A gente aposta que não é de hoje que você ouve falar na biotina, não é mesmo? Ela já está por aí tem um tempinho e é muito associada aos cuidados com os cabelos. Mas o que esse ativo pode realmente trazer de benefícios?
O que é a biotina?
A biotina é uma vitamina hidrossolúvel que é conhecida também por alguns outros nomes, como vitamina B7, vitamina H, coenzima R, entre outros. Ela é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo e pode ser encontrada naturalmente em alguns alimentos, como cereais, avelãs, gema de ovo, fígado, etc.
+ Xampu a seco: é bom pra todo mundo?
O que ela faz no corpo?
A biotina é necessária para várias funções do nosso corpo, como crescimento celular; para o metabolismo de carboidratos, gorduras e aminoácidos; aumentar a absorção de algumas vitaminas; ajudar na formação de células do sangue; fortalecer unhas e cabelos, a lista é realmente longa.
E dá para ter deficiência de biotina? Apesar de ser comum encontrar suplementos com biotina, a deficiência dessa vitamina é rara. Se você tiver uma dieta balanceada já consegue o suficiente para absorver o que a gente precisa diariamente.
+ Você sabe qual o seu tipo de cabelo?
Porém, a suplementação pode ser indicada por especialistas em determinados casos, além da deficiência, como má absorção intestinal, alopecia, psoríase, acne, entre outros.
Quais os benefícios nos cosméticos?
A biotina é muito usada nos cosméticos tópicos, principalmente na formulação de xampus, condicionadores, máscaras e tônicos capilares, devido aos seus benefícios conhecidos de deixar os fios mais fortes e maleáveis.
+ Lavar o cabelo com água quente faz mal para os fios?
E quais os principais benefícios?
- Tem propriedades hidratantes, podendo auxiliar na hidratação do couro cabeludo
- Dá brilho e maleabilidade para os fios
- Contribui para o crescimento de fios mais fortes e mais resistentes
- Ajuda na prevenção da queda dos fios
Referências
A Review of the Use of Biotin for Hair Loss