Esfoliar a pele do corpo antes da depilação é legal?

Esfoliar a pele do corpo antes da depilação é legal?

Aqui tiramos algumas dúvidas sobre esfoliação e depilação e como evitar os temidos pelos encravados

Muita gente tem dúvida se deve ou não esfoliar a pele antes da depilação e se esse é bom método de ajudar a evitar os temidos pelos encravados. Spoiler: sim, a esfoliação pode ser benéfica antes da depilação. Mas calma que vamos explicar tudo por aqui!

depilação

Por que esfoliar a pele antes da depilação?

Esfoliar antes de depilar é legal, principalmente, porque ajuda a evitar que os pelos encravem. A Dra. Patrícia Mafra, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, já explicou aqui no blog que o processo que ocasiona o pelo encravado e a foliculite ocorrem quando o pelo vai nascer.

+ Quais cuidados devemos ter após a depilação?

"Dessa forma, o mais importante para evitar que isso ocorra é ter cuidados específicos com a pele da região, principalmente com a forma de retirar os pelos, seja com algum método de depilação ou uso de lâminas", afirmou.

Uma boa forma de evitar os pelos encravados é esfoliar as áreas alguns dias antes da depilação. "A esfoliação elimina as células mortas e afinam a pele, uma vez que a pele 'mais grossa' pode impedir os pelos de nascerem. Ela também remove impurezas da derme e, assim, diminui os riscos do encravamento. A esfoliação pode ser feita de uma a duas vezes por semana", deu a dica.

Até quantos dias antes devo esfoliar?

A Dra. Monica Aribi, sócia efetiva da SBD,indica que o processo de esfoliação comece pelo menos dez dias antes. "Em caso de pessoas que tem pelos encravados, esse processo deve ser repetido a cada 48h, parando cinco dias antes da depilação para não haver microtraumas", explicou.

+ Esfoliação e renovação celular: tem diferença?

Lembrando: não é indicado que você esfolie a pele no dia que for depilar. Além disso, esfoliar a pele logo depois da depilação também não é recomendado, já que sua pele pode estar mais sensível. O ideal é hidratar e esperar sua pele se recuperar. E não esqueça de consultar o profissional responsável pela sua depilação.

Esfoliar é benefício para todo tipo de depilação?

A Dra. Mônica Aribi indica a esfoliação principalmente para quem depila com cera quente ou fria. Porém, ela pode ser feita antes de vários tipos de depilação.

+ Foliculite: o que é, quais as causas e como tratar

Até antes da depilação a laser pode esfoliar? A Dra. Paola Pomerantzeff já contou que sim, pode ser feito, lembrando de parar cinco dias antes da sessão. Além disso, é sempre bom consultar as recomendações da clínica que você fará o procedimento. São eles que vão te dar as dicas a serem seguidas.

Só esfoliar ajuda a prevenir pelos encravados?

Esfoliar é um dos cuidados que pode ajudar a prevenir pelos encravados e a foliculite. Mas não é só isso, não. Aqui algumas dicas:

  • Mantenha a pele limpa e seca;
  • Evite o uso de roupas muito apertadas;
  • Esfolie a pele alguns dias antes da depilação;
  • Evite usar lâminas sem corte, envelhecidas e enferrujadas;
  • Mantenha a pele hidratada, principalmente após a depilação.

Esfoliante Hidratante Corporal

O Esfoliante Hidratante Corporal reúne dois tipos de esfoliação em um produto só. A primeira é a esfoliação química, feita pelo ácido lático, um membro da família dos alfa-hidroxiácidos. Ele age diminuindo a adesão entre as células superficiais da pele, promovendo a renovação celular.

A segunda é a esfoliação física por partículas vegetais, nesse caso, as de milho. Ela retirando as células mortas a partir do atrito promovido pelas pequenas partículas de milho presentes na fórmula do Esfoliante Corporal.

Por fim, ele ainda conta com manteiga de karité e a o phytoesqualano, que ajudam a manter a pele hidratada, macia e viçosa.

Hidratante Renovador Corporal

Um hidratante corporal que promove uma renovação incrível na pele, uniformizando tom e textura, além de reduzir e prevenir pelos encravados.

Na fórmula, uma combinação de alfa hidroxiácidos (AHAs) 10%  - ácidos glicólico 6%, málico 2% e lático 2% -, aliados ao extrato de physalis,  o que possibilita esfoliar suavemente sem ressecar, uniformizar o tom da pele (incluindo axilas e virilha) e suavizar áreas rugosas/ásperas.

Em textura gel-creme, tem rápida absorção e deixa pele macia, radiante e viçosa. 

Atenção: não indicamos o uso combinado com outros ácidos ou com outros ativos que promovam a renovação intensa da pele. Também indicamos não aplicar imediatamente antes ou logo após a depilação, inclusive com lâmina, espere alguns dias para que a pele se recupere e só então retome o uso.

E aí, que tal incluir na sua rotina de cuidados?

E aí, que tal incluir o Esfoliante Hidrante Corporal na sua rotina de cuidados?

Voltar para o blog