Barbudos, higienizar e hidratar os fios é necessário!

Conversamos com uma dermatologista para entender melhor como cuidar melhor da barba que você tanto ama e cultiva!

Cuidar da barba é uma rotina cada vez mais consolidada para os homens, porém muitos ainda não fazem ideia do que é realmente necessário. Bom, já adiantamos por aqui que higienizar é mais do que preciso, é necessário!

Crédito: Nicolas Lobos/Unsplash

“A barba é um atributo da identidade masculina e cada vez mais os homens buscam deixá-la com o melhor aspecto físico e, ainda, corrigir suas falhas. É fundamental cuidar da barba assim como se cuida dos cabelos, pois também está sujeita a bactérias e fungos. Por isso a higienização é mandatória”, explica a Dra. Carolina Gramigna, dermatologista da Clínica Dra. Adriana Cairo, de São Paulo.

E qual a melhor forma de fazer isso? O ideal é lavar a barba com água de morna a fria (para não ressecar os fios!), pois isso retira eventuais resíduos dos extratos mais superficiais da pele, além do sebo, suor e da sujeira ambiental, que acabam se depositando nessa área. Também é recomendado deixar a pele do rosto sempre seca.

Crédito: Pexels

Talvez você já tenha cruzado por aí com alguns xampus e condicionadores específicos para essa região do rosto. Também é provável que você já tenha duvidado que realmente seja necessário usar um produto específico para a barba.

A Dra. Carolina esclarece: “A pele da qual emergem os fios da barba é diferente da pele na qual emergem os fios do cabelo e, portanto, possuem características fisiológicas particulares, merecendo produtos adequados a cada região. Os condicionadores específicos dão maleabilidade, reduzem a fricção entre os fios ao aumentarem a adesividade das escamas das cutículas. Mas, mesmo assim, pode ser utilizado condicionador de cabelo”.

Hidratar é preciso?

Crédito: Jeremy Perkins/ Unsplash

A gente vive falando por aqui sobre como é importante hidratar a pele e também os cabelos para manter tudo bem saudável. É claro que isso também se estende para a barba. Como os fios da barba são mais grossos que os dos cabelos, as glândulas responsáveis pela hidratação são incapazes de atingir a totalidade dos fios. É exatamente por isso que usar um óleo para barba é tão importante para evitar o ressecamento.

A hidratação é importante porque os fios ressecados são difíceis de pentear e ficam opacos. “Substâncias como o pantenol são interessantes, já que atuam como umectante e conferem hidratação. A presença dela pode ser verificada pela simples leitura dos rótulos dos produtos”, indica a especialista.

O barbear

Para quem costuma fazer a barba, seja só pra dar aquela ajeitadinha ou para retirar completamente os pelos que crescem no rosto, já deve saber que a melhor forma de barbear é seguindo a direção de crescimento dos pelos da barba.

Crédito: Pexels

Porém, se você nunca se atentou a isso, fique sabendo que é importante ter cuidado ao utilizar a lâmina de barbear no sentido contrário ao crescimento dos pelos, pois tal movimento pode gerar foliculite e irritação.

Se você é daqueles que fica com a pele irritada no pós-barbear, a Dra. Carolina Gramigna dá a dica. “Utilizar tônicos calmantes sem álcool em sua composição e hidratar a pele da face de acordo com seu tipo: pele seborreica, acneica, mista ou seca”, afirmou.

Já se seu problema é a coceira quando os fios começam a crescer, a opção é usar xampus específicos, já que acalmam a pele na saída do fio. A limpeza da área reduz a inflamação que ocorre pelo acúmulo de substâncias próprias da pele e também externas.

Crédito: Raw Pixel

Foliculite na barba, dá para tratar?

Quem faz a barba, pode enfrentar um outro problema: a foliculite.
“Foliculite na barba é um desafio para aqueles homens cujo trabalho exige estarem sempre com ausência total dos pelos. O ideal para prevenir a foliculite é aparar a barba com tesoura ou máquina de barbear, porém, sempre deixando pelo menos dois mm de comprimento dos fios”, explica ainda a especialista.

Não se esqueça: consultar um dermatologista é sempre a opção mais correta para manter a saúde da sua pele em dia! 😉

Tem alguma dica, dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve. A gente adora trocar experiências!

vamos conversar?

buscar

sua sacola

  • Loading