Extrato de alcaçuz: o que esse ativo pode fazer pelo seu cabelo

Extrato de alcaçuz: o que esse ativo pode fazer pelo seu cabelo

A gente já conhece o que ele pode fazer pela sua pele, mas ele também traz inúmeros benefícios para o seu cabelo

Presente no nosso Tônico Renovador, o extrato de alcaçuz é incrível para a pele, por ter uma ação antioxidante e anti-inflamatória poderosa, como já contamos aqui no blog. Mas você sabia que ele também pode trazer benefícios poderosos para a saúde do couro cabeludo e do cabelo em si? 

O que é o extrato de alcaçuz?

Conhecido cientificamente com o nome Glycyrrhiza glabra, essa planta é usada medicinalmente há anos, e é originalmente encontrada na Ásia Ocidental e no Sul da Europa. Entre os usos tradicionais, estão as infusões para cuidar de condições na boca e infecções pulmonares, úlceras e outras condições estomacais.

+ Você sabe qual o seu tipo de cabelo?

O extrato é retirado de sua raiz, que é muito usado na indústria cosmética e farmacêutica. O extrato de alcaçuz tem glicirrizina, que tem propriedades antivirais, anti-inflamatórias e antimicrobianas. Além dele, encontramos também por lá o isoflavonóide glabridina, um poderosíssimo antioxidante, que também tem funções anti-inflamatórias e calmantes.

extrato de alcaçuz

Como ajuda o cabelo?

Tem tudo a ver com essa ação anti-inflamatória. Por conta dela, o extrato de alcaçuz é indicado para acalmar o couro cabeludo. E o que isso significa? Que ajuda a cuidar de quem está com a região irritada ou descamando e até coçando, por exemplo.

+ Estresse pode causar queda de cabelo?

Por conta disso, pode ajudar com a queda de cabelo, que é causada porque o folículo está bloqueado com toda essa descamação, causando uma falta de oxigenações do bulbo capilar e, consequentemente, queda de cabelo.

Segundo artigos científicos, as micelas de glicirrizina “possuem alta compatibilidade com o folículo piloso” e, além disso, indicam que o extrato de alcaçuz pode ajudar no crescimento do cabelo.

Referência para o texto

Glycyrrhizin micellar nanocarriers for topical delivery of baicalin to the hair follicles

Plantas e Produtos Vegetais no tratamento da Alopécia

Formulation and test activities of hair tonic

Voltar para o blog