E se a gratidão for o próximo ativo infalível da sua rotina de skincare?

E se a gratidão for o próximo ativo infalível da sua rotina de skincare?

Já pensou em incluir a gratidão na sua vida e na sua rotina de skincare? O resultado pode ser milagroso - e te ajudar para a vida inteira!

Fresh Connection/ Unsplash

Nossa relação com a pele, como tanto já falamos aqui, vai muito além do ativo certo ou da máscara noturna infalível. Cuidar da nossa pele é uma jornada sem volta de autoconhecimento, autoestima e descobertas quase diárias sobre quem a gente é e como a gente se vê. Conforme vamos nos aprofundando em nosso cuidado com nossa pele, vamos percebendo que tantos fatores externos (e internos) contribuem para essa relação de amor próprio. Um cheiro, um som, uma textura... Mas e se a gratidão for o próximo ativo infalível da sua rotina de skincare?

Já tem um app para isso

Depois dos aplicativos de meditação, a nova febre da turma cada vez mais ligada ao bem-estar são os apps de gratidão. A ideia é que, em meio ao caos em que vivemos, a gente comece a se habituar a ser mais grato pelo que temos. Se os apps de meditação têm como objetivo nos fazer focar no momento para apreciá-lo em sua totalidade, os apps de gratidão querem que a gente foque no que a gente tem no momento. O resultado? Quem usa jura que se sente menos ansioso, mais calmo e até mais feliz, sentindo efeitos como diminuição do stress por meses a fio. É realmente como reprogramar seu cérebro para ser mais positivo.

Pritesh Sankhe, criador do app mais famoso desse novo nicho, o Gratitude, diz que seu aplicativo foi pensado como um caminho para quem sofre de ansiedade ou depressão, melhorando a saúde mental de seus usuários dando aquela ajustadinha simples em sua percepção da vida.

Como a gente sabe bem, uma mente em paz e saudável é diretamente refletida em uma pele saudável, viçosa e bonita. Por isso mesmo, os apps de gratidão já vem sendo incorporados como parte nova e bem-vinda de uma rotina de skincare cada vez mais holística.

"Quando alguém está se sentindo bem e feliz, isso fica claro no seu rosto, porque as funções da barreira lipídica da nossa pele funcionam melhor", explicou a psicodermatologista Dra. Amy Werchsler à jornalista de beleza Jessica Delfino, em uma matéria para o The Cut. "Já que o stress crônico pode causar o enfraquecimento desta barreira e a perda de água da mesma, registrar nossas gratidões pode sim ajudar nossa pele a se manter mais hidratada e até renovar suas células de forma mais saudável." É aquele clássico do "viço que vem de dentro".

Gratidão no skincare

Jessica, então, vai ainda mais longe. Ela ensina como vem usando seu app de gratidão de forma mais literal em sua rotina de skincare, listando motivos pelos quais é grata pela sua pele, pensando em cada "defeito" como uma forma de proteção natural de sua pele. À pele sensível, ela agradece pela comunicação diária e tão clara, que nos ajuda a escolher os melhores ingredientes para cuidar dela. À pele acneica, ela agradece pela resiliência, e daí por diante.

Sua ideia? Transformar o que sempre achamos tão negativo como algo positivo. "Minha pele melhorou quando passei a incorporar a gratidão na minha vida. Além disso, é de graça e me sinto melhor."

E aí: pronta para agradecer ao universo ao invés de reclamar?

Voltar para o blog