Talvez você já tenha ouvido que os cílios não crescem mais ou, então, que depois que caem não vão crescer de jeito nenhum. E fica a dúvida: afinal, isso é verdade mesmo? A resposta mais curta de todas é: não, não é verdade. E aqui a gente vai te explicar mais sobre isso e falar um pouco mais sobre essa percepção de que eles não crescem.
Os cílios não crescem mais?
Os cílios têm um ciclo de crescimento, assim como acontece com os cabelos e os outros pelos do nosso corpo. O ponto é que eles não vão crescer tanto quantos os cabelos e isso tem a ver com suas características e ciclo de crescimento, que é mais curto, o que contribui um pouco para essa percepção de que eles não crescem ou simplesmente que não crescem depois que caem.
+ Estresse pode causar queda de cabelo?
“Os cílios respeitam o mesmo ciclo dos outros folículos do ser humano, passando pela fase anágena (proliferativa), onde a haste capilar fica mais grossa e cresce, fase catágena (transição) quando ocorre a desconexão temporária entre a papila dérmica e a haste, e por fim, a telógena (troca). Nessa, o fio velho dá lugar ao novo produzido pela papila dérmica”, confirma o Dr. Danilo S. Talarico, médico pós-graduado em tricologia e dermatologia.
Conhecendo melhor o ciclo de crescimento dos cílios
Nossos cílios têm a função de proteger nossos olhos, eles formam uma barreira que impede a passagem de poeira e microrganismos. Temos, em média, entre 100 e 150 fios em cada pálpebra.
Eles nascem no folículo piloso, tem raiz e haste capilar. E, apesar de tudo ser muito similar com o ciclo de crescimento dos cabelos, ele é um pouco mais curto, dura cerca de 180 dias. “Tem as mesmas fases e sofre as mesmas influências do metabolismo geral, mas diverge principalmente pelo tamanho dos ciclos, sendo do cabelo por volta de 1000 dias e dos cílios 180 dias”, conta o Dr. Danilo.
+ Queratina: qual a função dela na pele e nos cabelos?
“O ciclo anágeno, que é o ciclo responsável pela proliferação celular e onde existe o crescimento do fio, é mais curto nos cílios”, completa ainda a Dra. Letycia Lopes, dermatologista.
Lembrando também que esse ciclo de crescimento não acontece de forma sincronizada, cada fio tem seu ciclo independente. E é por isso que você não perde todos os fios de uma vez quando chega a fase telógena, por exemplo.
E, como você deve imaginar, é natural que os cílios caiam. Perdemos em média até 5 fios por dia e, claro, eles crescem novamente.
Cílios maiores e mais fortes
E dá estimular o crescimento dos cílios? Sim, é possível e é importante que você procure um dermatologista ou oftalmologista, para que ele investigue caso você sinta que está perdendo cílios demais ou que eles estão mais frágeis, perdendo o volume ou abrindo falhas.
+ Alopecia: o que é, quais os principais tipos e como cuidar
É importante lembrar que o volume e tamanho dos cílios são definidos geneticamente, mas há tratamentos e séruns que podem ajudar a estimular o crescimento, deixando os fios mais fortes e volumosos.
Isso sem falar que há soluções temporárias, como cílios postiços ou alongamento de cílios, em que você deve ter alguns cuidados e se informar o máximo possível sobre os riscos, além de buscar um local e profissional de confiança.
Sérum Para Cílios
O Sérum Para Cílios estimula o crescimento e o fortalecimento de cílios e sobrancelhas, com aplicador em formato de delineador para facilitar a precisão da aplicação.
Na fórmula, a baicalina induz o crescimento e aumenta a densidade dos fios, além de auxiliar no combate à queda. já o tecnológico peptídeo fortalecedor ajuda na maior ancoragem dos fios, resultando em cílios e sobrancelhas maiores e mais volumosos.
Por fim, o pantenol proporciona uma super hidratação, que suaviza e fortalece os fios. uma combinação incrível que aumenta comprovadamente o volume, a densidade e comprimento de cílios e sobrancelhas.