Quais cuidados devemos ter após a depilação?

Seja cera, laser ou lâmina! Para ajudar com os cuidados após a depilação, temos dicas preciosas para ajudar a manter sua pele saudável

Frame / Friends

Não importa o tipo de depilação que você escolhe, se você é do time que gosta de se depilar, precisa zelar pelo bem da sua pele. Ter cuidados após a depilação para que pelos não encravem e a pele se recupere bem, nunca é demais.

Há métodos melhores ou piores, mas isso quem decide é você e seu dermatologista. Porém, para ajudar com os cuidados após a depilação, dentro do método que você achar melhor, temos dicas preciosas para compartilhar.

Com a palavra, o Dr. Abdo Salomão Jr., doutor em Dermatologia pela USP e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que deu algumas dicas para quatro principais tipos:

Cera: cuidados após a depilação

Os cuidados principais são: usar creme antisséptico no local ou um creme pós-depilatório rico em ingredientes anti-inflamatórios. A água termal também é super bem-vinda!

O ideal é não tomar sol por pelo menos uma semana após a depilação, para evitar manchas indesejadas.

Quais os cuidados após a depilação com lâmina?

Quando assunto é lâmina, o cuidado começa antes. "O ideal é fazer um preparo da pele para depilação, utilizando substâncias, produtos, que contenham ação bacteriostática (não deixam crescer bactérias ali) e anti-inflamatórias. Isso evita a formação de foliculite e a contaminação do folículo. Isso costuma ser suficiente para evitar essas bolinhas que surgem com a depilação com lâmina", explica o especialista.

Uma das maiores preocupações são os pelos encravados. Para evitá-los, sempre se depilar no sentido do pelo, ou seja, se o pelo está de cima pra baixo, passar a lâmina de cima para baixo.

"Quando você faz o contrário, o pelo fica muito curtinho e a tendência é encravar. A grande sacada mesmo é usar uma substância à base de peróxido de benzoíla, dois dias antes e três dias depois da depilação. Também é bom depilar com água morna, após o banho, quando os pelos estão bem mais macios e é mais fácil de depilar", dá a dica.

Atenção com o laser!

Atualmente, existem muitos lasers que contam com resfriadores da pele na própria ponteira. Isso minimiza a dor e o processo inflamatório.

"É necessário não tomar sol antes e depois do procedimento e dependendo da área passar cremes com ação calmante. O tempo de recuperação é curto", explica o Dr. Abdo.

E a linha?

Assim como na pinça, na depilação com linha os pelos são arrancados. E isso cria um processo inflamatório que pode manchar (tanto manchas pós-inflamatórias quanto melasma). Por isso, é preciso ter cuidado.

O ideal é não se expor ao sol após a depilação e, caso isso aconteça, lembrar de usar protetor solar, é claro. O uso de cremes e loções com ingredientes calmantes também são indicados.

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

vamos conversar?

mais do blog

buscar

sua sacola

  • Loading