alcool

Que "alcohol" é esse na fórmula, Dona Sallve?

Hoje é dia de entender melhor a classe dos álcoois e algumas diferenças entre eles

A gente adora conversar e responder as dúvidas da nossa comunidade. E tem algumas que sempre surgem: tem álcool na fórmula? Mas e esse Cetearyl Alcohol? É sensibilizante? Por isso, hoje é dia de entender um pouquinho mais sobre a classe dos álcoois.

alcool

Álcool nos cosméticos

O álcool é uma classe de molécula química. A classificação dos álcoois se dá de acordo com o tamanho de sua cadeia, dependendo do número de átomos de carbono. A Renata Ribon de Melo, pesquisadora sênior da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Sallve, explica mais:

"Álcool é o nome de uma classe de compostos químicos. Entre esses compostos existem cetonas, aldeídos, ésteres, etc. Eles se classificam pela estrutura da molécula, então tudo que tiver OH ligado ao átomo de carbono vai ter o nome de ALCOOL."

Renata Ribon de Melo, pesquisadora da Sallve

Ou seja, dessa classe podemos ter conservantes, emulsionantes, melhoradores de sensorial. Tudo depende do tipo usado e o que você quer da fórmula. Nem todo álcool é etanol, não são todos que são adstringente/solvente. Ele não é vilão ou mocinho, é apenas uma classe química, que tem importantes funções.

+ Resultados visíveis, imediatos e a longo prazo da família Sallve

“Não necessariamente é aquele álcool conhecido, que algumas pessoas de pele sensível buscam evitar nas formulações cosméticas”, aponta Renata. “O álcool utilizado nas formulações cosméticas é utilizado para melhorar o sensorial, aumentar tempo de secagem. A sensibilização da pele depende muito da concentração em que ele está também”, completa.

Peles sensíveismaduras e secas não costumam se beneficiar de produtos com etanol em suas fórmulasMuitas vezes, esse ingrediente aparece com o nome D álcool, álcool denat e álcool isopropílico. Em concentrações inadequadas, pode provocar ressecamento extremo e até dermatite (alergia) de contato. Por isso, é importante saber o tipo de álcool e qual sua concentração no produto.

+ Qual é a ordem de uso de todos os produtos da Sallve?

Em geral, os álcoois de cadeia longa e ligados aos lipídeos, como o álcool cetílico, se adaptam melhor a pele, sem causar ressecamento e, inclusive, tem capacidade de hidratação.

“Os álcoois gordos, de cadeia longa e maior peso molecular, que são cetílico, stearyl, e cetearyl, são mais seguros. Impedem a desidratação da pele e dão uma sensação de maciez e suavidade”, já nos contou certa vez a Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

alcool

Alcohol na Sallve

Muita gente se pergunta se o Tônico Renovador, o Sérum Uniformizador e o Sérum Antiacne tem álcool na composição. A resposta é: não!

+ As diversas formas de usar todos os produtos da Sallve

Na verdade, nenhum dos produtos da Sallve contém aquele álcool mais conhecido na fórmula, porque até então, durante o desenvolvimento dos nossos produtos, sentimos que para chegarmos ao sensorial e aos efeitos desejados não precisávamos adicioná-lo.

“O álcool mais conhecido que a comunidade cita (com a preocupação de ser sensibilizante ou ressecar demais a pele) aparece como somente alcohol, isopropyl alcohol, ethyl alcohol nas formulações”, explica Renata.

Aqui na Sallve, por enquanto, você vai encontrar esses integrantes da classe dos álcoois, que em geral estão na fórmula como emulsificantes, emolientes e conservantes, e não tem nada a ver com etanol. Anota aí:

  • Cetearyl Alcohol
  • Benzyl Alcohol
  • Cetyl Alcohol
  • Stearyl Alcohol
  • Myristyl Alcohol

Consultar um (a) dermatologista é sempre a opção mais correta e saudável para a sua pele, combinado? 😉

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a Sallve, a gente adora trocar experiências!

Voltar para o blog