glicerina

Glicerina: qual é a função desse clássico dos cosméticos?

A glicerina é um dos ingredientes mais clássicos do skincare, estando presente em boa parte das fórmulas que você já tem em casa. Mas para que ela serve?

glicerina

Se você é adepto a ler meticulosamente os rótulos de todos os seus cosméticos, já deve ter percebido que a glicerina figura na lista de ingredientes da grande maioria deles. Ela pode aparecer com os nomes glycerine ou glycerol. Aliás, mesmo que você não seja tão ligado assim na formulação completa dos cosméticos que usa, com certeza já ouviu falar em glicerina. Sem qualquer exagero, o ingrediente é mesmo um verdadeiro clássico.

+ Por que é tão importante hidratar a pele?

Mas o que é glicerina?

Altamente hidratante, a glicerina é um umectante, o que quer dizer que ela retém a hidratação natural da pele atraindo moléculas de água para a superfície da camada córnea. Esse processo ajuda a compensar níveis reduzidos de agentes naturais de hidratação - os umectantes naturais chamados de NMF, que vão se degradando com o passar dos anos.

Outro fator importante é que ela tem baixo peso molecular, conseguindo então penetrar mais profundamente nas camadas da pele, para onde leva toda essa hidratação. Em formulações de cosméticos, ela pode ter origem animal ou vegetal ou ainda ser sintética, ou seja, reproduzida em laboratório.

Os benefícios da glicerina

Sabendo de sua ação hidratante e umectante, é fácil entender os diversos benefícios da glicerina para a pele: ao hidratar (e prevenir a perda de hidratação da pele), ela deixa sua pele macia e ajuda a repor e fortalecer a barreira cutânea da pele. E uma pele hidratada, com sua barreira cutânea íntegra, é uma pele mais protegida das agressões externas, menos suscetível ao envelhecimento precoce e que absorve melhor todos os ativos que você passar nela.

É justamente por ter essa hidratação tão poderosa e largamente comprovada, benéfica para todos os tipos de pele e sem grandes riscos de reações adversas ou alergia, que a glicerina é um coringa das formulações de cosméticos, de xampus a cremes para os olhos.

"Normalmente, a glicerina é muito utilizada porque ela tem uma boa sinergia com outras matérias primas hidratantes da formulação", explica Renata Ribon de Melo, do time de pesquisa e desenvolvimento da Sallve. A glicerina também pode aparecer em uma fórmula misturada com outros ingredientes para formar o veículo de um hidratante, por exemplo. É aí que entra o time de pesquisa e desenvolvimento, que vai estipular as quantidades corretas de cada um desses ativos para criar a fórmula perfeita em sua atuação, textura e sensorial.

Aqui na Sallve, a glicerina aparece na fórmula do Limpador Facial, Tônico Renovador, Esfoliante Enzimático, Antioxidante Hidratante, Hidratante Firmador e Protetor Solar. Em todos os produtos, sua origem é vegetal, derivada do óleo de palmiste.

Voltar para o blog