciona esse ciclo de crescimento, já que muita gente tem a impressão de que as sobrancelhas crescem devagar e fica difícil ter paciência para que elas fiquem mais cheias e volumosas.
Qual a função das sobrancelhas?
Antes de contar um pouco mais sobre o ciclo de crescimento dos pelos, é legal explicar rapidinho um pouco mais para que servem as sobrancelhas.
Elas são formadas por um aglomerado de pelos curtos e mais grossos e, além da função estética ou de expressar nossas emoções, elas servem para proteger os nossos olhos – isso mesmo. Elas impedem, por exemplo, que o suor escorra da cabeça ou testa.
Como é processo de crescimento dos fios?
O processo de crescimento dos fios é muito similar ao do nosso cabelo, com algumas diferenças básicas no tempo de cada uma das três fases do ciclo capilar.
“Os fios passam pelas mesmas fases de crescimento do cabelo e (o ciclo) demora cerca de 3 a 4 meses”, conta a Dra. Letycia Lopes.
As três fases são:
- Anágena: a fase de crescimento, quando o fio cresce e forma a haste capilar. Aqui há uma alta divisão e multiplicação celular, fazendo com que aumente de comprimento.
- Catágena: começa quando a fase anágena termina. Essa é a fase de transição, nela as divisões celulares que estavam acontecendo freneticamente param de ocorrer. Ou seja, o fio para de crescer e sofre uma regressão.
- Telógena: é a última fase, conhecida também como fase de repouso. Durante esta fase, a haste do fio amadurece em um fio totalmente queratinizado, que se desprende do folículo e o fio cai.
Os fios das sobrancelhas têm uma fase anágena (crescimento) mais curta, assim como acontece com os cílios, e uma fase telógena (de queda) mais longa.
Lembrando que o ciclo de crescimento é cíclico e não acontece de forma sincronizada, cada pelo tem seu ciclo independente. É por isso, inclusive, que você não fica sem pelos na sobrancelha quando os fios chegam na fase de queda, por exemplo.
É a genética que determina se suas sobrancelhas vão ser mais grossas, finas, ralas, volumosas. “Cada pessoa nasce já com um padrão de fio e crescimento definido geneticamente”, aponta a Dra. Letycia.
As sobrancelhas caem?
Sim, os fios da sobrancelha caem naturalmente, assim como acontece com os cabelos e com os cílios.
Mas se você começa a perceber um afinamento dos fios ou uma queda mais exagerada, com perda de volume, por exemplo, há alguns fatores que podem explicar isso.
“Coçar demais, doenças autoimunes, DSTs, desnutrição, envelhecimento, alergias, cirurgias, gravidez e parto, medicações e estresse, além de arrancar fios em excesso”, aponta a Dra. Letycia.
Por isso é importantíssimo que você procure um médico se notar falhas ou uma perda brusca de volume.
A Dra. Mônica Aribi também dá algumas outras causas possíveis: “Os motivos pela queda de sobrancelha podem ser por alguma doença sistêmica, como, por exemplo, neoplasias ou doenças autoimunes, genéticas, como Alopecia Universal. A causa mais frequente é por trauma de retirada excessiva por pinça ou agentes depilatórios.”
Os pelos da sobrancelha podem não crescer mais?
Sim, os pelos da sobrancelha podem não crescer mais em alguns cenários. “Por algum trauma local, desde acidentes, queimaduras até a tentativa de preenchê-las com maquiagem definitiva. O laser se aplicado acidentalmente também pode causar queda irreversível”, aponta a Dra. Mônica Aribi.
Além disso, a Dra. Letycia completa alertando que depilar a região de forma excessiva, cosméticos e permanentes para alisar ou modelar os fios, se mal utilizados, também podem contribuir para uma queda definitiva.
Como fazer a sobrancelha crescer e engrossar?
É possível estimular o crescimento dos fios e também garantir um aumento na densidade desses fios, contribuindo para sobrancelhas mais preenchidas e volumosas.
“Podemos usar medicações como, Latanaprosta ou Minoxidil, ou em casos mais graves até o laser Fotona para estímulo dos pelos”, afirma a Dra. Mônica.
Séruns de crescimento podem ajudar no crescimento? A Dra. Mônica afirma que séruns de crescimento de sobrancelhas podem ajudar a estimular o crescimento dos fios, evitar a queda e ajudar a aumentar a densidade dos fios.
Porém, ela dá a dica de que você tome cuidado com os muito concentrados para que a pele ao redor não fique irritada.
Além disso, é importante alguns cuidados gerais, como manter a região higienizada, hidratada, escovar os fios suavemente, além de tomar cuidado com as retiradas excessivas com pinça ou outros métodos depilatórios, afinal, você está querendo que sua sobrancelha cresça.
Dicas para manter as sobrancelhas saudáveis
E o que fazer para manter as sobrancelhas saudáveis, reduzindo a queda e mantendo os fios fortes? Além do uso de séruns, há algumas dicas básicas:
- Higienizar a região
- Não tirar excessivamente os fios
- Evitar o uso de químicas
- Manter a região hidratada
O uso de maquiagem pode prejudicar?
O uso de lápis para sobrancelhas ou aquele gel para alinhar os fios só prejudicam e estimulam a queda, se não forem retirados corretamente, aponta a Dra. Letycia, ou em caso de alergias.
“O fato de não retirar bem a maquiagem pode entupir os folículos e levar a queda de pelos”, completa a Dra. Mônica. “Se houver uma boa limpeza, não costuma causar problemas”, finaliza a Dra. Letycia.
Sérum Para Cílios e Sobrancelhas
O Sérum Para Cílios estimula o crescimento e o fortalecimento de cílios e sobrancelhas, com aplicador em formato de delineador para facilitar a precisão da aplicação.
Na fórmula, a baicalina induz o crescimento e aumenta a densidade dos fios, além de auxiliar no combate à queda. já o tecnológico peptídeo fortalecedor ajuda na maior ancoragem dos fios, resultando em cílios e sobrancelhas maiores e mais volumosos.
Por fim, o pantenol proporciona uma super hidratação, que suaviza e fortalece os fios. uma combinação incrível que aumenta comprovadamente o volume, a densidade e comprimento de cílios e sobrancelhas.