Uau! Frete grátis para todo Brasil 😱

Pausar a rotina de skincare para descansar a pele: tá certo?

Será que vale suspender sua rotina de skincare por um dia para descansar a pele?

pausar sua rotina de skincare descansa a pele? Foto: Coline Hasley/ Unsplash

Hoje em dia a gente vive essa rotina do detox, né? Suco disso para limpar o intestino, fórmula para fazer aquele detox no fígado... Com essa cultura tão forte, dá para imediatamente pensar que fazer uma pausa na nossa rotina de skincare pode descansar a pele. Entre as tantas perguntas que recebemos nas nossas redes sociais, esta foi uma delas.

Pausar o skincare por um dia para descansar a pele: rola?

A resposta é simples e direta: não! Antes de mais nada, a dermatologista Dra. Carla Vidal ressalta que a rotina de cuidados com a pele deve ser tratada como mais um hábito de higiene. "Você ficaria um dia sem escovar os dentes para descansá-los? É a mesma coisa", ela diz.

Suspender o skincare: é o contrário do que você imagina

Vale lembrar que nosso cuidado com a nossa pele é muito mais amplo do que imaginamos. Pense que todos os dias ela produz sebo, todos os dias ela fica em contato direto com a poluição do ar, sofre os efeitos do stress e daí por diante: "Nossa pele envelhece todos os dias. Esse envelhecimento cutâneo não vai parar se você suspender seus cuidados com a pele por 24 horas. Aliás, é o contrário: essa rotina de skincare não pode ser quebrada", alerta Dra. Carla Vidal.

"Por exemplo, quem tem melasma precisa usar um protetor contra luz visível diariamente", ela continua, frisando a importância de usar sabonete de limpeza, tônico e cremes hidratantes, firmadores/nutritivos todos os dias. Sua alternativa para quem quer pegar leve na rotina por um dia para beneficiar a pele? "Você não precisa usar ácidos todos os dias necessariamente", ela dá a dica.

Skincare é cuidado e higiene, e vai muito mais longe do que você imagina. Descansar sua pele é protegê-la do sol, limpá-la diariamente da poluição, bactérias e secreções e daí por diante.

Na dúvida, procure sempre um dermatologista.

vamos conversar?