hidratantes da sallve

Respondendo 10 dúvidas frequentes sobre a niacinamida

Já ouviu falar muito sobre a niacinamida mas não sabe o que ela é ou o que ela faz? Pronto, a gente tira todas as suas dúvidas aqui.

hidratantes da sallve

Luz na bancada desse banheiro, que lá vem ela: a niacinamida! Estrela do mundo do skincare, o ativo tem status de ser o atual "pretinho básico" do cuidado com a pele, e não é à toa: tolerada por todos os tipos de pele e super fácil de ser combinada com outros ativos, a niacinamida brilha por sua versatilidade.

Aqui na Sallve, a gente adora a niacinamida. É só olhar para a nossa família de produtos: o ativo está presente nas fórmulas do Antioxidante Hidratante, Sérum Antiacne, Sérum Uniformizador, Água Micelar, Hidratante Facial (nesses dois, sua ação número um é a de diminuir os poros dilatados) e Hidratante Antiatrito.

Mesmo assim, os benefícios da niacinamida são desconhecidos por muita gente. Aqui na nossa comunidade, sempre que falamos nela, aparecem dúvidas sobre seu uso e propriedades. Aqui, reunimos as mais frequentes, para todo mundo ficar na mesma página: a niacinamida é mesmo incrível, viu?

O que faz a niacinamida?

A niacinamida é um daqueles ativos incríveis que entrega diversos benefícios para todos os tipos de pele. Ela tem ação antioxidante, diminui poros dilatados, retarda o envelhecimento, controla a produção de sebo da pele, diminui a incidência de cravos e ajuda a uniformizar o tom da pele, além de ser hidratante e ajudar na recuperação da barreira cutânea.

Niacinamida pode manchar a pele?

Não, a niacinamida não mancha a pele, e também não é fotossensível. "Na verdade é o contrário: ela ajuda a previnir e amenizar manchas na pele, inibindo a transferência dos melanossomos dos melanócitos para os queratinócitos na epiderme", explica Renata Ribon de Melo, do nosso time de pesquisa e desenvolvimento. É importante, porém, sempre usar protetor solar, seja para evitar o surgimento de manchas ou não interferir no tratamento de uniformização do tom da pele.

+ Manchas em pele negra: tudo o que você precisa saber antes de tratar

Quem tem acne pode usar niacinamida?

A niacinamida tem benefícios incríveis para quem tem acne: sua ação seborreguladora ajuda a controlar a oleosidade da pele, sua ação anti-inflamatória ajuda na diminuição das inflamações (espinhas) e ela ainda ajuda a diminuir os poros dilatados e reduz a hiperpigmentação pós-inflamatória, comum na pele acneica.

+ Niacinamida para a pele acneica: match certo!


Quantas vezes ao dia posso usar?

A niacinamida não tem restrição de uso, podendo ser usada tanto na sua rotina diurna quanto noturna. No caso dos produtos da Sallve com niacinamida, como o Antioxidante Hidratante ou o Sérum Uniformizador, eles podem ser usados até duas vezes por dia. "A niacinamida é uma vitamina super segura para a pele", explica Dra. Carine Dal Pizzol, gerente do time de pesquisa e desenvolvimento da Sallve.

Lembrando que a niacinamida faz parte das vitaminas essenciais do complexo B - ela é a vitamina B3.

+ Cuidados importantes ao inserir um cosmético na rotina de skincare


A niacinamida pode ajudar no melasma?

A niacinamida pode sim ajudar no tratamento do melasma, mas como esta é uma condição médica, o indicado é sempre consultar um dermatologista.

No Sérum Uniformizador, a niacinamida aparece em concentração 5%, que reduz a pigmentação em excesso, regulando a liberação da melanina dos melanócitos para os queratinócitos. Ela age na mancha que já existe, diminuindo a quantidade dessa melanina, para uniformizar e ajudar na produção mais saudável.

Quem tem pele sensível pode usar?

No geral, a niacinamida não só pode como é frequentemente indicada para quem tem pele sensível, já que ela atua inclusive na proteção e recuperação da barreira cutânea. No entanto, sua indicação depende da fórmula na qual ela está inserida. No caso do nosso Sérum Uniformizador, por exemplo, sua fórmula foi testada e aprovada para peles sensíveis. "Mas a pele pode ter sensibilidade a outros ativos inseridos na formulação", ressalva Renata.

+ Por que a pele sensível e a rosácea se acentuam com o cansaço?

Aliás, quem tem rosácea também pode se beneficar com a niacinamida justamente por essa ação calmante, viu?

A niacinamida pode irritar a pele?

Dra. Carine explica que em sua síntese, a niacinamida tem uma impureza chamada de ácido nicotínico, que pode sim irritar a pele. "Para evitarmos isso, o insumo que compramos não deve apresentar mais que 1000ppm de ácido nicotínico, porque isso pode irritar a pele. Mas a niacinamida em si não irrita a pele".

Quanto tempo demora para começarmos a ver os efeitos da niacinamida na pele?

"Como todo produto de uniformização, seu efeito pode começar a ser sentido após 30 dias, que é o tempo que a nossa pele leva para se renovar", ensina Renata. É importante lembrar aqui, porém, que tudo depende também da fórmula que você está usando e da sua pele.

+ Quanto tempo você dá para sua pele reagir aos cuidados com ela?

Usando vários produtos com niacinamida você tem mais chance de que ela faça efeito mais rápido? 

"Não necessariamente", responde Dra. Carine Dal Pizzol. "Não é a porcentagem que dita a eficácia de um produto. A rapidez do efeito está mais vinculada ao tipo de entrega do que a porcentagem de uso". Renata Ribon de Melo completa: "Mais ativos não significa melhor performance".

Há algum ativo que não podemos combinar com a niacinamida? Pode combinar com ácidos?

Essa quem responde é Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve: "Eu só não indicaria combinar, por exemplo, um sérum puro de niacinamida com outro sérum puro de antioxidante, porque não faz sentido. São dois produtos com a mesma função. De resto, a niacinamida é um produto fácil de ser combinado".

Um ótimo exemplo? Por ter ação calmante e uniformizadora, a niacinamida é uma ótima aliada no tratamento com ácidos: "Você pode usá-la com todos os AHA e também com o retinol, e funciona super bem porque ela tem essa função antioxidante e ainda dá uma acalmada na pele, por ser anti-inflamatória", ensina Dra. Monalisa.

Outra combinação indicada pela dermatologista? "Quando você tem acne e combina o ácido salicílico com niacinamida, você também potencializa essa função anti-inflamatoria. A niacinamida é um ativo muito bacana e bem versátil", afirma.

Voltar para o blog