Óleo de argan: como usar e quais os benefícios para a pele

Óleo de argan: como usar e quais os benefícios para a pele

Queridinho nos tratamentos capilares, o óleo de argan tem ação antioxidante na pele

Primeiramente, o óleo de argan é mundialmente conhecido por seus benefícios para os cabelos, não é mesmo? E pode ser encontrado em inúmeros produtos do mercado. Porém, quando o assunto é a sua utilização na pele, a coisa muda de figura e muita gente duvida da sua eficácia. Bem, já adiantamos que as propriedades existem de fato!

Esse óleo é um produto natural, obtido por meio do fruto da árvore Argan Spinosa, que só existe no sul do Marrocos, na África. A sua extração costuma ser feita por meio de um processo de prensagem a frio das nozes da Argania. É considerado super raro e, por isso, ganhou o apelido de "ouro líquido" ou "ouro marroquino".

Crédito: Sharon Pittaway/Unsplash

Benefícios para a pele

O óleo de argan é rico em vitaminas A, D e E, além der ser antioxidante e conter bons níveis de ácidos graxos essenciais, ômega 6 e 9, polifenóis e fitosteróis. E o que isso tudo quer dizer? Acompanhe:

É super hidratante

A presença da vitamina E, antioxidante lipossolúvel, ajuda a melhorar a retenção da água na pele, promovendo a hidratação. Um estudo marroquino apontou ainda que o óleo é bastante efetivo na hidratação da pele de mulheres maduras, pós-menopausa.

Reduz sintomas da psoríase e rosácea

Por ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o óleo de argan é usado para o tratamento de algumas condições de pele, como cita um estudo de pesquisadores da Turquia. Em casos como de rosácea, pode ser usado na forma de suplementos orais ou uso tópico. O melhor é sempre consultar um médico!

Combate o excesso de oleosidade

Segundo pesquisas acadêmicas, em uso tópico, o ingrediente ajudou a controlar e reduzir o excesso de sebo na pele. Porém, quem tem pele oleosa e acneica sabe bem que é importante buscar a opinião de um especialista.

Protege dos danos causados ​​pelo sol

Por sua propriedade antioxidante, o óleo ajuda a combater os radicais livres. Além disso, ajuda a prevenir queimaduras e a hiperpigmentação. Um estudo japonês indicou até que, a longo prazo, o ingrediente pode ajudar a prevenção do câncer de pele.

Tem propriedades anti-sinais

As propriedades antienvelhecimento do óleo de argan são conhecidas há anos. Isso acontece porque o óleo é capaz de aumentar a elasticidade da pele, reduzindo rugas e linhas de expressão.

Previne o aparecimento e reduz a aparência de estrias

Segundo um estudo de uma universidade da Romênia, o uso de um creme à base de água e óleo de argan melhorou a elasticidade da pele, ajudando a prevenir e tratar as estrias.

Crédito: Kelly Sikkema/ Unsplash

Como usar o óleo de argan?

O ideal é usar o óleo de argan 100% puro, sem aditivos, diretamente na pele. "Aplique cerca de três gotas. Para aumentar a penetração de outros ativos, como um hidratante, por exemplo, o recomendado é aplicar o hidratante primeiro e o óleo depois", explica a dermatologista Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Além disso, o ingrediente também pode estar presente em cremes anti-sinais e outros dermocosméticos, com concentração que pode variar de 2% a 10%, de acordo com a sua finalidade.

Talvez você esteja se perguntando se isso tudo também vale para peles oleosas e acneicas. O óleo de argan não é um ingrediente comedogênico, que entope poros. É claro que isso é uma boa notícia, mas vamos com calma. O ideal é sempre ter a opinião de um especialista antes de usar.

"Antes de se aproveitar dos benefícios do óleo de argan, é necessária avaliação dermatológica. Peles muito oleosas ou ricas em cravos podem sim sofrer e piorar com o uso do óleo",  explicou ainda a Dra. Kédima.

Vale lembrar… consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da melhor forma possível da sua pele, combinado? 😉 

Algumas referências e estudos usados para este texto

Argan Oil for Skin Health

The effect of argan oil on postmenopausal skin elasticity

Anti-Inflammatory and Skin Barrier Repair Effects of Topical Application of Some Plant Oils

Skin hydration in postmenopausal women: argan oil benefit with oral and/or topical use

Physicochemical characteristics, nutritional properties, and health benefits of argan oil: a review

Activation of MITF by Argan Oil

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog