Tudo o que você sempre quis saber sobre as toalhinhas

Tudo o que você sempre quis saber sobre as toalhinhas

Você sabe como usar a toalhinha em sua rotina de skincare? Então aposente os algodões descartáveis e tire todas as suas dúvidas aqui!

A toalhinha da Sallve

(mas aqui ninguém tem medo de perguntar.)

Se você ainda não sabe muito bem como inserir a toalhinha na sua rotina de skincare, não se preocupe: a gente vai te explicar tudinho, do começo. Vamos lá?

Afinal de contas, por que usar a toalhinha?

A prática surgiu de uma preocupação com o meio-ambiente, com o tamanho da nossa pegada de carbono, com a quantidade de lixo que produzimos. Se você parar para pensar sobre a quantidade de algodão que usa diariamente só na sua rotina de skincare, e tentar contabilizar o quanto joga no lixo por ano, acredite: vai levar um susto.

Especificamente porque a produção de algodão é bem problemática (pesticidas, uso exorbitante de água, agentes químicos), especialmente quando se pensa que todos esses disquinhos são de uso único. A ideia, aqui, é usar, lavar, usar de novo, e daí por diante.

Qualquer toalhinha funciona?

Dê preferência sempre as toalhas de 100% algodão, para que a textura da sua toalhinha não agrida seu rosto. Além disso, há quem tenha alergia a tecidos sintéticos. 

Outro fator a se levar em conta: escolha uma toalha de boa gramatura ao invés das super fininhas. Assim, você se certifica de que sua toalha vai durar, com você, pelo menos dez anos, enquanto as super fininhas se deterioram com muito mais rapidez.

Uma dica da Julia Petit: depois que a toalha esgarçar e ficar bem velhinha, você pode cortá-la e usar os pedaços para práticas como lavar pincéis de maquiagem.

Beleza. Mas então: com quais produtos posso usar a toalhinha?

A toalhinha é ligada ao passo de limpeza e tonificação da sua pele. Você pode usá-la com seu tônico, água micelar, demaquilante, ou até para tirar o demaquilante da sua pele após tirar a maquiagem. 

Outro uso bacana para a toalhinha é que você pode levá-la para o banho e usá-la como bucha, promovendo uma esfoliação suave da pele do seu rosto e até corpo, usando ou não um limpador no processo.

Mas a toalhinha não vai me fazer gastar mais produto?

Não se preocupe: o poder de absorção da toalhinha é o mesmo de um algodão. 

E como eu uso?

Aqui é interessante falar sobre a preferência por toalhinhas brancas, já que a cor torna muito mais fácil a visualização de quais pedacinhos da toalha você já usou. Porque é exatamente assim, mais simples impossível! Você vai, a cada vez que limpar / tonificar sua pele, usar um pedacinho limpo da sua toalha. Com o passar dos dias, você vai ver direitinho qual parte está usada, e parte para o uso da área ao lado. 

De quanto em quanto tempo devo lavar minha toalhinha?

Assim que acabar o espaço limpinho da sua toalha. A nossa toalhinha, geralmente, pode ser usada por algo entre sete e dez dias. Acabou o espaço limpo? Lave-a e comece tudo de novo, sem jogar nada fora.

E como eu lavo? Precisa de algum sabão especial?

Não precisa. Você pode juntar sua toalhinha com sua roupa, normalmente, e lavar na máquina, com o sabão que você já usa normalmente. Se você já tem alergia cutânea e usa um sabão especial para lavar suas roupas, então é ele que você vai usar. 

A toalhinha serve bem mais do que apenas para aplicar produto, sabia?

Mais do que servir de veículo para a aplicação de produtos, a toalhinha funciona como uma ótima ferramenta de esfoliação, por causa da sua textura. E pode fazer de levinho, não precisa pesar a mão na pressão. A sua vantagem é justamente essa: uma esfoliação bem delicada, que não agride a pele.

Mas se eu remover maquiagem com a minha toalhinha, ela vai manchar!

O bacana da toalhinha branca é que, ao mesmo tempo em que ela suja com mais rapidez, você consegue limpá-la com técnicas bem antigas mas eficazes, como deixando-a de molho na água com sal, por exemplo. 

Vale dizer, porém, que a toalhinha não precisa ficar ultra branca com o uso. Se você lavá-la, e ela estiver limpinha, já está valendo. Na verdade, é bem provável que, com o passar do tempo, a sua fique com algumas áreas um pouco mais escuras, em tons de bege. 

E passar toalhinha não espalha bactérias pelo rosto?

Não, viu? Se a sua toalhinha está limpa, está tudo certo!

Conclusão:

Toalhinha é hábito. Depois que você começa a usar, nunca mais consegue voltar para o algodão. Desde a sensação de não estar produzindo mais lixo à da esfoliação super suave na sua pele, ela vira parte essencial da sua rotina de skincare. E o melhor de tudo é que é muito simples: sem muito mistério, quanto mais básico, melhor!

Ainda tem dúvidas? É só deixar nos comentários que a gente te ajuda!
Você já incorporou a toalhinha na tua rotina de cuidados com a pele? Nos conte! A Sallve adora saber mais sobre você.

Voltar para o blog